Como parar de procrastinar? 7 dicas

Como parar de procrastinar 7 dicas para vencer a procrastinação já!

Quando você tem algo importante para fazer, mas é uma coisa chata, tediosa, difícil.

– Você enrola para fazer ou fica com preguiça?
– Você costuma deixar as coisas para última hora?
– Você se distrai fácil?

[o vídeo deste conteúdo foi excluído]

A procrastinação é o comum do ser humano, como se fosse um instinto. E, não necessariamente ela é ruim, porque procrastinamos por prazer. Deixamos de fazer algo que é importante, para fazer algo que queremos fazer. Trocando uma coisa chata ou difícil, por algo mais fácil ou prazeroso. Porém, a procrastinação em excesso, sem dúvida, vai te atrapalhar a realizar teus sonhos e alcançar teus objetivos.

Se você estiver demorando para alcançar teus objetivos ou realizar teus sonhos, pode ser que seja devido a procrastinação.

Eu sei de várias maneiras para resolver isso, inclusive tem uma que eu uso e me ajuda muito a ser mais produtivo. Fica comigo, que é sobre isso que eu vou falar agora.

A tal da procrastinação

Vou ser bem sincero com você, esse o vídeo deste post (publicado no meu canal do Youtube) foi o que eu mais demorei para gravar. É verdade!

Essa semana aconteceu um monte de coisa, mas o ponto principal que me fez atrasar a gravação do vídeo foi que mudei o formato o qual gravo meus vídeos. Antes, eu escrevia todo o conteúdo do vídeo em texto (o post) e depois eu gravava o vídeo. Agora, eu faço diferente, gravo o vídeo primeiro e depois escrevo o texto (o post).

Para mim é importante escrever o texto e também gravar o vídeo, porque algumas pessoas preferem ler e outras assistir o vídeo. Devido a essa mudança, fui deixando a gravação do vídeo para depois. Era para eu ter gravado na quinta-feira, hoje é sábado, aqui para mim. Foi praticamente três dias que eu fui enrolando, achando outras coisas para fazer, mexia em outras prioridades que eu tinha (respondia comentários e e-mails; fazia outras coisas da minha empresa). Acabei deixando a gravação do vídeo para depois. Isso que é procrastinar! É deixar de fazer algo que é importante, para fazer uma outra coisa menos importante ou nada importante. Fazemos isso por prazer. Trocamos uma coisa que é difícil, chata ou tediosa por outra mais legal ou menos difícil (digamos assim).

Nós escolhemos procrastinar

É uma decisão nossa. Temos a opção de fazer uma coisa ou outra. As vezes até inventamos desculpa para continuar procrastinando:

– Ah, eu mereço. Já fiz aquilo ali. Já fiz isso aqui. Então, mereço esse tempo de descanso.
– Ah, eu mereço assistir um episódio da série no Netflix.
– Ah, eu vou ver um pouquinho, as redes sociais não vão tomar muito meu tempo não.

Às vezes, entramos num ciclo e até esquecemos qual era a tarefa principal. E, pode ser que isso se torne um hábito. Aí que está o perigo da coisa.

Não necessariamente procrastinar é algo ruim, porque o fato de deixar de fazer uma coisa chata, tediosa, difícil e querer fazer outra mais prazerosa é bom.

– Isso faz sentido pra você?

Por que eu procrastino?

Por que eu procrastino

Procrastinar não é preguiça

A preguiça estimula procrastinação. Uma pessoa preguiçosa, tende a procrastinar mais. Funciona assim, nosso cérebro consome bastante energia: 20% da energia que você gasta ao longo do dia é consumida por ele. Eu acho isso bastante, porque o cérebro é um órgão pequeno se comparado ao corpo para consumir 20% de toda energia.

Por exemplo, uma pessoa que estuda, para passar em um concurso, 6, 8 ou até 10 horas em um dia. Ela gasta três a quatro vezes mais energia do que uma pessoa que não estuda.

Nosso cérebro não é bobo. Ele sabe os alimentos que tem mais caloria e as atividades que gastam mais energia. Então, quando você entra em uma atividade que gasta muita energia ele tende a incentivar você a querer fazer outra coisa e também te incentiva a comer coisas mais calórica. Por isso que um estudante de Universidade (ou qualquer pessoa que trabalha muito com a mente) sente mais vontade de comer bobeira (alimentos calóricos). Como se fosse um instinto, que surgiu lá no início da nossa história. Precisávamos disso para sobreviver.

O ser humano precisava caçar seu próprio alimento. O que ele comia, às vezes era limitado. Tinha dia que comia bem e dia que não. Por isso, ficava a maior quantidade de tempo possível descansando (fazendo o mínimo possível para poupando energia e conseguir sobreviver).

Nosso lado racional só veio muito tempo depois. Sendo necessário para o homem consegui armazenar seu alimento ou criar estratégias para o futuro. Tornou-se menos necessário caçar com tanta frequência. E, foi isso que conseguiu fazer com que nós nos distinguíssemos dos outros animais.

A dificuldade (muito fácil ou difícil)

Se algo é muito difícil, você vai desanimar. Vai pensar que terá muito trabalho a fazer e buscará analisar outras opções de coisas que tem para fazer e vai querer fazer outra coisa (menos difícil).

Não só as coisas difíceis. Mas, também as coisas muito fáceis. Se você é uma pessoa que gosta de desafio e se depara com uma coisa muito fácil, vai querer deixar para depois e vai procrastinar.

– No seu trabalho, como que é? Você gosta do que faz?

Se não gosta. Então vai querer conversar com as pessoas, ficar ali sem fazer nada enganar o chefe e quando ele aparecer fingirá que está fazendo alguma coisa. Isso é completamente comum.

Sentimentos e pensamentos negativos

Aquele tipo de pensamento assim:

– Ah, eu acho que não consigo fazer isso.
– A minha família nunca teve isso. Será que vou ser o primeiro?
– Eu acho que isso não é para mim.
– Deus não quer isso para mim.

Então, esse é um tipo de pensamento o qual você nem começou e já terminou.

Preguiça

Quando você se lembra de algo que tem que organizar, já bate aquela preguiça e deixa para depois. Por exemplo: roupas que você tem que guardar no guarda-roupa.

Medo

O medo de errar e principalmente de ser julgado. Por exemplo, quando você vai fazer algo novo e não sabe a opinião dos outros, logo pensa: “poxa, se eu fizer isso, o que vão pensar de mim? E se não der certo, o que vai acontecer?”. Esse medo de ser julgado, te incentiva a procrastinar.

Não ver resultados ou resultado muito distante

Por exemplo, a academia. Quando a pessoa entra na academia e acha que já vai ter resultado em um mês. Não tem. Então, já vai querer adiar “ah, hoje eu acho que não vou não, vou adiantar outras coisas aqui.” E começa a enrolar.

Ou, a pessoa até tem resultado no início, mas com o tempo o resultado diminui e ela começa a desanimar e inventar outras coisas pra fazer. Às vezes, até paga a mensalidade da academia e nem vai.

Distrações

Qualquer tipo de distração vai te incentivar a procrastinar.

Sons e cheiros, por exemplo. Quem mora do lado de uma lanchonete, sente aquele cheiro de lanche e já pensa logo em pedir um. Tenta se concentrar, mas fica esquecendo do que está fazendo porque lembrando do lanche.

Se você trabalha, estuda ou fica em um ambiente que tem pessoas conversando, barulho de carro passando na rua ou televisão ligada. Você vai querer levantar para ver a notícia que está passando ou o porquê estão buzinando na rua. Isso atrapalha muito.

Redes sociais

É o principal motivo que leva as pessoas a procrastinarem hoje em dia.

A pessoa pega o celular para responder alguma coisa rápida como um e-mail. Quando percebe, já entrou no Instagram, clicou em um link e foi parar no perfil de outra pessoa que a lembrou de outra coisa que tinha que fazer. Acessou o Facebook. Quando se dá conta já está no YouTube assistindo vídeo ou procurando coisas que ela quer comprar. E, até esquece do que estava fazendo.

O Tempo

Quanto mais tempo você tem, mais provável seja de procrastinar. Você já deve ter passado por alguma situação dessa. E, é verdade. O brasileiro tem essa fama, de deixar as coisas pra fazer na última hora. Inclusive, há uma pesquisa que provou que isso é verdade.

Haviam duas turmas. Ambas fariam 3 trabalhos durante o semestre. A primeira o professor permitiu que escolhessem as datas de entrega dos trabalhos. Eles escolheram no finalzinho de semestre. A segunda o professor escolheu as datas de entrega, não dando a eles possibilidade de escolher.

– Qual turma você acha que tirou a melhor nota geral?

A turma que ele obrigou a fazer os trabalhos nas datas pré-programadas!

A turma que pode escolher as datas, tirou a pior nota e teve maior quantidade de trabalhos não entregues. Isso aconteceu porque eles chegaram no final de semestre e foram fazer os três trabalhos de uma vez. Então, se atrapalharam. Houveram exceções, os alunos mais organizados, que se organizaram e fizeram os trabalhos antecipadamente, deixando-os guardados para entrega na data combinada.

Aquele sentimento que você tem de arrependimento não é suficiente para te impedir de procrastinar.

– Interessante né?

Eventos sabotadores

Eu vou explicar com um exemplo. Vamos supor que você quer fazer uma dieta. Se lembra que final de semana terá uma festinha de criança para ir, cheia de coisa gostosas para comer. O que você irá pensar?

É comum pensar: “semana que vem eu começo a dieta, vou meter o pé na jaca no final de semana e semana que vem começo a 100%”. Chega a semana que vem e alguém te chama para ir no bar, comer uma porção e tomar alguma coisa. O que você pensa?

Talvez seja: “aí, eu não vou faltar porque vai ser mancada se eu não for. Mas, também se eu for não vou ficar sem comer as coisas. Então, a dieta eu vou deixar para depois, porque não vai adiantar se eu começar a dieta e depois comer porcaria mesmo”.

Esses pensamentos nos fazem ir levando e quando a percebemos já passou um tempão e não fizemos o que era importante.

Isso está diretamente ligado a falta de disciplina, porque a pessoa que tem disciplina continua fazendo o que é mais importante.

Vamos supor que tem a festinha. Se a pessoa não puder faltar, porque há outras que faltaria. Mas vamos supor que ela vá na festinha. Então, a pessoa que é disciplinada não vai comer bobeira, porque já está na dieta e a dieta é mais importante.

Dei exemplo da dieta, mas isso serve para qualquer outra coisa, quando a pessoa sente medo, fome ou qualquer outro sentimento. É a disciplina que vai mantê-la firme no ideal, na tarefa que julga ser mais importante e não procrastinar.

O perfeccionismo

Um projeto que a pessoa desenvolveu no trabalho, que já está pronto, bom do jeito que está e dá para entregar. Mas, não. A pessoa fica encontrando coisas para fazer e não entrega. Isso também é procrastinação.

Tem um outro tipo de pessoa, que também considero como perfeccionista, é aquele que espera tudo para começar. Já tem condições de começar a fazer alguma coisa. Mas, não faz, porque está esperando uma condição ideal.

Tem uma dica que é do Jeff Bezoz (um dos caras mais ricos do mundo), o dono da Amazon (uma das empresas mais valiosas do mundo). Ele fala o seguinte: você tem que fazer, quando tiver 70% do que é necessário para fazer. Ele diz aplicar esta lógica dentro da empresa dele e até na família. E, isso é interessante porque se você não esperar o 100% para fazer, já começar com 70%, então conseguirá melhor ao longo do caminho.

– Quantas oportunidades você perdeu na sua vida, porque deixou de fazer o que era mais importante (o que precisava ser feito), para fazer algo menos importante (o que queria fazer)? Pensa aí.

7 Dicas para você parar de procrastinar

7 Dicas para parar de procrastinar

Independente do tanto que você procrastina, se for muito ou pouco, é possível diminuir! Nosso cérebro se adapta. Então, você pode ensinar ele, o incentivar de forma que queira procrastinar menos.

1. Afaste-se do que te distrai

Por exemplo, quando você está trabalhando, se seu celular as veze toca alguma notificação e isso te atrapalha. Então, remova a notificação (volume, vibração, etc) do celular.

Se você está no computador e lá no cantinho aparece notificações e isso te atrapalha. Então, remova a notificação.

Qualquer coisa que desvie sua atenção, te lembre de fazer alguma outra coisa, te traga alguma memória que atrapalhe ou incentive a procrastinar. Então, acabe com isso.

2. Diga mais não

Quando alguém te pedir para fazer algo ou te convidar para algum lugar e você sabe que isso vai te atrapalhar ou percebeu que isso irá te incentivar a procrastinar, então diga não: “não posso; não quero; na próxima vez eu vou.”. Você tem que saber dizer não!

3. Gerencie seus sentimentos

Eles podem te ajudar ou te atrapalhar.

Tem sentimentos motivam e incentivam a agir. Neste caso, irão acelerar o teu desenvolvimento. Mas, há também os que atrapalham. Quando você identificar este, corta ele! Isso se chama Inteligência Emocional, autocontrole.

4. Crie prioridade para as coisas

O mais importante primeiro, não importa se é fácil ou difícil.

Às vezes a falta de tempo, é falta de prioridade.

Uma criança por exemplo. Se você não colocar prioridades no que ela tem que fazer, ficará brincando o dia inteiro. Uma coisa bacana que dá para fazer é criar uma lista, onde você consegue ordenar certinho suas tarefas/obrigações por prioridade, importância.

5. Separe as coisas

Se houver uma tarefa muito grande e que seja importante. Separe-a em várias menores. Se possível, de maneira que você consiga concluir cada uma, no mínimo, uma vez por dia.

Quando o resultado é longe e demora para acontecer, somos estimulados a fazer outras coisas “ah, vai demorar mesmo, deixa eu fazer isso daqui”. Mas, isso daí não é interessante né?

Quando você consegue trazer o resultado para mais próximo de você, então consegue ver mais resultados.

6. Crie recompensas

Sempre que você terminar alguma atividade, recompense-se com alguma coisa que você goste. Talvez, assistir um episódio do Netflix ou comer alguma coisa gostosa.

Quando você faz algo estressante, difícil e logo depois tem uma recompensa, teu cérebro pensa assim “ele fez aquilo ali, foi difícil. Mas, foi legal, gostei”. Então, quando você cria uma recompensa para algo difícil, você incentiva teu cérebro a querer procrastinar menos.

7. Crie penalizações

Sempre que você procrastinar, é interessante se penalizar. Você vai ter que ser criativo agora. Vou te dar um exemplo:

Eu vi na internet um rapaz que precisava estudar para concurso. Era um concurso muito concorrido e ele trabalhava longo do dia. Então, não tinha muito tempo para estudar. Quando chegava em casa, tinha que estudar, só que ao chegar, já estava casado, querendo deitar, comer alguma coisa e dormir.

Ele colocou uma meta “sempre que eu procrastinar, ou seja, sempre que eu fizer algo que não seja estudar (deitar na cama por exemplo), vou levantar, vou ao banheiro e tomar um banho gelado”.

Ele disse que isso funcionou muito bem, porque com o tempo aquela vontade de descansar dele foi diminuindo. Ele conseguiu ter mais ânimo para estudar.

8. Dica extra: Pare de procrastinar procrastinando

Pare de procrastinar procrastinando

Esta é para você que chegou aqui no final do post, porque você merece!

Parece coisa de maluco né? Mas, vou te explicar. Funciona assim:

Você lembra no começo do post que eu te falei que demorei para gravar o vídeo referente a este conteúdo porque mudei a maneira como eu gravo os meus vídeos? Então, eu procrastinei. Porém, não procrastinei fazendo coisas que não agregavam nada pra mim. Eu fiz outras coisas que também são importantes, talvez um pouquinho menos, mas importantes. Então é essa dica que eu dou para você.

Se você tem algo importante para fazer, faça um levantamento de outras coisas que também são importantes e quando você for procrastinar (estiver com a cabeça cheia, estiver estressado ou cansado), escolha uma dessas outras coisas que estão na lista. Elas também vão te ajudar a caminhar em direção ao teu objetivo. Consequentemente com isso você está procrastinando, porém estará sendo produtivo.

No meu caso, por exemplo, eu demorei para gravar o vídeo, mas essa semana eu consegui adiantar um monte de outras coisas. Entendeu como funciona? Parecia coisa de maluco né, mas agora faz sentido para você?

Comenta ali embaixo o que você achou dessa dica.

E aí, gostou do conteúdo?

Espero que o meu conteúdo tenha sido útil para você e te ajude. Se ficou com alguma dúvida, comenta ali embaixo. Não esquece compartilhar este post nas suas redes sociais para juntos conseguirmos ajudar mais pessoas.

Para acompanhar meus conteúdos em vídeo, é só se inscrever no meu canal no Youtube.

Posts Similares