Beato Carlo Acutis, a VERDADEIRA história do futuro Santo
Vídeo completo sobre a vida do Beato Carlo Acutis, o futuro santo que foi beatificado e está sendo canonizado. Conhecido como o primeiro santo jovem que utilizou a internet para evangelizar e intercedeu por um milagre no Brasil.
Carlo Acutis, o influenciador de Deus. Ele é o primeiro beato e futuro santo que utiliza calça jeans e tênis. Conseguiu prever a própria morte, desvendou mistérios sobre a Eucaristia e intercedeu por incontáveis milagres os quais dois já foram reconhecidos pelo Vaticano. Um deles foi no Brasil.
Nesse conteúdo eu te contarei a história dele, expondo os momentos mais importantes. Espero que goste, pois o produzi com muito carinho para você. Se puder compartilhar para mais pessoas assistirem, eu ficaria imensamente feliz.
Beato Carlo Acutis, o influenciador de Deus
3 de maio de 1991 foi uma data especial que marcou a vida de muitas pessoas, incluindo Dona Antonia e Seu Andrea Acutis, pais de Carlo Acutis. Este, foi o dia que ele nasceu em Londres.
Duas semanas depois, na Igreja de “Nossa Senhora Das Dores”, recebeu o Sacramento do Batismo na presença dos seus avós paternos e maternos, da tia Adriana e da bisavó Adriana.
Seus pais são italianos e haviam se mudado para Londres a trabalho, não fazia muito tempo. Porém 4 meses após seu nascimento, decidiram que seria melhor cria-lo na Itália, então se mudaram para Milão (Itália).
Calo Acutis passou toda sua vida na Itália.
Estudou no jardim de infância Parco Pagani, em Milão. E, desde pequenininho demonstrava interesse em Deus, Jesus, Virgem Maria, Sacramento, entre outros assuntos religiosos.
Seus pais não sabiam responder a maioria de suas perguntas porque não eram religiosos. Eles não iam a missa. Então, começaram a estudar sobre teologia para conseguir ensinar a garoto.
Carlo Acutis frequentemente pedia aos seus pais e a Rajesh Mohur (empregado da família) para levá-lo a conhecer novas igrejas, e eles levavam.
Ele dizia “Essere sempre unito a Gesù, questo è il mio programma di vita” que significa “Estar sempre unido a Jesus, este é o meu plano de vida”.
Carlo Acutis ia a missa e comungava todos os dias
Aos 6 anos, começou a estudar na escola primária no Instituto SanCarlo. Depois de três meses, mudou para o Instituto Tommaseo gerenciado pelas Irmãs Marcelinas.
Nessa época ele já tinha um considerável conhecimento sobre teologia e queria muito poder comungar, então pediu permissão a seus pais para fazer a primeira comunhão.
Em outras palavras, Carlo Acutis queria poder comungar, ou seja, participar do Santíssimo Sacramento onde ingerimos a hóstia e o vinho que são o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Isso é a eucaristia.
Ele foi liberado pela igreja e com 7 anos recebeu a Primeira Comunhão no convento das Irmãs Romitas de Santo Ambrósio em Perego (Itália).
Carlo Acutis estava adiantado uns 3 anos.
A partir desse dia passou a ir na missa e rezar o rosário todos os dias. Ele amava profundamente ir à missa e receber Jesus através da eucaristia.
Ele acreditava que quem celebra a eucaristia todos os dias, vai direto ao paraíso. Ele dizia: “L’Eucaristia è la sua autostrada per il Cielo”. Que significa: “A eucaristia é sua estrada para o céu”.
Segundo ele, a eucaristia deixa as pessoas mais corajosas, fortes e resistentes para opor-se aos pecados do mundo. Também alimenta o desejo de estar constantemente na presença de Jesus.
Isso era tão importante pra ele que quando ele estava na escola fazendo um trabalho com os colegas de classe ou na casa de um amigo jogando vídeo game e dava a hora dele ir a missa ou rezar o rosário, ele abandonava o que estava fazendo e ia embora.
Acredite ou não, ele fez isso até o último dia de sua vida.
Ele se confessava 1x na semana. Ele dizia que “Para o balão subir precisa descarregar peso, também a alma para subir ao céu precisa livrar-se dos pequenos pesos que são os pecados veniais.” Então, ele conseguia descarregar seus pecados através da confissão.
Carlo Acutis foi uma criança alegre e feliz
Com 12 anos de idade, Carlo Acutis foi crismado, na paróquia “Santa Maria Segreta” que ficava próxima de onde ele morava. E, passou a dar aula de catequese as crianças voluntariamente, nessa mesma paróquia.
O fato de ele ser extremamente religioso faz com que muitos pensem que ele era um menino quieto, introspectivo, que não se divertia muito e só ficava lendo a bíblia. Mas, não tem nada a ver. Ele fazia tudo que qualquer outro menino da idade dele fazia.
Jogava vídeo game, ouvia música, tocava saxofone, futebol com os amigos, assistia filmes, fazia vídeos de seus animais de estimação, soltava pipa e tudo mais.
Ele era um menino muito alegre e feliz. Segundo ele “La felicità è lo sguardo rivolto verso Dio. La tristezza è lo sguardo rivolto verso se stessi” que significa “A felicidade é olhar para Deus. A tristeza é olhar para si mesmo”.
Uma coisa que ele adorava fazer era usar o computador, tirar fotos e gravar vídeos. Esse detalhe é muito importante sobre a história dele, eu vou explicar o porquê Já já.
Se eu você está gostando do vídeo, deixa seu like no vídeo acima.
Carlo Acutis era muito bondoso e generoso
Aos 13 anos, começou o ensino médio no Instituto “Leão XIII” gerenciado pelos Jesuítas, em Milão (Itália).
Obs: de maneira resumida, jesuítas são padres, só que ao invés de trabalharem na igreja e rezarem a missa, eles trabalham nas escolas e educam as pessoas.
Segundo seus amigos, colegas de classe e professores, ele era um bom aluno, inteligente, tirava boas notas e todos gostavam dele porque era um menino bondoso e generoso.
Por exemplo, um amigo dele de infância, este que está aparecendo aí, contou que uma vez foram comprar sorvete e enquanto estavam voltando embora e Carlo Acutis percebeu que deram 20 centavos a mais de troco. Então, voltou para devolver pois os 20 centavos não pertenciam a ele, mas sim a sorveteria.
Apesar de sua família ter uma boa condição financeira, ele vivia de maneira simples, era muito justo e não se impostava com luxos.
Quando seus pais davam a ele dinheiro, ele juntava e muitas vezes ao invés de comprar brinquedos, que é o que uma criança na idade dele faria, ele comprava sacos de dormir, cobertores ou comida para dar aos moradores de rua.
Ele amava as pessoas. Às vezes ele fazia amizade com um morador de rua e quando chegava em casa insistia para sua mãe fazer mais comida com objetivo de servir ao morador de rua.
Quando alguém chamava um morador de rua de mendigo, ele não gostava. Dizia que ele tinha nome e que somos todos iguais.
Carlo Acutis era devoto da Virgem Maria
Às vezes ele fazia penitências, para salvar a alma dos pecadores, deixando de comer seus alimentos preferidos: macarrão, pizza, Nutella, sorvete e também Coca-Cola.
Ele era devoto da Virgem Maria. Inclusive, uma vez ele disse: “Maria é a única mulher da minha vida”.
“Ciò che veramente ci renderà belli agli occhi di Dio sarà solo il modo in cui lo avremo amato e come avremo amato i nostri fratelli” que significa “O que nos tornará verdadeiramente belos aos olhos de Deus é a maneira como o amamos e como amamos nossos irmãos”.
Carlo Acutis era apaixonado por tecnologia
Carlo Acutis era apaixonado por tecnologia, sabia editar vídeos e criar websites. Era curioso e gostava de estudar sobre, tanto é que seu conhecimento nesse assunto era bastante avançado para sua idade.
Obs: eu posso te provar por mim mesmo. Eu sempre me interessei por informática e quando era criança adorava mexer na internet. Hoje, eu sou formado como Analista de Sistemas, sei desenvolver sites e tudo mais. Só que quando tinha mais ou menos 13 anos, não tinha nem noção de como fazer essas coisas. Eu só queria saber de jogar Campo minado, Snake, DOOM, Quake e essas coisas.
Ele percebeu que muitos jovens da idade dele iam na catequese, faziam a primeira comunhão, mas depois não iam a missa.
Ele ficava chateado em saber que as pessoas pagavam caro e faziam filas para ver um show de Rock ou um jogo de futebol, mas não iam a missa que era de graça.
Foi então que teve a ideia de compartilhar conteúdo na internet a fim de evangelizar as pessoas.
Desenvolveu um site e começou a apresentar lá os episódios, os prodígios, os sinais, os milagres que o Senhor fez ao longo dos séculos. E, junto a isso demonstrava que o mesmo Senhor que fez esses milagres está presente eucaristia verdadeiramente, realmente, em sua presença viva.
As pessoas muitas vezes querem receber uma graça, choram, rezam em casa, fazem promessas entre várias outras coisas. Mas, não vão na missa porque se esquecem que Jesus, que é Deus, capaz de realizar milagres, está presente na eucaristia.
Carlo Acutis dizia que temos muito mais sorte que aqueles que viveram há 2 mil anos, com Jesus Cristo. Porque apesar de eles viverem no tempo de Jesus, para poder vê-lo, estavam condicionados pelo espaço e tempo. E, também não era fácil se aproximar de Jesus porque ele estava sempre rodeado pela multidão. Já, nós é só ir à igreja para termos contato com ele.
Ele estudava na internet, lia livros, visitava bibliotecas e viajava. Tudo para identificar os milagres eucarísticos e cataloga-los no site.
Ao todo ele catalogou mais de 130 milagres, ocorridos ao longo dos últimos 2 mil anos.
Essa foi a maneira que ele encontrou de evangelizar. E, deu certo porque igrejas de vários lugares do mundo expuseram o seu trabalho: Buenos Aires (Argentina), Amsterdã (Holanda), Paris (França), Valência (Espanha), entre outros.
Há incontáveis relatos de pessoas que viram sua exposição, tanto nas igrejas quanto na internet, e então entenderam a real importância da eucaristia.
Ele conseguiu unir duas paixões: Deus e informática.
Vamos ser sinceros, boa parte das pessoas só quer saber de usar a internet para passar o tempo, fuxicar a vida dos outros, ganhar dinheiro enganando pessoas, inflar o próprio ego postando fotos sensuais, ver pornografia e por aí vai.
Carlo Acutis não tinha interesse em nada dessas coisas. Ele simplesmente usava a internet para compartilhar conhecimento com objetivo de aproximar as pessoas de Deus.
É exatamente por isso que Carlo Acutis está ficando cada vez mais conhecido como o padroeiro da internet ou o santo influenciador ou o influenciador de Deus.
Eu me identifiquei muito com ele porque o que ele fazia tem tudo a ver com o conteúdo do meu canal.
Se você gosta de vídeos assim, te convido a se inscrever no meu canal para ter acesso aos próximos vídeos.
A título de curiosidade: Carlo Acutis era um menino alto. Aos 15 anos ele media 1,82m.
Carlo Acutis faleceu aos 15 anos
Em 2 de outubro de 2006, Carlo Acutis adoeceu. Era uma segunda-feira.
Sua família pensou que era uma simples gripe, pois vários colegas de Carlo Acutis estavam gripados. Porém, domingo seus pais descartaram essa possibilidade pois ele começou a sangrar. Então, imediatamente o levaram a clínica “De Marchi” (em Milão Itália) para descobrirem o que ele tinha.
Ele foi diagnosticado com “Leucemia Fulminante tipo M3”. Uma doença extremamente forte que para ser curada precisa ser detectada já nos primeiros dias, porque depois que evolui causa hemorragias que podem provocar a morte em apenas alguns dias. Na época, essa doença era praticamente impossível de ser curada, a não ser por milagre.
Antes de receberem o diagnóstico e saberem o que ele tinha, Carlo Acutis disse a seguinte frase “Ofereço ao Senhor meus sofrimentos que terei de sofrer pelo Papa e pela Igreja, para não passar pelo purgatório e ir direto ao céu”.
Seus pais ouvindo-o falar isso ficaram assustados pois se tocaram que ele já sabia que iria sofrer muito e falecer em breve.
O fato é: ele sabia que iria morrer, inclusive gravou um vídeo alguns meses antes falando exatamente isso. Você pode ver a gravação no final do vídeo.
Na segunda feira ele já estava sendo internado no hospital “San Gerardo” em Monza (na Itália).
Logo que ele entrou no hospital, disse a sua mãe que não sairia mais dali.
Na terça, não havendo melhora alguma, ele pediu para receber os sacramentos da unção dos enfermos e a comunhão.
Na quarta, os médicos conversaram com ele para saber como ele estava se sentindo. Sabiam que ele estava sentindo muita dor e sofrendo muito. Mas, ele respondeu: “existem pessoas que sofrem muito mais que eu”.
Alguns momentos depois, às 17h, ele sofreu uma forte hemorragia, seu cérebro parou de funcionar e os médicos o declararam com morte cerebral.
Podemos dizer que ele pensou mais nos outros do que nele próprio até o último momento de sua vida.
Na quinta dia 12 às 6h45, seu coração parou de bater.
Ele faleceu no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.
Foi tudo muito rápido. Ele tinha apenas 15 anos.
Funeral e enterro de Calo Acutis
Seu funeral foi no sábado na paróquia perto de onde morava, a mesma onde ele frequentava a missa com mais frequência e dava catequese. Deu tanta, mas tanta gente que muitos tiveram que acompanhar a cerimônia do lado de fora.
Sua família ficou surpresa com o tanto de gente. Não entendiam como ele podia ser tão conhecido.
O que acontece é que boa parte da multidão, eram as pessoas que ele próprio ajudou ao longo da vida e se tornaram seus amigos. A maioria dessas pessoas que ele ajudou, não contou aos seus pais.
“Il vero discepolo di Gesù Cristo è colui che in ogni cosa cerca di imitarlo e di fare la volontà di Dio” que significa “O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é aquele que em tudo procura imitá-lo e fazer a vontade de Deus”.
Carlo Acutis foi enterrado no cemitério de “Ternengo” e depois de 3 meses foi transferido para o cemitério de Assis. Isso aconteceu porque alguns meses antes de morrer, ele disse que quando morresse queria ser enterrado em Assis, isso porque era o lugar favorito dele no mundo, não devido a cidade, mas sim ao santo que vivia lá: São Francisco. Por isso “São Francisco de Assis”.
Seus pais disseram que ficaram completamente perdidos com seu falecimento, sem entender o porquê um menino tão bondoso faleceu de uma doença tão grave, como se a vida fosse uma loteria. Depois entenderam que a morte não é o final, mas sim o início de uma nova vida. E, a partida de seu filho fazia parte de um projeto de amor por trás de tudo isso.
Beatificação de Carlo Acutis e milagres
O primeiro milagre de Carlo Acutis aconteceu aqui no Brasil, no Mato Grosso Do Sul. Um menino chamado Matheus, de 3 anos, que tinha sido desacreditado pelos médicos, foi curado.
Ele sofria muito devido a uma má formação no pâncreas. Vomitava tudo que comia e frequentemente ia ao hospital. Estava bastante magro, fraco e abatido.
A família desesperada fez uma novena pedindo a Carlo Acutis que o curasse e levaram o menino à missa do dia 12 de outubro. Era missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
O padre estava celebrando essa missa utilizando uma relíquia de Carlo Acutis para abençoar os fiéis. Se tratava de um pedaço de sua roupa com sangue.
O avô se aproximou com menino para receber a benção e nesse momento o menino tocou na relíquia de Carlo Acutis e pediu para nunca mais vomitar.
Daquele momento em diante, ele nunca mais vomitou e voltou a comer normalmente.
Algum tempo depois refizeram os exames e os médicos constataram que o menino não tinha mais nenhuma má formação no pâncreas, o que era cientificamente impossível.
O Vaticano começou a investigar o milagre, colhendo provas sobre o menino.
Em 2019 o corpo de Carlo Acutis foi exumado e transladado, ou seja, retirado do cemitério e transportado, ao “Santuário De Despojamento” (em Assis, na Itália).
Seu corpo ainda está lá, descansando em um monumento sepulcral. Como você pode ver, seu corpo está em bom estado de conservação. O Vaticano afirma que foi “recomposto”, mas não detalha o processo.
Ele está vestindo exatamente o tipo de roupa que ele gostava de vestir no dia a dia, jaqueta, calça jeans e tênis da Nike.
Hoje, milhares de fiéis o visitam para prestar homenagem e pedir bençãos. Muitos são jovens.
Em 2020 o Papa Francisco confirmou que realmente o milagre do menino que ocorreu no Brasil foi devido a interseção de Carlo Acutis e então ele foi beatificado pelo Vaticano.
Houveram outros milagres que dizem ter acontecido devido interseção dele, inclusive no Brasil, mas esse foi o primeiro a ser confirmado pelo Papa, por isso se tornou o mais conhecido.
Obs: funciona assim. A pessoa morre, então pode ir para o purgatório, céu ou inferno. Se ela vai direto para o céu, existe a possibilidade de ela interceder por nós diante de Deus. Seria como se ela ouvisse as nossas preces e pedisse a Deus para nos ajudar com milagres.
Quando o primeiro milagre acontece devido a interseção da pessoa, o Vaticano investiga para ter certeza e quando consegue comprovar, a pessoa é beatificada e ganha o título de “beata”. E, quando consegue comprovar o segundo milagre a pessoa é canonizada e ganha o título de “santa”.
A pessoa que é beata, é mais conhecida a nível regional. A santa, a nível nacional. Existem vários outros detalhes nesse processo, é claro, mas de maneira resumida é isso.
Canonização de Carlo Acutis
No dia 23 de maio de 2024 o Papa reconheceu outro milagre com interseção de Carlo Acutis, então agora ele está sendo canonizado. Este processo pode levar décadas, mas no caso dele, por ser da nossa época é mais rápido e tem previsão de ser concluído em 2025.
Ao ser concluído ele será o Santo Carlo Acutis.
Vídeo de Carlo Acutis
2 meses após o falecimento de Carlo Acuti, sua mãe encontrou em seu computador um vídeo que ele havia gravado 2 meses antes de falecer, você consegue ver a gravação no final do vídeo.