O que acontece se uma Youtuber grande ficar sem postar vídeos por 1 ano
Essa youtuber ficou 1 ano sem postar absolutamente nenhum conteúdo, tanto no seu canal no Youtube, quanto no seu perfil do Instagram. E, o que aconteceu vai te surpreender.
Essa youtuber ficou 1 ano sem postar absolutamente nenhum conteúdo, tanto no seu canal no Youtube, quanto no seu perfil do Instagram. E, o que aconteceu vai te surpreender.
Eu vou te contar o que aconteceu com o canal e o Instagram dela. Também quanto ela faturou nesse período.
A Youtuber que ficou 1 ano sem postar no Instagram e Youtube
O nome dela é Vanessa Lau. Seu conteúdo é sobre negócios digitais com uma pegada mais pessoal, mostrando seu lifestyle e incentivando a galera a aproveitar a vida.
No início de 2023 ela resolveu se afastar das redes sociais por 1 ano porque estava estressada de tanto trabalhar e queria tirar um tempo para curtir a família, viajar e pensar melhor sobre como iria viver a vida.
O que aconteceu com o Instagram e o Facebook de Vanessa Lau?
Antes de parar de postar, seu canal no Youtube tinha 683 mil inscritos. E, quando ela voltou 703 mil inscritos. Ela conquistou 19.700 novos inscritos.
No Instagram a história foi outra, ela tinha 280 mil seguidores e caiu para 268 mil. Foi uma diferença de 13 mil seguidores a menos.
Essa diferença de resultado entre as plataformas aconteceu porque o comportamento das pessoas é diferente.
No Instagram, a pegada é mais pessoal. As pessoas são mais curiosas, gostam de acessar o perfil uma das outras para saber o que está acontecendo. Há uma preocupação maior com a lista de seguidores. Então, se inscrevem e desinscrevem com mais frequência.
No Youtube, muita gente nunca nem viu sua própria lista de canais inscritos. As pessoas apenas confiam que o Youtube mostrará a elas os vídeos que elas querem ver.
Funciona assim, quando a pessoa se inscreve em um canal, o Youtube mostrar os vídeos do canal para a pessoa com frequência. Porém, se a pessoa nunca assiste aos vídeos, então o Youtube passa a mostrar cada vez menos esses vídeos para essa pessoa.
Por isso que aqui no Youtube tem Youtubers com milhões de inscritos com poucas views em seus vídeos.
Às vezes a pessoa se inscreveu a 5 anos atrás e nem lembra mais que o canal existe, mas ele tá lá na lista dela.
– Tem algum canal aí na sua lista de inscrições que faz tempo que você não assiste nenhum vídeo? Deixe seu comentário no vídeo acima.
O que aconteceu com o engajamento de Vanessa Lau?
Assim que ela parou de postar, tanto no Youtube quanto no Instagram, imediatamente as visualizações de seus conteúdos começaram a cair.
O Youtube parou de mostrar seus vídeos na Home, porém alguns de seus vídeos ainda podiam ser encontrados através da busca, independente da data do vídeo. Então, devido a isso o canal não morreu, continuou tendo visualizações, likes e comentários. Tipo 10x menos, mas o canal continuou vivo.
Com menos visualizações, ela passou a ganhar menos com os anúncios. Já já eu vou te contar quanto ela ganhou.
No Instagram, seu perfil morreu. Praticamente ninguém acessou suas publicações, deu like ou comentou.
Quanto Vanessa Lau ganhou durante 1 ano sem postar?
Agora vamos pra parte que você quer saber, o quanto ela faturou. Mas, antes deixa seu like no vídeo acima para o Youtube entender que meu vídeo é bacana e mostrar para meus inscritos.
Seguinte, durante o período de 1 ano que ela ficou sem postar, ela faturou pouco mais de 100 mil dólares. Convertendo equivale a pouco mais de meio milhão de reais.
Como Vanessa Lau ganhou dinheiro sem trabalhar?
Basicamente ela tinha 3 fontes de renda passiva que a permitia ganhar dinheiro mesmo sem faze absolutamente nada:
1. Adsense. Onde ela faturou $ 17.805,45
2. Link de afiliado. Onde ela faturou $ 37.488,34
3. Infoproduto baratinho. Onde ela faturou $ 64.489,93
Se você quer saber mais detalhes de como ela ganhou essa grana, semana que vem vai sair um vídeo explicando especificamente sobre isso, então se inscreva no meu canal para não perder.
Assim que ela voltou a trabalhar, recebeu várias propostas de empresas querendo contratar seus serviços ou patrociná-la, porém ela não a maioria das propostas. Como ela disse: ela deixou muito dinheiro em cima da mesa.
Durante o período que ela ficou off das redes sociais, ela pensou muito e decidiu que não queria mais ter uma vida agitada como antes. Então, voltou a postar seus conteúdos de forma mais tranquila, sem estresses.
Confesso pra você que fiquei surpreso com o quanto ela ganhou durante o período que ficou sem postar. Eu imaginava que ela iria ganhar dinheiro sim, porque mesmo sem postar, seu canal no Youtube era grande e seus vídeos ainda tiveram visualização. Só que não imaginava que seria 6 dígitos.
Mas, o que acontece é que ela foi esperta em não depender apenas dos anúncios do Youtube. Como você pode ver, os anúncios foram o que menos deram dinheiro pra ela.
Pensa só, se convertermos essa grana em reais (500 mil reias) e dividirmos por 12, dá pouco mais de 41 mil reais por mês.
– Tá bom pra você faturar 40 mil reais por mês sem fazer absolutamente nada?
De fato, criar conteúdo pode dar muito dinheiro se soubermos fazer as coisas direitinho.
Diferenças entre Instagram e Youtube
Com esse período sabático da Vanessa Lau, conseguimos aprender que as pessoas se comportam de maneiras diferentes no Instagram e no Youtube.
No Instagram, as pessoas vão e vem com mais facilidade. Para manter um perfil ativo, é necessário estar mais presente, postando e interagindo com mais frequência.
No Youtube, as pessoas são mais difíceis de se desinscreverem do canal e os vídeos que são buscáveis continuam tendo visualizações. Isso faz com que o Youtube seja mais fácil de manter ativo, mesmo estando menos presente.
Conheço muitos canais que postam apenas 1 vez no mês que continuam crescendo todos os meses. Mas, não conheço nenhum perfil do Instagram que faz isso.
Eu acredito que se você quer crescer na internet, se tornar relevante, no Instagram pode ser mais fácil e rápido. Mas, no Youtube é mais sustentável.
– E aí? Qual dos aplicativos você prefere? Youtube ou Instagram? Comenta ali no vídeo!
Se você quer saber mais sobre como crescer no Youtube, então descubra o que falta para o seu canal crescer no Youtube.
Até o próximo conteúdo.