Crescer no Youtube é sorte ou habilidade?
Será que dependemos da sorte para crescer no Youtube? Veja as opiniões de alguns dos maiores Youtubers do mundo e aprenda quais são as duas coisas essenciais para crescer no Youtube.
Será que dependemos da sorte para crescer no Youtube? Veja as opiniões de alguns dos maiores Youtubers do mundo e aprenda quais são as duas coisas essenciais para crescer no Youtube.
Criar script, gravar vídeo, editar, postar. Sabemos que essas coisas dependem da sua habilidade, tanto é que ninguém cria conteúdo exatamente igual, pois cada pessoa possui habilidades diferentes. Por outro lado, os vídeos pegarem visualizações, o número de inscritos crescer e ganhar dinheiro pelo Youtube. É sorte?
Eu vou te explicar em detalhes sobre isso, inclusive de mostrarei o que alguns dos maiores Youtubers do mundo falam sobre. Mas, antes de ser influenciado pelo conhecimento que compartilharei aqui com você, por favor pense na resposta dessa pergunta:
– O quanto você acredita que crescer no Youtube é sorte ou habilidade?
Criar conteúdo no Youtube pode dar dinheiro
O Brasil está em terceiro lugar no ranking dos países com mais usuários cadastrados no Youtube.
Com tanta gente assistindo vídeos no Youtube e com a possibilidade de ser pago pelas visualizações dos vídeos. Isso chama a atenção e faz com que muita gente queira criar conteúdo no Youtube para ganhar dinheiro.
Segundo pesquisas: 30% das crianças de 8 a 12 anos querem ser criadores de conteúdo (YouTuber, blogueiro o influenciador).
Youtuber tenta provar que cresce no Youtube é 100% habilidade
Tem um Youtuber americano que se chama Ludwig. Seu canal tem 5,6m inscritos.
Ele se dedicou a provar que crescer no Youtube é absolutamente habilidade.
Criou um canal do zero, sem aparecer e sem usar a própria voz. Estava muito confiante de que suas habilidades fariam o vídeo pegar 1 mil visualizações no primeiro dia que até disse que se isso não acontecesse excluiria o seu canal principal (com milhões de inscritos).
Acredite ou não, ele conseguiu, inclusive teve centenas de likes, comentários e inscritos em apenas 1 dia.
Vou te explicar como ele fez isso já já.
Vários outros Youtubers grandes entraram na onda e fizeram o mesmo. Alguns também conseguiram e outros floparam.
Meu primeiro canal no Youtube não cresceu
O fato é: alguns conseguem crescer no Youtube rapidamente, outros não.
Eu por exemplo, tive um canal que não cresceu apesar de eu ter me dedicado em todos os aspectos (script, gravação, edição, título, thumb, divulgação, etc).
Eu pensava que se eu continuasse persistindo e melhorando a cada vídeo, uma hora o algoritmo do Youtube entenderia sobre o que eram meus vídeos e mostraria eles para pessoas que tem interesse no assunto e com isso meu canal iria crescer. Mas, não foi isso que aconteceu.
Por 2 anos eu me dediquei naquele canal, estudei muito.
Eu falava sobre autoconhecimento, como funcionava a nossa mente, como controlar os pensamentos. Era um canal de desenvolvimento pessoal.
Meus vídeos não pegavam visualizações. Alguns tinham tão poucas visualizações, tipo 20, que eu chegava a sentir vergonha e mudava o vídeo para “não listado”.
Daí você vê vários youtubers criando canais do zero e crescendo em questão de dias, muitos com um conteúdo que não agrega nada (tipo limpando a casa) você se sente um inútil. Isso é muito frustrante.
Como Ludwig fez para crescer um canal no Youtube, do zero?
Como disse, Ludwig conseguiu fazer seu canal ter centenas de seguidores em apenas um dia e com apenas 1 vídeo. Vou te contar como.
Para esse vídeo, ele mesmo escreveu o roteiro. Só que:
1. Ele pagou uma pessoa para narrar o script que ele criou.
2. Ele pagou uma pessoa para editar o vídeo.
3. Ele pagou por uma divulgação no primeiro dia.
No total ele gastou 600 dólares. Pra nós isso equivale a uns 3 mil reais.
Não são todos que tem 3 mil reais e a coragem de gastar em apenas 1 vídeo.
A importância do algoritmo para crescer um canal no Youtube
Tem um fato muito interessante aqui que faz toda a diferença para crescer um canal no Youtube.
No primeiro dia ele teve 1600 visualizações, que vieram do investimento que ele fez. Porém ons próximos dias o vídeo teve ainda mais visualizações.
Isso aconteceu porque o algoritmo do Youtube entendeu quem eram as pessoas que assistiram o vídeo no primeiro dia. Ou seja, entendeu quem era o público do vídeo. Com isso, passou a mostrar o vídeo para pessoas similares. Essas pessoas também assistiram o vídeo e o Youtube entendeu que o vídeo era bacana, então mostrou para mais pessoas ainda chegando a 11.6k views no quarto dia
As pessoas que vieram pela divulgação que ele fez foram apenas 14% do total de visualizações que ele teve até o quarto dia. A grande maioria veio de maneira orgânica.
Se ele quisesse continuar postando vídeos, com a mesma qualidade e sobre o mesmo tema, não tenha dúvida de que o canal continuaria crescendo e ele começaria a ganhar dinheiro.
Ele conseguiu construir uma outra carreira para ele no Youtube com 1 script que ele criou e mais 600 dólares.
Eu não acho que Ludwig tenha conseguido provar que crescer no Youtube é 100% habilidade. Mas, sem querer ele acabou provando que para crescer no Youtube precisamos fazer o algoritmo entender quem é o público do vídeo (pessoas que assistem o vídeo).
Enquanto o algoritmo não entender exatamente quem é o público, mostrará o vídeo para pessoas aleatórias, que não assistirão. Com isso, o vídeo terá taxa de clique e retenção baixas. Consequentemente o canal demorará para crescer, se crescer, mesmo que os conteúdos sejam realmente bons.
Se os conteúdos não forem bons, as pessoas não vão assistir mesmo que pertençam ao público e o vídeo não pegará visualizações.
No meu canal antigo, meus vídeos não pegavam visualizações, mas meu conteúdo era bom, sei disso porque frequentemente recebia feedbacks das pessoas que assistiam.
Insisti naquele canal por 2 anos porque eu não dependia exclusivamente dele para viver, tinha outras coisas que eu fazia. Até que eu passei por uns problemas de saúde que me impediram de criar novos vídeos e o canal ficou parado por 1 mês.
Não só meu canal, mas todas as minhas redes sociais.
Aí nessa época eu meio que liguei o foda-se pra tudo e criei um canal novo, para eu fazer o que eu amo que é ajudar as pessoas e conversando sobre coisas que eu gosto: internet, Youtube, criação de conteúdo, sucesso, prosperidade, Deus.
Se você se identifica com esses assuntos, então te convido a se inscrever aqui no canal. Com certeza vamos nos dar bem, porque eu não meço esforços aqui.
Sentir que estou ajudando as pessoas é a minha maior felicidade. Quando vejo um comentário positivo de vocês fico muito feliz.
Eu não estava disposto a investir 600 dólares, mas estava disposto a dar o meu melhor, fazendo vídeos de qualidade e dar tempo ao tempo até o algoritmo entender quem é o público dos vídeos.
O primeiro vídeo do meu canal novo no Youtube
Meu primeiro vídeo eu publiquei em 12 de outubro de 2023.
Expliquei se ser rico é pecado. Se precisa fazer algo errado para ganhar dinheiro e o que a Bíblia diz sobre isso, independente de religião.
Me senti muito orgulhoso depois que publiquei aquele vídeo, porque senti que foi o melhor vídeo que publiquei na minha vida. E, depois dele, cada vídeo que eu publico tenho essa mesma sensação.
Hoje, nesse canal que não tem 3 meses eu já estou quase passando em número de visualizações do meu canal antigo, de maneira orgânica.
Estou recebendo vários comentários de pessoas elogiando meu conteúdo e até já vieram 2 pessoas interessadas em me contratar para editar o vídeo delas. Sinal de que estou indo pelo caminho certo.
Com certeza ainda tenho muito a melhorar. Na verdade, só estou começando. Sem dúvida, cada vídeo que eu fizer será melhor do que o anterior.
Se eu não tivesse tido um canal antes, minhas chances de crescer no Youtube hoje seriam muito menores. Ter “fracassado” me fez evoluir algumas habilidades que me são necessárias hoje, me fez depender menos da sorte para crescer um canal no Youtube.
Crescer no Youtube! Quanto é habilidade e quanto é sorte?
Eu acredito que a habilidade não é 100% do que uma pessoa precisa para crescer no Youtube, mas é o mais importante, chegando quase a 100%. Inclusive alguns dos maiores youtubers do mundo concordam comigo:
Obs: no vídeo acima, você pode ver alguns dos maiores youtubers (Mr Beast, Airrack, Ryan) dizendo quanto eles acreditam ser sorte ou habilidade.
Tem pessoas que conseguem crescer no Youtube sem entender nada do que está fazendo, mas por sorte ela acaba sendo uma pessoa habilidosa. Nesse caso, as chances são que ela não conseguirá permanecer crescendo. E, se por algum motivo ela perder o canal e tiver que começar de novo, ela não vai conseguir.
Então, não vale a pena contar com a sorte. Vale a pena buscar evoluir as habilidades, pois serão elas que vão fazer a pessoa conseguir produzir um vídeo que as pessoas gostem de assistir e que algoritmo do Youtube mostre a cada vez mais pessoas.
Se você quer crescer no Youtube, recomendo que você acesse esse conteúdo aqui para aprender os truques que os Youtubers usam para fazer os canais deles crescerem.
É isso, até o próximo conteúdo, fica com Deus.