Como ler mentes – Movimento dos olhos (MPO)
Quando estamos conversando com a pessoa, será que é possível descobrir se ela está falando a verdade ou inventando história? Sim. É possível! Pelo movimento dos olhos. Inclusive, até o FBI utiliza isso nos interrogatórios, para descobrir se o suspeito está mentido ou falando a verdade. – Você já percebeu que nós movemos os nossos olhos enquanto conversamos com outra pessoa? – Você sabe porque isso acontece? Será que tem algum significado? Funciona assim. A região a qual nossos olhos…
Quando estamos conversando com a pessoa, será que é possível descobrir se ela está falando a verdade ou inventando história?
Sim. É possível! Pelo movimento dos olhos.
Inclusive, até o FBI utiliza isso nos interrogatórios, para descobrir se o suspeito está mentido ou falando a verdade.
– Você já percebeu que nós movemos os nossos olhos enquanto conversamos com outra pessoa?
– Você sabe porque isso acontece? Será que tem algum significado?
Funciona assim. A região a qual nossos olhos olham, tem relação com a área do nosso cérebro que está sendo acessada.
Através destes movimentos dá pra saber, por exemplo, se a pessoa está falando de algo que já aconteceu ou se está inventando a história na hora.
Por isso que a pessoa que não enxerga, movimenta os olhos mesmo assim.
Nossos olhos são muito expressivos e as vezes eles dizem muito mais do que as palavras que saem da nossa boca. Por isso surgiu a expressão “Um olhar vale mais que mil palavras”.
Leia o post até o final porque eu vou te explicar sobre os significados dos movimentos dos olhos. Na próxima vez que conversar com alguém, isso te ajudará e muito, compreender melhor a outra pessoa.
Os olhos são as janelas da alma
– Você sabia que todos nós já nascemos pré programados?
Por exemplo, se você belisca uma pessoa, ela pula ou grita.
Se você faz carinho no couro cabeludo da pessoa, pode ser que ela revire os olhos.
Se a pessoa fica emocionada, ela olha para baixo. Se imagina, olha para cima.
Muitos dos nossos movimentos já estão pré programados. Eles são involuntários, acontecem sem que precisamos pensar antes. E, mesmo que você não queira e tente segurar, alguns deles ainda irão acontecer.
Quando conseguimos entender o que significa cada um desses movimentos, conseguimos captar melhor o que a outra pessoa está querendo, sentindo e se expressando.
Os nossos olhos possuem padrões de movimentos, que são essas ações pré programadas. Elas são iguais para 95% das pessoas.
Apenas a minoria possui padrões diferentes. E, a maioria deles são canhotos. Eles possuem a programação contrária. Quero dizer, quando elas olham para a esquerda, seria como se estivessem olhando para a direita e vice versa. Isso acontece, porque o cérebro delas trabalha esta comunicação de maneira invertida.
Se você já se sentiu incomodado de conversar com algum canhoto, talvez seja por este motivo.
Reza a lenda de que Albert Einsten era canhoto e possuía a comunicação invertida. Mas, não tenho certeza.
– Por que você acha que os jogadores de Poker gostam de usar óculos escuros?
Justamente por isso, para esconder seus pensamentos e sentimentos, para que o adversário não consiga prever quais cartas ele tem.
Os nossos olhos são excelentes comunicadores. Na verdade, podem até ser melhores comunicadores do que nossas próprias palavras, gestos e expressões.
Eles expressam de mais nossas intenções e sentimentos. Por isso que dizem que “Os olhos são a janela da alma”.
– E aí. Você costuma olhar nos olhos da outra pessoa enquanto conversa para se conectar melhor com ela?
Aprenda os significados dos movimentos dos olhos
Enquanto eu converso com você. Você inconscientemente consegue captar o movimento dos meus olhos, traduzir e levar em consideração junto com as palavras que saem da minha boca, meus gestos, minhas expressões e o tom da minha voz.
Esse julgamento que você faz sem perceber, te ajuda sentir se eu estou sendo sincero ou não com você, se a minha intenção é positiva ou não e até mesmo te ajuda a perceber o sentimento que eu estou neste exato momento.
Quero que me responda algumas perguntas. Seja sincero:
– Se você fosse milionário, como seria a sua casa? Visualiza aí na sua mente. Qual seria o tamanho da porta de entrada? Teria piscina? Qual carro você teria na garagem? Qual seria a cor do carro?
Eu te fiz essas perguntas pra você imaginar como seria. Provavelmente você olhou para cima e para a direita, porque é para onde olhamos quando imaginamos algo relacionado ao futuro.
Esses movimentos que o seu olho fez, enquanto você pensava chamamos de “pistas de acesso ocular”. Elas acontecem de maneira automática conforme você se lembra do passado, imagina o futuro, ouve alguém falar, se emociona, por aí vai.
Estas pistas, podem ser lentas, mas na maioria das vezes são rápidas. A pessoa movimenta os olhos em frações de segundos. Às vezes é até difícil perceber, de tão rápida.
– Você percebeu que algumas vezes eu olho para baixo, pra cima ou pros lados enquanto falo?
Eu me expresso de maneira discreta, como se estivesse olhando para seu pescoço ou sua testa. Mas, há pessoas que possuem os olhos extremamente expressivos. Eles olham lá no seu pé ou lá no céu.
– Quando uma pessoa olha para baixo, o que você acha que significa?
– E, quando uma pessoa olha para cima, o que você acha se significa?
Quando eu olho para BAIXO: estou sentindo. Aqui embaixo é como se fosse o meu lado interno, onde está o meu eu interior, os meus sentimentos.
Se você me xinga ou elogia e eu olho pra baixo, é porque me fez sentir algo.
Se eu estou te contando alguma coisa e vira e mexe meus olhos vão para baixo é porque eu estou sentindo o que eu estou dizendo. As vezes a intensidade é tanta, que até a minha cabeça pode se curvar.
Quando eu olho pra CIMA: estou imaginando, construindo imagens, visualizando na minha mente. É quando eu ativo a minha imaginação criativa.
Quando eu olho no HORIZONTE: estou ouvindo, vozes, sons.
Quando eu olho para a ESQUERDA: estou lembrando, pensando no passado. O lado esquerdo é mais interno, reflexivo.
Esquerda e para baixo é um diálogo interno que eu tenho comigo mesmo.
Quando eu olho para a DIREITA: estou criando, pensando em algo que nunca pensei, possivelmente a atenção está em algo do futuro.
Sempre que eu quero criar algo que ainda não existe dentro de mim, eu olho para a direita.
Como no exemplo que eu dei anteriormente, onde te perguntei como seria a sua casa se você fosse milionário. Ao imaginar a casa, você olha para a direita, pois ela ainda não existe, você está criando, construindo na sua mente.
Faz o teste aí. Pergunte pra alguma pessoa algo que a faça lembrar de alguma coisa e veja se ela não olha para a esquerda. Por exemplo:
– Quantas portas tem na sua casa?
Se alguém nunca tiver feito essa pergunta e ela. O que ela fará é percorrer a casa dela com a imaginação contando o número de portas e enquanto ela faz isso o olho tenderá a ir para a esquerda e para cima.
Ah, quando eu digo direita, é a minha direita, não a sua. Ou seja, é a direita da pessoa que você está conversando. Então, se eu olhei para a minha esquerda eu lembrei. Se eu olhei para a minha direita, eu construí.
Quando eu olho, OLHO NO OLHO: estou concentrado. Nem pra direita (criando), nem pra esquerda (lembrando). Estou no presente.
Agora que eu já te expliquei sobre todas os possíveis significados dos das posições dos olhos (pistas oculares), vou cruzar essas informações pra você compreender melhor:
Quando eu olho para FRENTE e ESQUERDA: estou ouvindo e lembrando. Estou lembrando de sons. Talvez de uma bronca que levou dos pais, de uma música que goste ou de algum som do ambiente.
Quando você lembra de uma música que você gosta, você olha para a frente e esquerda.
Quando eu olho para FRENTE e DIREITA: estou ouvindo e construindo. Estou imaginando vozes e sons. No futuro. Talvez alguém falando ou algum som.
Também pode ser que eu esteja concluindo algo que irei para te dizer.
Quando eu olho para BAIXO e ESQUERDA: estou conversando comigo mesmo. Pensando em fatos de passado e sentindo ao mesmo tempo.
Se estivermos conversando sobre algo ruim, então é provável que eu esteja me sentindo mal.
Também é possível lembrar de fatos ruins do passado e sentir parte da dor que senti quando aquilo aconteceu.
Quando eu olho para BAIXO e DIREITA: estou sentindo e construindo. Estou entrando em um sentimento que se dá com base na minha imaginação.
Quando eu olho para CIMA e DIREITA: estou vendo e construindo. Estou construindo imagens na minha mente. Visualizando o futuro.
Também pode ser que eu esteja imaginando algo que irei para te dizer.
Quando eu olho para CIMA e ESQUERDA: estou vendo e lembrando. Estou visualizando uma memória, imagens do meu passado. Lembrando de maneira visual, na minha mente.
Então, recapitulando:
* Esquerda: passado. Frente (verticalmente): presente. Direita: futuro.
* Cima: vejo. Frente (horizontalmente): ouço. Baixo: sinto.
* Esquerda para baixo: diálogo interno.
Viu só, como que dá para absorver muita informação, que a própria pessoa nos fornece, apenas prestando a atenção no movimento dos olhos dela.
E, se o que ela está dizendo não condiz com os movimentos dos olhos dela. Nós conseguimos perceber e tendemos em acreditar mais em seus olhos do que em suas palavras.
Inclusive, esta é uma maneira muito interessante para descobrirmos se a outra pessoa está mentindo ou falando a verdade.
O que você achou disso que eu expliquei? Já sabia?
Descubra se a pessoa está falando a verdade ou mentindo
Tenho certeza que você quer aprender a identificar se a pessoa a qual você conversa está falando a verdade ou mentido.
Algumas profissões utilizam os movimentos dos olhos do suspeito para identificar se ele está falando a verdade ou mentindo. O FBI faz isso!
Sem dúvidas o movimento dos olhos nos ajuda a descobrir se o que a pessoa está falando tem relação com fatos que aconteceram no passado dela ou está inventando história.
Porém, apenas os olhos não são suficientes para ter certeza. Ajuda, mas não dá certeza!
Para ter 100% de certeza se a pessoa está sendo sincera ou te enganando, além dos movimentos dos olhos, você terá que prestar a atenção nas expressões faciais, gestos, tom da voz, batimentos cardíacos, respiração, entre outros.
O foco aqui são os olhos. Mas, se quiser que eu faça mais posts, explicando sobre as outras maneiras das pessoas se expressarem, comenta lá embaixo.
Próxima vez que conversar, preste atenção nos olhos da pessoa. Repare se ela olha para os lados e a frequência com que ela faz isso.
Olhar para a esquerda, significa que buscou lembranças do passado.
Olhar para a direita, significa que pensou no futuro.
Então, se você pergunta algo pra ela que tenha relação com o passado. Em algum momento ela tem que olhar para a esquerda. Porque é onde os olhos vão para acessar as memórias.
Se você pergunta algo pra ela que tenha relação com o futuro. Em algum momento ele tem que olhar para a direita. Porque é onde os olhos vão para criar respostas.
Por exemplo:
– Onde você estava que não chegou em casa no horário que combinamos?
A pessoa tem que olhar para a esquerda. Claro não o tempo todo, mas sim as vezes para acessar as memórias referente à onde ela esteve. Se não olhar, é porque não está lembrando.
– Esse copo apareceu quebrado. Foi você?
Se ela disser que não, mas olhar para a esquerda. Significa que ao responder ela se lembrou de algo e é provável que seja a cena dela quebrando o copo.
Quando a pessoa olha para frente, tem relação com o presente, pode ser que ela esteja analisando a situação, imaginando outras opções ou criando novas conclusões.
Entendeu como funciona?
Resumindo: se a pessoa disse que não fez, mas olhou para a esquerda, é provável que tenha feito. Se disse que fez, mas não olhou para a esquerda, é provável que não tenha feito.
Reforço aqui que apenas pelo movimento dos olhos não é possível ter certeza absoluta se a pessoa está falando a verdade ou mentindo. Você tem que analisar outros sentidos.
Vou dar um exemplo do porque as vezes não funciona. Supondo que você pergunte a alguém:
– Onde você estava?
Ao responder, o ideal é que a pessoa olhe algumas vezes para a esquerda, Certo? Porque a esquerda significa que está se lembrando. E, se olhar par a direita é porque estará criando, inventando história.
A lógica está certa. Porééém, se ela já tiver pensado na resposta desta sua pergunta, antes de chegar em casa, então já virou memória. Ou seja, ao te responder olhará para a esquerda.
Por isso que apenas analisar os olhos é difícil dar certeza se a pessoa está falando a verdade ou mentindo. Mas, em relação a isso vou te dar uma dica legal aqui.
Se você quiser investigar se a pessoa está falando a verdade ou mentindo usando os movimentos dos olhos. Faça algumas perguntas mais pontuais, porque é impossível a pessoa ter pensado em todas as respostas.
Kkk. Gostou da explicação?
Desvie o olhar para amenizar o sofrimento
Quando você está conversando com a pessoa e ela olha para baixo, significa que ela está sentindo o que está sendo dito na conversa. Então, se o assunto é triste, significa que ela está se sentindo triste. E, as vezes o sentimento no momento é tão profundo que a pessoa até se curva para baixo.
Uma coisa que você pode fazer para o ajuda-la é desviar o olhar dela.
Você pode tocar no queixo da pessoa e levantar a cabeça dela. Pedir para ela olhar nos seus olhos. Tocar na mão dela para desviar o olhar. Ou, apontar para algum lugar ou objeto. Use a sua criatividade.
Desta forma, você estará a desconectando dos sentimentos ruins e a dor dela amenizará.
– Você já sabia desta dica? Comenta aí!
Tem muito mais coisas que dá para dizer sobre os olhos. Mas, eu foquei aqui nos principais movimentos deles.
Tem também os significados de cerrar os olhos, fechar ou abrir enquanto conversa. Tem também os movimentos das sobrancelhas, da testa. Por aí vai.
E aí, gostou do conteúdo?
Eu preciso da sua ajuda pra fazer esse conteúdo chegar a mais pessoas. Para me ajudar, é só compartilhá-lo nas suas redes sociais. E, para acompanhar mais conteúdos como este, se increva no meu canal no Youtube.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe aqui nos comentários que eu mesmo te respondo pessoalmente.