Como ser mais produtivo – 8 Dicas infalíveis
“Os problemas mais importantes com os quais nos deparamos hoje, não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.” Sabe quem disse isso? “Albert Einstein”. Isso quer dizer que, conforme os problemas crescem, nossa mentalidade precisa crescer ainda mais, para conseguirmos resolve-los. A sua mente não é fixa, ela é flexível. De ontem para hoje, já não é mais a mesma. Nossos neurônios podem morrer, mas também podem nascer. Novas ligações entre eles são…
“Os problemas mais importantes com os quais nos deparamos hoje, não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.”
Sabe quem disse isso? “Albert Einstein”.
Isso quer dizer que, conforme os problemas crescem, nossa mentalidade precisa crescer ainda mais, para conseguirmos resolve-los.
A sua mente não é fixa, ela é flexível. De ontem para hoje, já não é mais a mesma. Nossos neurônios podem morrer, mas também podem nascer. Novas ligações entre eles são criadas a todo momento. Isso já foi provado cientificamente.
Inclusive, acho interessante falar sobre isso: Neuroplasticidade, Neurogênese, MildFulness, por aí vai. Gosto de falar sobre essas coisas. Se quiser que eu faça vídeo sobre isso, comenta aí!
Se a sua mente evoluir, mas os problemas não, então você terá mais facilidade para resolver os problemas. Logo, sobrará mais tempo para fazer outras coisas. Isso, quer dizer que você se torna mais produtivo.
Quando você se torna mais produtivo, você consegue fazer mais das mesmas coisas em menos tempo ou coisas mais difíceis no mesmo tempo.
– Concorda?
Por isso eu criei essas dicas. Para você conseguir evoluir a sua mente de forma que se torna mais produtivo e consequentemente consiga com mais eficiência alcançar as coisas que você deseja.
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
1. Esteja bem consigo mesmo
Esta é a base de tudo. Você!
Procure cuidar dos seus aspectos físicos, espirituais, mentais e emocionais.
Quando você está bem consigo mesmo, tudo flui mais facilmente.
2. não transfira a responsabilidade para fora de você
Quando algo não dá certo, é muito comum a pessoa colocar a culpa em algo que está fora dela, por exemplo: “não fui porque choveu”, “não fui eu, foi o meu colega de trabalho”, “não consegui fazer porque faltou uma ferramenta”, “não entreguei porque o prazo era muito curto”, etc.
Se você se predispõe a fazer algo, então conclua, sem desculpas e sem vitimismo.
Estes exemplos que eu dei, são situações onde você está diante de outra pessoa. Mas, quando você está diante de você mesmo a lógica é a mesma.
O que te impede de realizar o seu sonho? Falta de dinheiro? Falta de conhecimento? Alguma limitação física?
Em quem ou o que você coloca a culpa? Em alguma dificuldade específica? Em outras pessoas? A falta de resultados? Em Deus? Ao universo?
– “Justo eu, logo agora, sempre comigo, sou azarado, o universo não é generoso comigo, Deus as vezes esquece de mim”. “Se eu fosse mais inteligente, se eu tivesse mais dinheiro”.
Se você costuma usar essas frases. Pare! Nada consegue te impedir, a não ser que você permita.
Quando você transfere a responsabilidade para algo fora de você. Você perde a oportunidade de aprender com aquilo.
Se não der certo, assuma a culpa. Só assim, você consegue aprender e se tornar cada vez melhor para na próxima vez ter mais chances de vencer.
Claro que há situações onde a culpa não é sua. Mas, não as descarte, você também tem a oportunidade de aprender nestes casos.
Quando a culpa é sua, dói mais em você e isso o faz aprender mais profundamente.
– E aí, seja sincero comigo. Como você se comporta quando você se esforça, faz tudo certo, mas as coisas dão errado? Comenta aqui embaixo!
3. Tenha perseverança
Se você acha que não consegue emagrecer, ser mais feliz no seu relacionamento, se dar melhor com as pessoas ou ganhar mais dinheiro, está enganado.
Para melhorar ou conquistar qualquer coisa, antes você precisa acreditar verdadeiramente que é capaz.
– Mas Eric, eu acredito em mim. Sempre trabalhei muito e não tenho dinheiro. Sempre fiz academia, mas não perco peso. Sempre fiz o que pude, mas não me dou bem com alguém.
Eu acredito em você. Mas, se você se identifica com algum desses pensamentos, então talvez você precise ouvir novamente aquela velha metáfora do lenhador.
Um lenhador experiente, de certa idade, foi desafiado por um jovem, aparentemente muito mais forte, para uma disputa: ver quem cortava mais árvores. Então, separaram uma área cheia de árvores, similar para os dois.
O jovem desde o início pegou seu machado e começou a dar machadadas nas árvores. O lenhador mais experiente, sentou em um banquinho.
Alguns minutos depois, o jovem já havia derrubado muitas árvores sem parar. Ele se empolgava mais ao olhar que o velho sempre parava para sentar e descansar.
No final do dia, eles compararam para analisar quem tinha cortado mais árvores. O jovem se surpreendeu ao ver que o lenhador mais experiente tinha cortado muito mais. Daí ele perguntou:
– “Mas, como o senhor conseguiu cortar tantas arvores assim? Mesmo parando tantas vezes para descansar?”.
E lenhador mais experiente respondeu: “Eu não estava descansando meu jovem, estava afiar o meu machado”.
– Entendeu onde eu queria chegar?
Não deixe o insucesso te fazer duvidar da sua própria capacidade. Talvez existam maneiras mais eficientes de fazer.
Reflita sobre isso.
4 Seja mais curioso do que crente
As crenças são coisas que você toma pra você como verdade. Não que seja. Mas, você acredita que é. Logo, você as leva em consideração para tomar decisões.
Elas podem te ajudar ou atrapalhar.
A pessoa que acredita ser capaz de ir para onde quiser, tem uma crença fortalecedora ou impulsionadora. Essa crença a ajuda a correr atrás para conseguir chega a onde ela queira.
A pessoa que acredita que algo é impossível ou não merece algo, tem uma crença limitante. Neste caso, a pessoa é limitada a conseguir o que ela quer.
Por exemplo o dinheiro. A pessoa que acredita que o dinheiro é algo extremamente difícil de conseguir ou que para conseguir é necessário fazer algo errado. Logo, estará criando um limite e provavelmente terá dificuldades em relação ao dinheiro.
Não dê atenção as suas crenças limitantes. Seja mais curioso. Experimente fazer coisas novas.
Suas crenças começarão a mudar. Você começará a ver coisas que não acreditava dar resultado, darem resultado e vice versa.
Desafie-se cada vez mais.
5. Desafie-se cada vez mais
– Sabe aquele momento, quando o seu cérebro parece que torra, de tanto que você se esforçou para resolver alguma coisa?
Então, é exatamente neste momento que seus neurônios criam novas ligações, e faz com que seu cérebro fique mais poderoso.
Os desafios são essenciais para nos fazer refletir e aprender coisas novas. Eles contribuem para o nosso desenvolvimento, mesmo quando perdemos.
6. Tenha um propósito
– Qual é o seu propósito?
Quando te faço essa pergunta, você consegue pensar em algo. Talvez propósito seja uma palavra forte de mais. Podemos trocá-la:
– Qual o seu maior objetivo ou sonho? Qual seu motivo de viver? Onde você quer chegar?
Ter em mente um propósito claro e acreditar que é capaz de alcança-lo. É extremamente importante para te manter motivado e ter a energia necessária para vencer as adversidades do dia a dia.
Sonhe! Se imagine conquistando. Imagine, o quanto será gratificante conquistar isso. Não duvide que você é capaz. Despreze o impossível.
– O que te faz sentir bem? Vestir uma roupa bonita? Estar com pessoas específicas? Ver vídeos motivacionais na internet? Se imaginar tendo o que não tem?
Essas coisas também podem te ajudar a se manter motivado.
Não permita que lembranças ruins te desanime. Ouça músicas que goste. Esteja com pessoas do bem. Tenha um hobbie. Faça o que for necessário, mas mantenha-se motivado a maior quantidade de tempo que conseguir.
Eu publiquei um conteúdo aqui muito bom pra te motivar, sobre a vida do Sylvester Stallone, uma pessoa que nasceu deficiente e extremamente pobre. Ninguém acreditava nele, apenas ele. Hoje, ele é um dos atores mais bem sucedidos do mundo. Vê lá.
7. Seja disciplinado
Quando a motivação estiver baixa e o desanimo começar a surgir. Não é por isso que você não vai fazer o que precisa ser feito e deixar o negativo tomar conta. É neste momento que a disciplina deve entrar.
Quanto mais disciplinado você for, mais energia terá para vencer esses dias.
Uma coisa que vai te ajudar nestes dias são seus bons hábitos. Então, busque desenvolve-los.
– E aí, como está a sua energia? Recentemente você está acordando animado ou já acorda cansado? Comenta aqui.
8. Defina prioridades
Utilize mais a sua energia com ações que te levem em direção ao seu propósito.
Há pessoas que passam tanto tempo fazendo coisas que não levam a lugar nenhum. Se for fazer as contas do tempo, ao longo de 1 ano, é capaz de ter consumido meses.
Assistir novela, fuçar nas redes sociais, falar da vida dos outros, andar pela rua sem rumo, assistir séries, por aí vai. A lista é longa.
– Será que essas coisas contribuem positivamente para que você alcance seu objetivo?
Se a reposta for NÃO, então é interessante você refletir sobre isso.
Não estou dizendo que você não pode fazer essas coisas. Pode. É ótimo ter um hobbie, ajuda a levantar seu astral. Mas, tome cuidado para não se enganar.
Cabe a você definir suas prioridades.
Quanto mais tempo você permanece fazendo coisas que não te levam em direção ao seu objetivo, mais demora para alcança-lo.
– O que você costuma fazer que não contribui em nada para que você alcance seus objetivos? Comenta aqui.
Dica extra: Aproveite a viagem
Foque no futuro, viva o presente, sem esquecer do passado.
Parece complexo né? Vou explicar.
O sucesso não é um marco na linha do tempo, que você atinge quando chega o dia tal. Parece que sim, mas não. quando você chegar lá, vai perceber que a jornada ainda não acabou.
Se você tem um objetivo, mira nele e caminha em direção dele. Então hoje, você está sendo bem sucedido. Ou seja, o sucesso é o processo.
Por exemplo: quando você faz uma viagem de carro com a sua família ou amigos. Se vier um carro atrás e buzinar, a sua atenção se desviará e você olhará para trás. Quanto mais ele buzinar, mais você tende a olhar para trás.
Mas, e se você acredita que está na pista certa, na velocidade certa e não está fazendo nada de errado. Você nem dará bola, seguirá a viagem tranquilo.
Usando este mesmo exemplo. Há pessoas que só se importam em chegar no destino. Só param para abastecer e malemá para ir ao banheiro. Não aproveitam a viagem, não olham a paisagem, não conversam com quem está do lado. O foco está no objetivo.
Esse tipo de pessoa, quando chegam ao destino, estão esgotadas. Talvez nem consiga aproveitar. Na vida não é diferente.
Mais importante do que chegar, é saber aproveitar a viagem, apreciar a paisagem e viver o presente.
A pessoa que foca de mais futuro e esquece de viver o presente, tende a ser mais preocupada e estressada, porque está com a cabeça onde ainda não tem o controle. Isso a faz se perder no meio do caminho. Esta é uma das causas de um dos maiores problemas da atualidade: a ansiedade
Tanto o passado, quanto o futuro podem te atrapalhar se você der muito atenção a eles. Por isso, você precisa saber moderá-los e viver o presente.
– Você conhece alguém que vive mais o passado ou o futuro do que o presente? Manda esse vídeo pra ele.
Me ajude a alcançar mais pessoas com este conteúdo
Se você gostou do conteúdo, compartilhe este post nas suas redes sociais. Juntos podemos alcançar e ajudar mais gente. Conto com você!