Cuide da saúde para evitar estresse no dia a dia
Seu sistema imunológico, quando está ruim, te incentiva a ser mais estressado, da mesma maneira que quando você está estressado, incentiva seu sistema imunológico a piorar. Uma coisa puxa a outra. Então, atenção redobrada aqui! É interessante você procurar um nutricionista, é óbvio. Mas, já te adianto que ele vai te falar para consumir a quantidade ideal de água, vitaminas e minerais; equilibrar o consumo de carboidrato, proteína e gordura; evitar nicotina e álcool; controlar bem a cafeína e também…
Seu sistema imunológico, quando está ruim, te incentiva a ser mais estressado, da mesma maneira que quando você está estressado, incentiva seu sistema imunológico a piorar. Uma coisa puxa a outra. Então, atenção redobrada aqui!
É interessante você procurar um nutricionista, é óbvio. Mas, já te adianto que ele vai te falar para consumir a quantidade ideal de água, vitaminas e minerais; equilibrar o consumo de carboidrato, proteína e gordura; evitar nicotina e álcool; controlar bem a cafeína e também o carboidrato de alto índice glicêmico (ex: açúcar e chocolate). Este tipo de carboidrato (alto IG) mexe bastante com sua produção de insulina e se não tomar cuidado pode te desmotivar e piorar seu estresse.
Evite ficar muito tempo sem comer, porque, para quem não está acostumado, estressa o sistema imunológico.
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
Durma bem e descanse
Dormir bem, que os especialistas recomendam, é acima de sete horas. Porém, algumas pessoas dormem menos do que isso e está beleza. Então, identifique aí quanto que é dormir bem para você.
Para mim, se eu dormir menos que sete horas, fico o dia todo cansado. E, se fizer isso vários dias seguidos, realmente fico mais estressado.
Por padrão, se esforce aí, se programe para dormir mais do que sete horas. Ah, dormir picado não vale, tem que ser um sono de qualidade.
Para que isso aconteça, uma coisa que você pode fazer é apagar todas as luzes da casa, porque o escuro ajuda a aprofundar o sono devido a melatonina. E, diminuir o barulho, pois também atrapalha no sono.
Antes de dormir não mexa no celular. É bom evitar luzes, principalmente as mais fortes. Dá para você ler um livro, fazer alguma atividade tranquila ou talvez assistir um filme com a tela escura e longe da televisão. Essas atividades são boas para baixar o seu nível cerebral, porque quando você deita seu cérebro está no nível alto (pensando um monte de coisas) e você demorará para dormir. Então, se você conseguir baixar seu nível cerebral terá mais facilidade em dormir.
Programe-se para descansar durante o dia. Às vezes nós temos um monte de coisa para fazer e quando paramos para descansar não nos sentimos à vontade, até pensamos assim “poxa vida, estou cheio de coisa para fazer e descansando aqui”. Só que, se você descansar voltará descansado e será mais produtivo, então vale a pena.
Não se sinta mal por estar descansando.
Ocupe sua mente
Essa dica é rápida né? Não preciso nem falar muita coisa. Kkk
A pessoa que tem muito tempo para pensar, acaba pensando merda. Falo isso por mim. Há algum tempo atrás, quando eu tirava uma tarde para descansar (no final de semana por exemplo) e ficava ocioso (sem ter nada para fazer): eu não conseguia! Meu cérebro ficava pensando várias coisas, porque eu sabia que tinha um monte de responsabilidade para fazer, ficava me cobrando e acabava me estressado mais ainda. Depois que eu aprendi a lidar com isso a utilizar meu tempo livre para viver o presente e realmente descansar, aí sim me ajudou a diminuir o estresse.
Então, se você identificou que quando fica ocioso, começa a ficar mais estressado: mantenha a sua mente ocupada.
Não crie expectativas
Se você está esperando algo acontecer, alguém mudar ou age esperando algo em troca. Então, está pedindo para se decepcionar, se estressar.
Diante a mesma situação, duas pessoas têm visões totalmente diferentes. Pode ser, é claro, que pensem de maneira similar, principalmente se conviveram juntos por muito tempo e até agem de maneira semelhante. Porém, não é certeza que possuem visões similares.
O valor que você dá ao relacionamento com uma pessoa, pode ser diferente ao valor que essa pessoa dá. As pessoas pensam diferente.
Não tem como você querer exigir e esperar da outra pessoa algo que você queira ou algo que você acha interessante para ela. Às vezes o que é interessante para você não é interessante para ela e vice-versa.
É melhor você não esperar por alguma coisa e correr o risco de se surpreender, do que esperar e correr o risco de se decepcionar.