Empatia a arte de se colocar no lugar do outro – Movimento dos olhos (MPO)
Acontece com você, de conversar com as pessoas e elas se distraírem, comentarem algo nada a ver com o que você está falando ou não se sensibilizar com seus sentimentos? Como se fosse uma falta de conexão entre vocês? Isso daí acontece devido a empatia. Para que as pessoas deem a você a atenção que você quer, primeiro você precisa gerar empatia, ou seja, conectar-se a elas. O tom da sua voz, seus gestos, suas expressões e principalmente seus olhares…
Acontece com você, de conversar com as pessoas e elas se distraírem, comentarem algo nada a ver com o que você está falando ou não se sensibilizar com seus sentimentos? Como se fosse uma falta de conexão entre vocês?
Isso daí acontece devido a empatia.
Para que as pessoas deem a você a atenção que você quer, primeiro você precisa gerar empatia, ou seja, conectar-se a elas.
O tom da sua voz, seus gestos, suas expressões e principalmente seus olhares são essenciais para conseguir gerar empatia.
Nossos olhos são excelentes comunicadores. Muitas vezes eles dizem até mais do que as palavras que saem da nossa boca.
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
Gere mais empatia, através do movimento dos olhos da outra pessoa
Quando conversamos com uma pessoa, nossos olhos conseguem transmitir nossos sentimentos e pensamentos as vezes muito melhor do que qualquer outro meio de comunicação: palavras, gestos, expressões, tom da nossa voz, entre outros.
Enquanto escrevo este post, meus olhos se movem para lugares diferentes conforme meus pensamentos.
Os movimentos dos nossos olhos, possuem alguns padrões, que nos auxiliam a identificar o que a outra pessoa está sentindo ou pensando.
Por isso que os jogadores de Poker usam óculos escuros. Para tentar esconder ao máximo suas expressões.
– Você sabia que de acordo como a pessoa pensa, o olhar dela muda?
Por exemplo, se você está conversando com uma pessoa e ela olha várias vezes para cima, significa que ela é uma pessoa que imagina bastante, constrói imagens do que vocês estão conversando na própria mente. Como se os pensamentos dela fossem imagens.
Agora se ela olha mais para baixo, é porque ela tem mais facilidade em sentir o que vocês estão conversando. Este tipo de pessoa possui os sentimentos mais aflorados. Se magoa com mais facilidade, mas também pode ser mais fácil de faze-la ficar animada.
E, se a pessoa mantém o olhar sempre na minha do horizonte, é porque ela dá mais atenção aos sons, ao tom da sua voz.
Ciente desta diferença que temos na maneira de pensar e nos comunicar. Ao conversar com uma pessoa, é muito interessante conseguirmos identificar isso nela, para que consigamos nos adaptar a ela.
Quanto mais sincronizado você está com a outra pessoa, mais à vontade ela irá ficar.
Igual em um primeiro encontro. Se um está à vontade e o outro nervoso, então a conexão vai ser mínima. Neste caso a pessoa que está mais à vontade tem que se assemelhar ao outro, senão só vai deixa-lo ainda mais nervoso. Depois que se conectam, a conversa flui.
Isso se chama empatia!
De modo geral, a empatia, nada mais é do que adaptar-se à pessoa. É se movimentar conforme os movimentos dela. Sentar, em uma posição similar a dela, usar um tom de voz parecido, falar na mesma velocidade, olhar para os mesmos lugares, por aí vai.
Empatia é se colocar no lugar do outro. Pensar da maneira que ele pensaria. Dividir a mesma energia.
Pra mim, é importante saber gerar empatia, porque como Coach tenho que conseguir gerar o máximo empatia possível ao sentar diante da outra pessoa. Se eu não consigo fazer isso, então a pessoa não fica à vontade, o assunto não flui e o meu trabalho vai por água a baixo.
As pessoas, preferem conversar com outras semelhantes a ela.
Como disse, a pessoa que olha mais para cima e imagina mais. É interessante você conversar com ela de maneira que a faça imaginar:
– Você consegue visualizar o que eu estou falando? Como você enxerga isso no futuro? Como é a sua visão sobre aquele assunto? Veja bem o que eu vou dizer agora…
A pessoa que dá mais atenção aos sons. Para ter mais conexão com ela, leve ela para um ambiente mais tranquilo, sem muito barulho. Tome cuidado com o tom da sua voz. Incentive-a a ouvir:
– Você lembra do que foi dito? Você consegue ouvir ele falando isso? O que me diz sobre aquilo que conversamos?
A pessoa que tem mais facilidade em sentir. É interessante você conversar com ela de maneira que a faça sentir:
– Como você se sente em relação a aquilo? Qual será sua sensação, quando conseguir assinar aquele contrato?
Parece bobo no início. Mas depois que você começa a dar mais atenção a isso, você vai perceber que muitas dessas coisas que eu falei você já faz automaticamente sem perceber.
Quanto mais você fizer, mais vai conseguir se conectar a outra pessoa e ter um papo mais profundo.
– Como você se comunica melhor? Imaginando, ouvindo ou sentindo o que a outra pessoa está dizendo? Já parou para pensar nisso? Comenta aí!
A importância do olho no olho
Eu estou aqui conversando com você, olhando no seu olho.
– Se eu conversar com você olhando para a sua orelha, é estranho não é?
– E se eu olhar para baixo? Fica pior ainda, não fica?
Parece que o que eu estou falando fica menos interessante. Perco a confiança.
A pessoa que é tímida, ela tem mais dificuldade em olhar nos olhos. Elas olham muito para baixo e isso as faz transmitir uma sensação de falta de confiança, medo.
Quando eu olho nos seus olhos, parece que o assunto fica mais interessante. Parece que eu fico mais sincero. Não é mesmo?
Se existir um produto, magnífico, mas o vendedor o oferecer a você olhando para baixo. Sem dúvidas, você vai ficar na dúvida se o produto realmente é bom. Agora, se ele olhar no fundo dos seus olhos, lá na sua alma, é muito mais provável de você querer comprar.
Claro que há pessoas que preferem que não olhemos nos olhos dela. Se sentem incomodadas, como se estivéssemos invadindo o espaço delas. Mas, de modo geral, olhar no olho é mais eficiente para conseguir se conectar a outra pessoa.
Olhar no olho transmite confiança e sinceridade.
Deixa eu te perguntar uma coisa:
– A pessoa que mente, você acha que ela olha mais ou menos no seu olho do que a pessoa que fala a verdade?
Kkk. Acredite ou não, já foi provado através de pesquisas que a pessoa que mente tende a olhar mais nos seus olhos, por 2 motivos:
1. Ele olha mais nos seus olhos porque quer passar mais confiança na história falsa que está contando.
2. Ele precisa olhar mais nos seus olhos para identificar se você está acreditando ou não nas histórias dele.
– Interessante?
Se você está me assistindo aqui, mas não está olhando no meu olho. Talvez seja porque não está muuuito interessado no que eu estou dizendo, ou está fazendo alguma outra coisa aí. Independente de qual seja o motivo, quando você não olha no olho da pessoa que está falando com você, você perde grande parte da comunicação que ela está te fornecendo.
Se você assiste aulas online, ao olhar nos olhos do professor, as chances são maiores de absorver melhor o conteúdo.
Por isso que tendemos a olhar nos olhos da pessoa quando estamos interessado no que ela está dizendo. E, isso é automático. Não percebemos. É um reflexo do nosso cérebro.
Olhando no olho você consegue perceber, que as vezes a pessoa está conversando com você de maneira simpática, sorrindo, te tratando super bem. Mas, o olhar dela está triste, cansado e te dizendo “Poxa, não queria estar aqui hoje”.
Outro motivo legal para você olhar nos outros da pessoa é que fica mais fácil de perceber se o que ela está te falando realmente aconteceu ou ela está inventando história.
– E aí, você costuma olhar nos olhos da pessoa enquanto conversa? O que você está transmitindo no seu olhar?
Aprenda a identificar se a pessoa está se lembrando ou inventando história
– Tente se lembrar: quantas janelas tem na sua casa?
– Enquanto pensava, você olhou para a esquerda?
Se você realmente pensou na resposta para a minha pergunta, então você olhou para cima e para a esquerda.
Olhar para cima, é um movimento inconsciente que seus olhos fazem. É um reflexo do cérebro que acontece quando você está construindo imagens na própria mente, imaginando. E, para a esquerda, significa que está buscando imagens do passado, lembranças.
Então, se você olhou para cima e para a esquerda, significa que você buscou no seu cérebro as imagens da sua casa e saiu por ela contando as janelas. kkk
Se você não olhou, é porque você já sabia a quantidade de janelas e não precisou sair contando ou chutou um número.
Quando nós sabemos a resposta de bate pronto, nosso olho nem se mexe, apenas falamos o que vem na mente. Mas, quando há um pensamento, o olho se move automaticamente para uma direção.
Quando você olha para a ESQUERDA, é porque está lembrando.
Quando você olha para a DIREITA, é porque está criando.
Se você fizer uma pergunta para uma pessoa e ela olhar para a esquerda, significa que ela está lembrando do que está dizendo. Está acessando a própria memória. Mas, se ela olhar para a direita, é porque criando a resposta.
– Interessante, não?
Tem mais detalhes, mas o mais importante é isso. Se quiser saber mais sobre o movimento dos olhos, isso se chama MPO (Movimento Provável dos Olhos).
– E aí, bora investigar os olhares das pessoas? Virar o Sherlock Holmes?
Extra: Desconecte outra pessoa de sentimentos ruins
Se a pessoa estiver curiosa ou muito interessada no que você está dizendo, ela tende a olhar mais nos seus olhos.
Mas, se ela não olha nos seus olhos, não quer dizer que não esteja prestando a atenção ou desinteressada. Muito menos faltando com respeito.
Dependendo do sentimento que a pessoa está no momento, o contato visual muda. Por exemplo, se ela se sentir intimidada, com raiva ou desconfortável, tenderá a olhar menos nos seus olhos, durante a conversa.
Também pode ser que ela esteja se lembrando de fatos do passado dela ou imaginando alguma coisa para te dizer. Com isso ela desviará o olhar e dificilmente ela permanecerá por longos momentos olhando nos seus olhos.
Se você tem a mania chamar a atenção da pessoa para que ela olhe nos seus olhos enquanto vocês conversam. Então precisa saber que quando a outra pessoa é forçada a mudar o olhar de direção, a imaginação ou sentimento dela é quebrado. E, isso pode afetar negativamente na comunicação entre vocês.
Por exemplo: a mãe que dá uma bronca no filho e logo ele olha para baixo. Significa que ele está entrando em um sentimento, talvez esteja ficando triste, magoado, chateado ou arrependido.
– “Olha pra mim enquanto eu estiver falando com você!”
Quando a mãe obriga o filho a olhar pra ela, quebra este sentimento que o filho está no momento. E, eu acredito que não é isso que a mãe quer. Ela quer é que ele realmente se sinta arrependido. Então, neste caso pode ser interessante deixa-la olhando pra lá.
E aí, você tem esse costume ou conhece alguém que costuma falar para olhar nos olhos? Comenta aí!
E aí, gostou do conteúdo?
Eu preciso da sua ajuda pra fazer esse conteúdo chegar a mais pessoas. Para me ajudar, é só compartilhá-lo nas suas redes sociais. E, para acompanhar mais conteúdos como este, se increva no meu canal no Youtube.
Ficou com alguma dúvida?
Deixe aqui nos comentários que eu mesmo te respondo pessoalmente.