Como ser uma pessoa melhor e mudar de vida com a Roda da Vida
Todos os dias nós acordamos, comemos, escovamos os dentes, trabalhamos, fazemos um monte de coisas e dormimos. No outro dia, acordamos de novo e por aí vai. É como na música do filme Rei Leão que diz que nossa vida é um ciclo sem fim. Eu não posso colocar a música aqui devido aos direitos autorais, mas a letra é bastante interessante. Diz que nós passamos pela dor e emoção, pela fé e o amor, até encontrar nosso caminho, em…
Todos os dias nós acordamos, comemos, escovamos os dentes, trabalhamos, fazemos um monte de coisas e dormimos. No outro dia, acordamos de novo e por aí vai.
É como na música do filme Rei Leão que diz que nossa vida é um ciclo sem fim. Eu não posso colocar a música aqui devido aos direitos autorais, mas a letra é bastante interessante. Diz que nós passamos pela dor e emoção, pela fé e o amor, até encontrar nosso caminho, em um ciclo sem fim.
– Tem certeza se está caminhando o melhor caminho?
– Você tem consciência de como anda sua vida hoje?
– Sabe o que precisa melhorar na sua vida?
É isso que nós vamos falar hoje, nesse post.
Se você realmente quer se tornar uma pessoa melhor e melhorar sua própria vida. Então, fica até o final do post. Porque o que eu vou falar aqui, sem dúvidas irá te ajudar. Te garanto que vai valer a pena.
Ah, e o melhor. O que eu vou te ensinar, não só servirá para melhorar sua própria vida, como também de outras pessoas. Ou seja, se você quiser, poderá utilizar esse conhecimento para ajudar os outros.
Como melhorar a minha vida com a Roda da Vida?
A nossa vida é composta por 4 áreas diferentes: pessoal, profissional, relacionamento e qualidade de vida.
– Já ouviu alguém dizer que, enxergar os problemas dos outros é fácil, difícil é enxergarmos os nossos?
Então, é nisso que a Roda da Vida vai te ajudar.
Ela é uma ferramenta que consegue fazer estas áreas se tornarem mais tangíveis.
Ela te ajuda a enxergar melhor a própria vida para que consiga encontrar onde deve melhorar.
Quando você começa a realizar essas melhorias, você tem mais certeza de que está indo no caminho certo. Você potencializa seus resultados e traz o futuro para mais próximo de você.
Muito utilizada por nós coachs. Alguns recomendam usar a Roda da Vida quando você não sabe onde quer chegar, não tem um objetivo claro em mente. Outros, quando sabe onde quer chegar, porém não sabe o que fazer para caminhar até lá.
Maaas, eu recomendo usar em qualquer momento. Inclusive agora. Já se prepara para começar a fazer a sua aí. Se precisar, leia novamente.
Como fazer a minha Roda da Vida?
Pra facilitar sua vida, eu criei um PDF que tem uma Roda da Vida em branco para você preencher. O link vou deixar AQUI.
Se não quiser imprimir, então desenhe. Vou colocar uma imagem aqui. Mas, insisto que baixe o PDF, porque vamos precisar dele depois.
Como você pode ver, a Roda da Vida é composta por aquelas 4 áreas que eu expliquei anteriormente. Cada área tem 3 aspectos a serem analisados. No total são 12 aspectos da sua vida. Para preenche-la, é necessário atribuir uma nota, de 1 a 10, para cada um.
* 1 é praticamente nada, impraticável, inviável, inexistente. É quanto você está completamente insatisfeito. Não tem como piorar.
* 10 é excelente, o máximo possível que alguém poderia alcançar. É quanto você está completamente satisfeito. Não tem como melhorar.
Mas, calma! Não sai preenchendo já não, porque se você responder tudo correndo e terminar em 2 minutos, a efetividade vai ser muito pequena.
No PDF que eu criei, tem algumas perguntas referentes a cada aspecto da sua vida. Se ainda não baixou, o link vou deixar AQUI.
Leia as perguntas, uma a uma e pense bem antes de dar a nota. Quanto mais profundo conseguir refletir, melhor.
Por exemplo:
Na área “Pessoal”, tem o aspecto “Saúde e disposição”. Então, vai lá no PDF, reflita sobre as perguntas referente a este aspecto e depois atribua uma nota de 1 a 10.
Depois, na área “Pessoal”, tem o aspecto “Desenvolvimento intelectual”. Novamente, reflita sobre as perguntas referente a este aspecto e atribua a nota.
Por aí vai. Até terminar a sua Roda da Vida e ficar parecida com essa aqui.
Como analisar a minha roda da vida
Agora que você já fez a sua. Chegou a hora de analisa-la para encontrar os aspectos que você precisa ou queira melhorar. Então, olhe para a sua Roda da Vida e pense:
– Quais aspectos você acha que precisam melhorar? Por que?
Eu recomendo fortemente que você busque melhorar onde a sua nota é menor. Porém isso é decisão sua.
Se escolher melhorar onde já é bom, uma hora perceberá que não tem como escapar dos aspectos da sua vida que estão piores. Então, quanto antes investir neles, menos tempo irá perder.
– Ah Eric, mas a minha pior nota é na “Família”. Eu não falo mais com eles. Não tem como melhorar esta nota.
Será? Pensa bem. Eu poderia até fazer um outro post para te provar o contrário.
Já vi casos onde um simples telefonema, fez a pessoa se sentir tão orgulhosa de si própria que pouco tempo depois já conseguiu subir várias notas de uma vez.
Mas, algumas pessoas não conseguem dar valor a alguns aspectos da própria vida. Tudo bem. Isso acontece porque realmente acreditam que não precisam daquilo para terem uma vida em equilíbrio e feliz.
Se você chegou à conclusão de que precisa melhorar onde não possui a pior nota, então te convido a refletir mais um pouco:
– Você acredita verdadeiramente que consegue ter uma vida equilibrada, deixando aspectos da sua vida de lado?
– Se você melhorar onde já é bom, irá prejudicar outros aspectos?
– Se você melhorar os aspectos com as piores notas, é possível também melhorar os outros?
Se mesmo assim estiver querendo melhorar onde já é bom ou estiver com dificuldade em encontrar onde precisa melhorar. Faça o seguinte: esqueça que a Roda da Vida, que você preencheu, é sua. Finja que é de outra pessoa, um desconhecido. E, avalie novamente. Desta forma fica mais fácil enxerga-la, sem julgá-la.
Depois que você avaliar a sua Roda da Vida, volte aqui nos comentários e me conte como foi. Teve algo que te surpreendeu? Talvez, seu comentário motive outras pessoas.
E, para você que ficou até o final do post, eu preparei uma dica extra. É uma dica que vai fazer toda a diferença porque só os fortes ficam até o final, você merece.
Dica extra: comece a agir a partir de agora!
Você já entendeu como funciona a Roda da Vida. Identificou as áreas da sua vida que precisa melhorar. Mas, e agora, o que você vai fazer para melhorar?
A dica é a seguinte.
Escolha 1 aspecto que você identificou que precisa melhorar. Se estiver muito motivado, escolha 2 ou no máááximo 3. Não queira ajeitar sua vida toda de uma vez, porque senão o risco de se estressar e desanimar é maior.
Para encontrar as ações que você pode começar a pôr em prática para começar a mudar de vida, você deve refletir sobre estas perguntas, que são em relação aos aspectos da sua vida que você escolheu para melhorar:
– Como você pode melhorar sua satisfação com os aspectos escolhidos?
– O que você ainda não faz, que pode fazer?
– O que é o certo a ser feito, que ao fazer, melhorará?
– O que as pessoas esperam que você faça?
– Se você fosse outra pessoa, e fosse dar uma dica pra você mesmo, que dica você daria?
– Quais conhecimentos você tem, que não utiliza e que pode começar a utilizar?
Se você não conseguiu pensar em nenhuma ação, vou dar alguns exemplos:
– Eu serei mais paciente com a minha esposa ou marido.
– Eu direi mais “bom dia” e “obrigado” para as pessoas.
– Eu voltarei do trabalho 30min mais cedo para ficar mais com minha família.
– Eu lerei um trecho da bíblia antes de ir dormir.
– Eu assistirei mais vídeos no Youtube sobre inteligência emocional.
– Eu diminuirei a quantidade de bobeira que eu como.
– Eu vou beber e fumar um pouco menos a partir de agora.
Você viu? São coisas que não são tão complicadas assim. Só ter força de vontade que você consegue colocar em prática.
Então é isso!
Você fez sua própria a Roda da Vida. Conseguiu enxergar melhor sua própria vida. Encontrou pontos onde precisa melhorar. Pensou nas ações, para começar a mudança. Agora é só agir.
Depois de um tempo, faça novamente. Você vai ver que sua vida vai começar a mudar, para melhor. Vai perceber também que o equilíbrio entre as áreas te ajudar a alcançar sua capacidade máxima.
Obrigado por ler o post até o fim. Semana que vem sai conteúdo novo, se você realmente quiser melhorar sua vida, volte aqui para acompanhar.