Como obrigar o algoritmo a mostrar mais seus vídeos
Te ensinaram errado. Não é como 99% das pessoas explicam! Se você quer que seus vídeos peguem mais visualizações e o seu canal no Youtube cresça, precisa entender como o algoritmo funciona.
Esse conteúdo é dividido em duas partes. Na primeira, eu explicarei como o algoritmo sabe quais vídeos as pessoas querem assistir. Na segunda, o que você deve fazer para obrigar o algoritmo a mostrar seus vídeos para as pessoas. Para você entender a segunda parte é necessário antes entender a primeira.
Se você não me conhece, prazer, meu nome é Eric Augusto, sou Analista de Sistemas, especialista em gerência e inteligência de negócios.
Eu abri mão de uma empresa de TI com mais de 20 mil clientes (porque vivia estressado), para criar conteúdo aqui na internet (o que é muito mais tranquilo).
Se você quer que seu canal cresça, leia esse conteúdo até o final porque se você entender o que eu vou explicar aqui, sua maneira de pensar em relação ao algoritmo vai mudar e isso aumentará muito as chances do seu canal crescer.
Se em algum momento você tiver dúvidas, pergunte nos comentários do vídeo. Faço questão de te responder pessoalmente.
Como o algoritmo sabe quais vídeos as pessoas querem ver?
O algoritmo do Youtube não é como 99% das pessoas explicam. Ele não é um robô parecido com esses que aparecem em filmes. Ele não te observa e nem te julga.
Eu já vi pessoas falando que o algoritmo não gosta delas e por isso seus vídeos não pegam visualização. Isso não existe!
Ele não é capaz de ter sentimentos, muito menos te amar ou te odiar.
Se os seus vídeos não pegam visualização, não é culpa do algoritmo. Ele não é contra ninguém e não favorece nenhum canal.
Funciona assim: tudo que você faz no Youtube (tanto no site, quanto no aplicativo do celular) é salvo em um banco de dados: os vídeos que você está clica para assistir, a porcentagem que você está assiste cada vídeo, o tema do vídeo que você assistiu, a posição da sua tela onde é mais comum você clicar para assistir os vídeos, os termos de busca que você digita, o tempo que você permanece na plataforma, as interações que você faz (like, comentário, compartilhamento), entre vários outros detalhes.
O Youtube salva todas as suas ações, pois são informações extremamente valiosas para ele. É a partir dessas informações que ele consegue selecionar vídeos os melhores vídeos para você.
Melhores: são os vídeos mais prováveis de você querer assistir.
Por exemplo: se hoje você assiste 10 vídeos sobre o “Pelé”. Amanhã quando você abrir o Youtube novamente, aparecerá vários vídeos do “Pelé”. Porém, se você não clica em nenhum, não aparecerá mais.
O Youtube quer que você fique o maior tempo possível assistindo vídeos, porque ele ganha dinheiro com anúncios. Quanto mais vídeos você assiste, mais dinheiro ele ganha.
Por isso ele precisa dar um jeito de conseguir mostrar pra você vídeos que você quer assistir, porque se ele ficar te mostrando vídeos que você não quer assistir, você sai e vai para outro aplicativo.
– Mas como o Youtube faz para saber quais vídeos eu gosto?
R: lá nos servidores do Youtube existe milhões, bilhões ou talvez trilhões de linhas de código. Essas linhas de código são o que fazem o Youtube funcionar.
Uma parte desse código serve especificamente para selecionar os melhores vídeos para os usuários.
Não tem nenhum código que é especifico de cada usuário, ou seja, não tem nenhum código específico seu. O mesmo código serve para todo mundo, ou seja, todo mundo é tratado de maneira exatamente igual. Porém, as informações de cada usuário, que estão salvas lá no banco de dados do Youtube, são diferentes: os vídeos que ele clicou, assistiu, deu like, (aquelas informações que já comentei).
O que faz o Youtube conseguir mostrar vídeos diferentes para pessoas diferentes, são essas informações.
Cada uma dessas informações é salva pelo próprio usuário enquanto navega pelo Youtube.
Isso aí é o que dizem ser “algoritmo”. Só que, na realidade “algoritmo” pode ser qualquer trecho de código responsável por fazer alguma coisa: validar o login de usuário, excluir um canal do Youtube, verificar se o vídeo inflige direitos autorais, etc.
Eu tive uma matéria na faculdade que se chamava “algoritmo”. Lá nós aprendemos a fazer exatamente isso. Criar código para realizar uma ação, que poderia ser qualquer coisa. Não só selecionar vídeos. Mas, como a galera usa o termo “algoritmo do Youtube” para se referenciar apenas ao código que seleciona os vídeos, como se só existisse 1 algoritmo no Youtube, então toda vez que eu disser algoritmo aqui no vídeo, será com essa intenção também.
Pra reforçar então: “algoritmo do Youtube” nada mais é do que um trecho de código, que está lá no servidor do Youtube, que serve para selecionar os melhores vídeos para o usuário (ou seja: os vídeos que são mais prováveis dele querer assistir). Ele faz isso a partir das informações do usuário (salvas por ele próprio).
– Entendeu como o algoritmo funciona?
Se você está gostando da explicação, deixa seu like no vídeo acima e já aproveita e se inscreve no meu canal para ter acesso aos próximos conteúdos em vídeos que com certeza serão ainda melhores que esse.
Como obrigar o algoritmo do Youtube a mostrar seus vídeos para as pessoas?
Pensa comigo: se uma criança que gosta de games entra no Youtube. O algoritmo seleciona vídeos de game e o Youtube coloca na tela pra ela escolher qualquer assistir. Se um idoso que gosta de ouvir música sertaneja entra no Youtube, o algoritmo seleciona vídeos de música sertaneja e o Youtube coloca na tela pra ela escolher qualquer assistir.
Pode ser que existam milhares de vídeos de game que a criança possa gostar, da mesma maneira que pode ser que existam milhares de vídeos de música sertaneja que o idoso possa gostar.
O algoritmo não só seleciona os vídeos, como também os ordena, colocando os que são mais prováveis do usuário gostar na frente. E, para fazer essa ordenação ele leva em consideração as informações dos vídeos e dos canais.
Nesse momento passa a ser importante, além das informações do usuário, as informações dos vídeos e dos canais: taxa de clique do vídeo, retenção, número de comentários, descrição, transcrição, tempo de existência do canal, frequência de postagem, entre várias outras informações.
Essas informações que eu comentei são públicas, temos acesso. Porém também tem as informações privadas, que só o algoritmo tem acesso:
1. Médias
Por exemplo: engajamento do canal. Pode ser calculada somando a quantidade de engajamento (like, comentário, compartilhamento) de todos os vídeos e dividindo pela quantidade de vídeos.
O vídeo de um canal que tem muito engajamento pode passar na frente de outro vídeo de um canal que tem pouco engajamento. E, o algoritmo sabe qual tem mais engajamento porque ele tem acesso a esses valores.
Essa média é um exemplo e pode ser que ele faça a média de várias outras coisas: comentários que que são respondidos pelo criador em relação ao total de comentários; vídeos postados em relação ao tempo de existência do canal; a quantidade de comentários positivos em relação a comentários negativos; etc.
O Youtube sabe quando há muitos comentários negativos no vídeo, falando mal sobre alguém ou discutindo sobre um tema polêmico.
2. Níveis.
O Youtube pode salvar valores para o algoritmo conseguir identificar o quão polêmico ou educativo é o seu canal. O quão você respeita as políticas e os termos do Youtube.
Por exemplo: se o usuário é uma criança ou uma pessoa que não gosta de assistir vídeos polêmicos. O Youtube pode dar preferência aos vídeos que são menos polêmicos.
3. O que você diz nos vídeos
Com certeza o Youtube analisa o que você diz no vídeo através da transcrição e salva informações relacionadas a isso: as palavras que você mais repete em seus vídeos; a quantidade de palavrões que você fala.
Por exemplo, esse conteúdo aqui é sobre o algoritmo e eu falo este termo várias vezes. Se eu não falasse nenhuma vez, não faria sentido. Então, o algoritmo analisa isso.
4. Trecho desenvolvido com IA
O Youtube sabe se existe trecho desenvolvido com IA (Inteligência Artificial).
Pode existir usuários que fechem vídeos que contenham IA com mais frequência, nesse caso o algoritmo colocará os vídeos que não contém IA na frente. Por outro lado, pode ser que existam usuários que prefiram assistir vídeos que contenham IA, então o algoritmo colocará os vídeos que possuem IA na frente.
5. Outas informações
Quantidade de vídeos postados; frequência de postagem; uso dos recursos oferecidos (vídeo, shorts, comunidade, live, etc); etc.
Pode ser que o algoritmo coloque na frente vídeos de canais que sejam mais sólidos: que tem mais vídeos, postam com mais frequência, utilizem mais recursos presentes na plataforma, etc.
São muitas informações que o algoritmo pode utilizar para ordenar os vídeos. Eu comentei aqui apenas algumas.
Umas são mais relevantes que outras. Segundo o Youtube, as informações mais relevantes são: taxa de clique e a retenção do vídeo, pois indicam diretamente se as pessoas estão gostando ou não de assistir o vídeo.
– Está entendendo?
Se você conhece alguém que tem canal no Youtube, mande esse conteúdo pra ele. Dessa forma nós conseguimos ajudá-lo a entender melhor o algoritmo para conseguir ter mais visualizações.
O que fazer para o algoritmo mostrar seus vídeos
Para você obrigar o algoritmo a mostrar seus vídeos para as pessoas você precisa encher o banco de dados do Youtube com informações legais sobre seus vídeos e o seu canal. Você consegue fazer isso melhorando o conteúdo que você já produziu e produzindo mais conteúdos.
Não é porque um vídeo que você postou não deu muito certo que você vai abandoná-lo. Volta lá e:
Melhore os títulos, as descrições, as tags. Coloque hashtags nas suas descrições. Troque as thumbs; reescreva as informações lá na aba “Sobre”. Anote aí quais são as palavras que mais representam seu canal e use-as sem só.
Responda os comentários que não respondeu. Ao invés de responder com 1 comentário só, responde com 2 ou 3 pra subir o número de comentários.
Compartilhe seus vídeos antigos por aí pra ver se consegue trazer pessoas de fora do Youtube para assisti-los.
Publique vídeos melhores e com mais frequência. Quando for gravar um novo vídeo, incentive as pessoas a dar like, comentar, compartilhar.
Faça lives. Poste Shorts. Use a aba “Comunidade”.
Tem muita coisa que dá pra fazer. Se você fizer isso que eu sugeri é impossível o algoritmo não selecionar seus vídeos.
Se você quiser que eu acesse o seu canal e te dê a minha opinião sobre o que você pode fazer, diga nos comentários do vídeo ou entre em contato. Ou, caso queira conversar diretamente comigo, tem um link na descrição do vídeo. Aproveita que ainda eu estou conseguindo dar conta de atender a todos. Meu canal está crescendo e em breve não conseguirei mais te ajudar de forma individual.
Blz? É isso, fica com Deus, até o próximo conteúdo.