Como ela conseguiu 100 mil inscritos em 3 meses?

Como Ruri Ohama conseguiu 100 mil inscritos em 3 meses

Aprenda as 10 principais lições que Ruri Ohama precisou aprender p/ viralizar seus vídeos e seu canal no Youtube crescer mais de 100 mil inscritos em menos de 3 meses.

Ruri Ohama

Hoje, seus vídeos no Youtube facilmente ultrapassam 200 mil visualizações. Seu canal cresce todos os dias de forma constante. E, ela fatura com o Youtube cerca de 20 a 30 mil dólares por mês.

Só que nem sempre foi assim. Ela começou no Youtube em 2016 e já teve 4 canais que não deram certo. Ela precisou quebrar muito cabeça, para só depois de 6 anos começar a ter visualizações em seus vídeos.

Detalhe: alguns de seus vídeos tinham tão poucas visualizações que ela sentia vergonha e os colocava como “não listado” para ninguém ver que ela estava fracassando.

Mas, tudo mudou de 2 anos pra cá, quando ela entendeu exatamente como produzir conteúdo que as pessoas queriam assistir. Então, seus vídeos começaram a viralizar e seu canal cresceu rapidamente, chegando a conquistar 100 mil inscritos em menos de 3 meses.

Eu achei a história dela muito interessante porque ela não é como esses Youtubers que ficando ensinando a crescer no Youtube se gabando por terem crescido rapidamente. Pelo contrário, ela levou 6 anos para só então começar a crescer. E, ela não esconde isso.

200 mil visualizações nos vídeos do Youtube

10 lições para crescer no Youtube

Eu assisti vários de seus vídeos, inclusive os mais antigos que estão públicos. Então, reuni aqui para você 10 lições que Ruri Ohama precisou aprender para seu canal crescer no Youtube.

Lição 01 para crescer no Youtube: no Youtube o conteúdo é mais profundo.

Segundo Ruri Ohama, é diferente produzir conteúdo para o Youtube e para outras plataformas, como por exemplo: Instagram, Tiktok e Facebook.

Nas outras plataformas, uma boa aparência já pode ser o suficiente para conquistar muitos seguidores e ter muitas visualizações. O conteúdo costuma ser mais superficial.

No Youtube a história é outra. As pessoas preferem um conteúdo mais profundo, que gere mais valor.

Lição 02 para crescer no Youtube: aparência ajuda, mas não é tudo

Aparência que eu digo é tanto a nossa aparência, quanto a aparência do nosso vídeo: a qualidade da filmagem, a iluminação, o cenário.

O ser humano leva em consideração o que está vendo para julgar se gosta, se é confiável, se é bom ou não. Então, se sua aparência for bacana, haverá mais chances de gerar na pessoa empatia, transmitir confiança, credibilidade, autoridade. A pessoa tem mais chances de permanecer no seu vídeo.

Mesmo conscientemente a pessoa não esteja reparando, o inconsciente dela está.

Você não precisa ser uma pessoa bonitona, sarada, estilosa. Também não precisa ter um cenário cheio de coisas caras. Mas, precisa fazer com que a aparência de seus vídeos faça sentido com o seu conteúdo.

Existem milhares de pessoas criando conteúdo no Youtube. Seu conteúdo precisa ser visivelmente atraente para conseguir se destacar em relação a eles.

Ruri Ohama diz que é interessante você se alimentar bem, praticar exercícios físicos e cuidar de sua saúde. Se você olhar os vídeos dela, verá que ela está sempre bem arrumada, com fundos diferentes, tudo muito bem organizadinho.

Cenários Youtuber Ruri Ohama

Espero que meus vídeos também estejam passando uma boa impressão também.

Lição 03 para crescer no Youtube: Tenha uma identidade

Você possui atributos que reunidos te fazem único. Não existe nenhum outro Youtuber com exatamente os mesmos atributos que você. E, isso é uma vantagem que você tem em relação a eles. Como a Ruri Ohama diz que é sua “vantagem injusta”.

Seu jeito de falar, seus sonhos, suas dificuldades, habilidades, conhecimentos, experiências, história.

– O que você tem que ninguém tem? O que você faz que ninguém faz? Qual é a sua característica mais marcante?

R: é importante responder essas perguntas para você conseguir identificar se você dá certo como Youtuber.

Não tenha dúvida de que sua identidade aqui no Youtube é importante para o sucesso do seu canal, porém, não é por isso que as pessoas abrem seus vídeos. Existem outra coisa ainda mais importante, que é o conteúdo.

Lição 04 para crescer no Youtube:  Conteúdo é rei no Youtube

As pessoas abrem seu vídeo, porquê querem ter acesso ao seu conteúdo.

Se você entregar no seu vídeo um conteúdo que as pessoas queiram assistir. Então, você estará gerando valor a elas e elas permanecerão assistindo.

Se você gosta de conteúdos assim como esse, onde eu estudo e trago para você um conteúdo mais rápido e prático, então deixa seu like nesse vídeo. Dessa forma eu consigo ver aqui que as pessoas gostaram e produzo mais vídeos assim.

O fato é: as pessoas não abrem o vídeo para te ver, principalmente se você é desconhecido e seu canal é pequeno.

Fazer vlogs, falando sobre sua vida. Não é uma boa ideia, a não ser que você seja extremamente fora da curva possuindo uma personalidade diferente ou muito marcante.

Saber gerar valor e a hora certa de falar sobre você é muito importante que. Existe um verdade que todo Youtuber deveria saber sobre esse assunto.

Ruri Ohama postava muitos vlogs, que não tinham visualizações. Alguns não chegaram a 100 e isso a fazia sentir vergonha e ela colocava o vídeo como “não listados”.

Vídeo não listado no Youtube

Eu também passo por isso. Eu estudo muito sobre o Youtube, mas ainda sim alguns de meus vídeos não pegam visualização. Tem vídeo que achamos que vai viralizar, mas quando olhamos os relatórios percebemos que o Youtube não consegue encontrar o público do vídeo. E, isso geralmente acontece quando o vídeo é um vídeo que ninguém quer assistir, ou seja, não tem público.

Ela testou fazer alguns vídeos diferentes, ensinando as pessoas sobre a cultura dela e compartilhando suas experiências. Ela é meio japonesa (sua mãe) e meio turca (seu pai). Cresceu um pouco aqui e um pouco ali.

Para sua surpresa, esses vídeos tiveram mais visualização. Então, ela se tocou que era isso que as pessoas queriam e passou produzir mais desses vídeos.

Lição 05 para crescer no Youtube:  seja autêntico

O fato de ela ser meio turca e meio Japonesa dava a ela autoridade para falar sobre as duas culturas, então ela contava suas experiências sem medo, sem copiar o conteúdo de ninguém e sem tentar parecer quem ela não era.

Ela estava sendo autêntica.

Depois que seus vídeos começaram a ter mais visualizações, ela recebia mais comentários de pessoas agradecendo e contando suas próprias experiências. Uma comunidade começou a ser criada ali.

Vale a pena ser quem de fato você é e entregar o melhor que você pode nas condições que você tem. Conforme você vai crescendo, vai aprendendo, adquirindo mais experiência, tendo melhores resultados e vai entregando mais.

Por exemplo: a pessoa que é gordinha e quer falar sobre saúde. Ao invés de ensinar as pessoas a emagrecer, é interessante compartilhar as experiências enquanto emagrece, tipo “vamos emagrecer juntos”. Dessa forma soa mais autêntico.

Olha só o meu canal por exemplo. A proposta aqui não é eu ensinar você a crescer, porque eu não sou grande, não tenho essa autoridade. A minha proposta é crescermos juntos. Se o título desse vídeo fosse “como eu consegui 100 mil inscritos em 1 mês”, aí então eu não estaria sendo autêntico.

Eu me dedico a fazer o melhor conteúdo que posso no tempo que tenho. Porém, não adianta produzirmos o melhor vídeo do mundo se, ninguém sentir vontade de assisti-lo. O que nos leva a próxima lição.

Lição 06 para crescer no Youtube: chame a atenção

O primeiro passo é criar uma boa apresentação, ou seja: o título, a thumb e as vezes a descrição do seu vídeo. O conteúdo não pode ficar escondido atrás de uma apresentação ruim, senão mesmo que o conteúdo seja sensacional, as pessoas não vão assisti-lo.

O segundo passo é criar uma boa introdução, para gerar na pessoa vontade de querer assistir o vídeo todo. Ruri Ohama chama a introdução de “hook”.

A pessoa que entra no seu vídeo precisa se sentir envolvida. Para fazer isso, entregue na introdução, o que a apresentação do vídeo prometeu e vá além aumentando a expectativa da pessoa. Não perca tempo fazendo introduções desnecessárias, falando sobre seu canal ou pedindo curtida.

Acompanha minha linha de raciocínio. Você acessou esse conteúdo porque algo chamou sua atenção. Então, continuou lendo porque eu compartilhei com você informações que faziam sentido pra você.

Às vezes você nem simpatizou muito comigo (e se você viu o vídeo, talvez não tenha gostado do meu cenário). Porém, você sabe que eu ainda posso ter algo interessante a dizer que pode te ajudar.

Se eu continuar te entregando um bom conteúdo, você vai continuar lendo. E, é claro que eu não vou te decepcionar, porque eu quero que você chegue até o final do conteúdo com a sensação de que valeu a pena ter vindo aqui.

Lição 07 para crescer no Youtube: a qualidade é mais importante que a quantidade

As pessoas que estão no Youtube querem qualidade. Experimenta ficar enrolando ao longo do seu vídeo, enchendo linguiça, pra você ver o que acontece. As pessoas vão pular partes do vídeo ou vão sair, fazendo sua retenção cair. Isso acaba com o alcance do vídeo.

No Youtube, não é incomum canais que postam apenas 1 vídeo por mês continuarem crescendo. Diferente de outras plataformas que é necessário postar todos os dias para manter o alcance alto.

Isso acontece porque o conteúdo no Youtube tem a vida mais longa e as pessoas prezam pela qualidade.

Se você produzir vídeos buscáveis e que entregam valor, daqui 5 anos eles ainda estejam sendo encontrados e tendo visualizações.

Justamente por isso, um youtuber com 1 milhão de inscritos ganha muito mais dinheiro com visualização de seus vídeos do que um influenciador do Instagram com 1 milhão de seguidores.

Postar muitos vídeos para levar a sorte de algum viralizar, não costuma funciona bem por aqui.

– Quantos vídeos de qualidade você consegue produzir por mês?

Identifique a quantidade que você consegue produzir e se dedique a manter a frequência sem perder a qualidade.

Sobre os Shorts. aqui no Youtube nós temos os Shorts que são muito bacanas, porém se você quer conquistar inscritos que assistam seus vídeos, os Shorts podem ser um tiro no pé.

Ruri Ohama não cresceu postando Shorts. No canal dela tem apenas 4.

Agora eu vou compartilhar com você as três lições que eu acredito que são a base de todas as outras. Se você não as praticar, todas as outras serão em vão.

Lição 08 para crescer no Youtube: estude

Não é interessante postar vídeos atrás de vídeos, tentando entender na prática o que funciona ou não. Vale a pena estudar, pesquisar, buscar informações. Isso te poupará muito tempo e esforço.

Às vezes assistindo a vídeos como este, você tem um insight e faz o seu próximo vídeo diferente, então esse vídeo pega mais visualizações do que de costume e isso te adianta meses de produção de conteúdo.

No meu canal está programado para sair vídeos sobre o Youtube. Conforme eu vou tendo resultado eu vou compartilhando com você, então se inscreva para acompanhar.

Às vezes compensa você produzir menos e estudar mais.

– Você já tem anotado aí quais serão seus próximos vídeos?

R: Ruri Ohama recomenda anotar quando tiver uma ideia de vídeo e se possível programar quando os vídeos serão publicados, pois ajuda a aumentar o se comprometimento com seu canal. Ela chama isso de “calendário de conteúdo”.

Para ter novas ideias de vídeo, você pode: ler livros, assistir filmes, navegar pelo Instagram, conversar com as pessoas, analisar vídeos de outros Youtubers.

Todas essas coisas podemos considerar como sendo: estudar.

Antes de gravar um vídeo, identifique qual é a ideia principal e crie ao menos um rascunho do título e da thumb. Isso te ajudará a não perder o foco na hora da gravação.

Se você é mais minucioso, assim como eu, pode criar um script anotando o que deve ser dito no vídeo.

Lição 09 para crescer no Youtube: persistência

Assim que um vídeo seu viralizar, sua audiência vai aumentar e os próximos vídeos que você postar terão mais visualização. Foi isso que aconteceu com Ruri Ohama. Só que, para isso acontecer, antes ela precisou produzir centenas de vídeos que não pegaram visualização.

Ela poderia ter desistido após 6 anos de tentativas. Mas, não. Ela continuou produzindo novos vídeos mesmo frustrada, chateada, triste e as vezes revoltada.

Cada vídeo seu que não pegar visualização (der errado), pense:

– Por que as pessoas não quiseram o assistir?

Não tenha medo de experimentar coisas novas porque essa é a chave para você conseguir se descobrir, desbloquear seu potencial máximo.

A sua hora vai chegar! E, quando chegar, todo seu esforço será recompensado e você aproveitará todos os benefícios (R$) que o Youtube pode te oferecer.

Se você sente que seu canal está demorando para crescer, então a última lição poderá ser decisiva para você:

Lição 10 para crescer no Youtube: Peça ajuda

Converse com pessoas que pertencem ao seu público ou com youtubers mais experientes.

Pergunte a eles o que você poderia fazer para melhorar seus vídeos. Se quiser ter respostas mais específicas, faça perguntas mais específicas, por exemplo:

– Você gostou do estilo de edição do meu vídeo?

– Você ficou curioso ao assistir à introdução do meu vídeo?

O Analytics do Youtube tem muita informação que pode te dar insights do que você pode fazer para melhorar.

Pode ser também que as pessoas comentem em seus vídeos dando feedbacks.

Se quiser minha ajuda, entre em contato comigo.

Se tem algo que você imagina que eu posso fazer para melhorar meus conteúdos pra você, por favor me dica nos comentários desse vídeo. Dessa forma você me ajuda a melhorar.

Antes de ir embora, certifique-se de ter se inscrito no meu canal e clique para assistir os 10 melhores conselhos do Mr Beast para você crescer no Youtube.

Até o próximo conteúdo, fica com Deus.

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