Como deixar de ter um canal pequeno no Youtube para sempre
Faça o algoritmo aumentar o alcance dos seus vídeos para que seu canal no Youtube cresça e deixe de ser pequeno de uma vez por todas.
Se você tem canal pequeno, você tem 2 caminhos a seguir: 1. Continuar fazendo o que faz, tendo um canal escondido, que quase ninguém sabe que existe, pra sempre; 2. Fazer algumas coisas específicas para deixar de ser pequeno de uma vez por todas. Vou te explicar quais são essas coisas através de 4 dicas.
Canais pequenos não performam igual canais grandes
De 2 meses pra cá eu estou me disponibilizando a conversar com os inscritos do meu canal, de forma individual (por chamada de vídeo).
Percebi que eles gostam e assistir vídeos sobre como crescer no Youtube, de canais grandes. Só que, eles não conseguem ter o mesmo resultado que esses canais tem mesmo fazendo o que eles ensinam.
Isso acontece porque canais pequenos não performam igual canais grandes, mesmo que façam exatamente a mesma coisa.
Isso quer dizer que: se você segue dicas de Youtubers grandes, as chances são que eles estão te ensinando o que funciona pra eles, porém podem não funcionar pra você.
Eu vou te dar um exemplo: canais grandes quando publicam um vídeo, o algoritmo já sabe quem é o público, então entrega o vídeo para as pessoas certas (que assistem o vídeo). Com isso o vídeo performa bem (tem taxa de clique e retenção altas) por longos períodos, fazendo com que o alcance continue sempre alto.
No gráfico é possível ver que o alcance está sempre subindo.
Por outro lado, canais pequenos não conseguem performar bem, tendo o alcance cortado. Mesmo que consigam performar bem no início, depois de algumas semanas o vídeo começa a performar mal e o alcance despenca.
No gráfico dá pra ver que o alcance é quase nulo.
– Como estão os alcances dos seus vídeos? Diga nos comentários do vídeo pra gente saber. Seus vídeos continuam pegando um bom alcance ou o alcance geralmente costuma cair?
Quando o alcance cai é porque o vídeo não está performando bem e isso pode acontecer por 2 motivos:
1. O algoritmo não está conseguindo entregar seu vídeo para o seu público, ou seja, para pessoas que dão valor no seu conteúdo e que queiram assisti-lo.
2. O vídeo não é bom. Nesse caso o algoritmo não conseguirá fazer milagre.
Eu darei mais exemplos ao longo do vídeo! Se o que eu estou explicando, está fazendo sentido pra você, deixa seu like no vídeo acima.
O algoritmo do Youtube prioriza canais grandes
A cada dia surgem novos criadores de conteúdo no Youtube e o número de vídeos está aumentando. A concorrência está cada vez maior, em todos os nichos.
– Quando há muita concorrência por um assunto, você acha que o Youtube prioriza entregar os vídeos de canais grandes ou pequenos?
R: grandes, é claro.
Ele tem mais informações sobre esses canais e prefere entregar um vídeo de um canal que conhece bem do que um canal que mal conhece, porque o vídeo tem mais chances de performar bem. É mais seguro para ele.
Isso não é um preconceito da parte dele, mas sim uma precaução. Canais grandes tem mais conteúdos comprovados.
– Então, o que nós podemos fazer para o Youtube entregar mais seus vídeos para que você deixe de ter um canal pequeno para sempre?
Dica 01: forneça mais dados ao Youtube
A primeira dica para você deixar de ter um canal pequeno para sempre é: forneça mais dados ao Youtube sobre o seu canal.
– Sobre o que é o seu canal? Qual é o tema principal? Qual é o seu nicho?
Publique mais vídeos sobre isso. Por exemplo: quando você tiver uma ideia de vídeo. Ao invés de fazer 1 vídeo só com essa ideia, faça dois.
Quando você for responder um comentário. Ao invés de responder de maneira simples, puxe um papo com a pessoa. Fale mais sobre o assunto do vídeo.
Quando você publicar um novo vídeo, vai lá na aba “Comunidade” e diga para as pessoas. Aproveite e use mais a aba “Comunidade”.
Você também pode publicar mais Shorts e fazer Lives. Não importa se essas coisas vão te dar visualização. O que importa é gerar mais dados ao Youtube para ele entenda melhor o seu canal e consiga mostrar mais seus vídeos para o seu público.
Eu já expliquei como é possível você obrigar o algoritmo a mostrar seus vídeos para as pessoas. Recomendo que veja porque se você entender o que eu explico lá certamente a sua maneira de pensar em relação ao algoritmo vai mudar o que ajudará você a saber o que precisa fazer para o algoritmo entregar mais seus vídeos.
Até 3 mil inscritos eu tive que batalhar muito para conseguir cada inscrito. Tinha dia que vinha 5, tinha dia que não vinha nenhum. Mas, conforme eu fui publicando mais vídeos, interagindo mais com as pessoas e gerando mais dados ao Youtube, ele foi entendendo melhor sobre o meu canal. Agora eu estou conseguindo em média 50 inscritos por dia.
É claro que eu continuarei me dedicando aqui. Daqui alguns meses serão 200 inscritos por dia, depois 1.000. Quero muito ultrapassar 100 mil inscritos e conquistar a plaquinha do Youtube. Inclusive, se você ainda não está inscrito no meu canal, se inscreva. Dessa forma você terá acesso aos próximos vídeos, além de me ajudar a fazer meu canal crescer.
Dica 02: tenha foco
A segunda dica para você deixar de ter um canal pequeno para sempre é: tenha foco.
Foco é importantíssimo para não gerar informações discrepantes ao Youtube o que confunde o algoritmo e também sua audiência.
Essa é uma das maiores dificuldades que os youtubers têm, porque eles querem fazer vídeos totalmente diferentes para ver qual performa melhor.
Não estou dizendo que você precisa ser nichado. Estou dizendo que você precisa ser focado.
Por exemplo: se no seu canal você dá dicas de maquiagem, em um cenário clarinho, fala baixo e tranquilo. Não faz sentido você publicar um vídeo na academia, falando alto e dando dicas de treino.
Se seus vídeos tem uma pegada investigativa, tipo jornal da TV, onde sua voz é mais dramática. Não faz sentido você postar vídeos do seu cachorrinho fofinho.
São assuntos diferentes com sentimentos diferentes para públicos diferentes. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Não é legal misturar.
O que pode te ajudar a identificar se o vídeo é legal de ser postado ou não é pensar:
– As pessoas que vão querer assistir a esse vídeo que eu vou postar também vão querer assistir aos vídeos que eu já postei?
R: se a resposta for não, então isso é um alerta de que você está saindo do foco. Cuidado!
Dica 03: gere mais empatia
Canais pequenos tem menos moral com as pessoas do que canais grandes. Isso é um fato!
Vou te dar alguns exemplos:
1. A pessoa vê seu vídeo, se interessa pelo assunto. Mas, repara que teve poucas visualizações e nem abre para assistir.
2. A pessoa as vezes assiste seu vídeo, adora, mas quando vai clicar para se inscrever percebe que você tem poucos inscritos, então não se inscreve.
3. A pessoa sente vontade de comentar, talvez te fazer um elogio ou tirar uma dúvida com você nos comentários, mas percebe que ninguém comentou, então não comenta.
4. A pessoa gosta das dicas que você deu no vídeo, mas ao perceber que seu vídeo tem poucos likes passa a desconfiar se o que você disse realmente está certo.
– Você sente que essas coisas acontecem com você ou não?
Claro que acontecem! Você ache isso justo ou não, é assim que as coisas são. Infelizmente as pessoas têm um certo preconceito com canais pequenos.
Às vezes você é uma pessoa inteligentíssima, fala super bem e seu conteúdo é top. Só que, por ter canal pequeno, as pessoas não te levam muito a sério.
Obs: falarei mais sobre isso no conteúdo da semana que vem onde explicarei sobre o porquê é muito mais difícil ter visualizações em canais pequenos do que grandes.
Então, a terceira dica para você deixar de ter um canal pequeno para sempre é: gere empatia.
Você consegue compensar essa falta de credibilidade que você tem devido ao fato do seu canal ser pequeno gerando empatia nas pessoas que te assistem. Dando mais atenção a elas: respondendo os comentários de maneira mais humana, demonstrando no vídeo que realmente se preocupa em ajudar, se disponibilizando a conversar com ela pelo WhatsApp, etc.
Se a pessoa que te assiste simpatizar com você, não vai importar se o seu canal é grande ou pequeno. Se ela sentir vontade de curtir, comentar ou se inscrever, ela vai fazer isso.
Às vezes ter canal pequeno faz com que seja mais fácil você conseguir gerar empatia nas pessoas porque as pessoas se sentem mais próximas de você e também porque é mais fácil você conseguir dar atenção a todos.
Aproveite que o seu canal é pequeno para dar uma atenção especial aos seus inscritos. Responder a todos, fazer comentários mais profundos, produzir vídeos específicos a pedido dos inscritos.
Eu por exemplo me dedico a analisar o canal dos meus inscritos. Eu acesso o canal da pessoa, assisto aos últimos vídeos e dou um feedback dizendo a minha opinião sobre o que pode ser feito para melhorar. Faço isso porque realmente quero ajudar, quero que meus inscritos cresçam junto comigo. Caso você queira que eu analise seu canal, entre em contato. Aproveite que eu ainda estou dando conta de fazer isso porque o meu canal está crescendo e em breve não conseguirei mais dar atenção individual aos meus inscritos.
Dica 04: seja o maior especialista no tema do seu canal
– Você já reparou que quando você pesquisa sobre um assunto, começam a aparecer mais vídeos sobre esse assunto pra você? E, se você continuar pesquisando, vão aparecendo mais vídeos, inclusive de canais pequenos e com pouquíssimas visualizações?
Isso realmente acontece. E, essa é uma excelente chance do seu vídeo aparecer para pessoas que são muito interessadas no tema do seu canal.
Ao aparecer pra essas pessoas, se o seu vídeo realmente for bom, então as chances são que a pessoa virará sua fã porque você estará entregando a ela exatamente o que ela está procurando.
Você estará a ajudando a resolver uma necessidade que ela tem.
Você consegue fazer isso dizendo o que os outros não dizem. Explicando melhor. Sendo mais didático. Entregando mais detalhes. Indo além.
Essa é a quarta dica para você deixar de ter um canal pequeno para sempre: seja o maior especialista no tema do seu canal.
A pessoa tem que assistir seu vídeo e pensar “uau”.
Você consegue identificar que seu conteúdo está gerando “uau” nas pessoas, quando elas elogiam você ou o seu conteúdo nos comentários.
– Você já recebeu comentários de elogios?
Se você for agora for ali nos comentários do vídeo e me dizer a sua opinião sincera sobre o que achou desse conteúdo, eu ficarei muito feliz em saber.
Foi um prazer ter você por aqui. Até o próximo contéudo. Fica com Deus.