Eu destruí meu canal no YouTube
Estava tudo indo bem, meus vídeos estavam pegando visualizações e meu canal estava crescendo. Mas, fiz uma coisa que destruiu meu canal no YouTube.
Ele estava indo bem, tendo em média 90 inscritos por dia por dia. Mas, teve uma coisa que eu fiz que prejudicou muito o desempenho dos meus vídeos. Agora, meu canal está malemá conquistando 15 inscritos por dia.
Eu vou te contar o que eu fiz que destruiu o meu canal e como é possível resolver esse problema porque pode ser que você também esteja passando por isso. Se for o caso, é necessário resolver para que o seu canal possa crescer.
Destruí o meu canal no YouTube
Há algum tempo atrás minha vida era bem diferente. Eu tinha uma empresa de software e trabalhava dentro de um escritório.
Eu queria ser um empresário de sucesso, tanto é que passei mais de 10 anos me preparando pra isso. Poucos sabem, mas eu sou formado com Analista de Sistemas e especialista em Gerência e Inteligência de negócios, além de outras formações.
Ser Youtuber nunca tinha passado pela minha cabeça. E, sendo bem sincero, eu não gostava de aparecer na internet. O máximo que fazia era postar algumas fotos no Instagram as vezes.
Hoje, meu canal está com 11 mil inscritos, eu ganho um dinheirinho com a visualização dos vídeos, com o meu blog, com a mentoria onde eu ajudo outros youtubers a monetizar o canal.
Até 2 meses atrás estava tudo indo bem. Meus vídeos estavam pegando visualização, as pessoas estavam comentando em peso e o meu canal estava crescendo constantemente. Porém, foi aí que eu fiz uma coisa que destruiu meus resultados.
Mudei de estratégia para crescer no YouTube
Eu mudei a minha estratégia de crescimento no YouTube.
Antes, meus vídeos eram para ajudar pessoas que estão começando a criar conteúdo (com foco no YouTube). Eu falava sobre como crescer no YouTube, dava exemplos de youtubers de sucesso, explicava sobre como funciona o algoritmo e essas coisas.
Agora, são para ajudar pessoas que estão buscando enriquecer (com foco em quem cria conteúdo). Então, eu falo sobre temas mais amplos, que não necessariamente tem relação com o YouTube.
Se você se interessa por esses assuntos, se inscreva no meu canal e ative as notificações para não correr o risco de perder os próximos vídeos.
Essa mudança de foco prejudicou muito o desempenho do meu canal. No entanto, isso foi uma escolha que eu fiz para aumentar o potencial de crescimento a longo prazo.
Se eu continuasse seguindo a mesma estratégia, certamente continuaria crescendo. Porém, dificilmente eu chegaria a 1 milhão de inscritos e se chegasse ainda sim meus vídeos teriam poucas visualizações.
Te digo isso porque eu pesquisei. Os maiores canais brasileiros que falam sobre o YouTube, são antigos, que conquistaram inscritos a muitos anos e grande parte desses inscritos já nem se lembram mais que estão inscritos. Esses canais malemá pegam 100 mil visualizações a cada vídeo.
Por outro lado, existem canais novos, com milhões de inscritos e que pegam milhões de visualizações a cada vídeo. Porém, são canais de outros nichos, nichos maiores, que tem mais gente (público maior).
Todos os canais, estão limitados ao tamanho do nicho que pertencem.
Por exemplo: existem muito mais pessoas interessadas em assistir vídeos sobre “as pessoas mais ricas do mundo” do que “os maiores Youtubers do mundo”.
Por isso eu optei por mudar de nicho, para que mais pessoas possam assistir meus vídeos.
Para mim, faz mais sentido, produzir 1 vídeo para um nicho maior do que 10 para um nicho menor.
– Entende? Pra você faz sentido isso? Me diga nos comentários.
O Mr Beast, o maior Youtuber do mundo, está em um nicho super amplo (entretenimento). Praticamente qualquer pessoa com acesso ao YouTube pode se interessar em assistir seus vídeos. E, é por isso que ele é tão grande.
Eu publiquei um vídeo que validou exatamente isso que eu te disse: o vídeo do Zeus. Esse, fiz para um público maior. Não por acaso, ultrapassou 600 mil visualizações.
– Mas, se eu mudei para um nicho maior, não era para meus vídeos estarem pegando mais visualizações? Ou, em um nicho maior é mais difícil de pegar visualizações?
Por que o alcance do meu canal caiu?
O alcance do meu canal despencou quando eu optei por mudar de nicho por dois motivos:
1. Algoritmo do YouTube
As pessoas que pertencem ao meu nicho antigo não se interessam muito em assistir meus vídeos novos. Isso inclui boa parte dos meus inscritos. Então, sempre que publico um novo, elas não assistem. Com isso, a “taxa de clique” e “retenção” ficam baixos e algoritmo do YouTube entende que meu vídeo é ruim, limitando o alcance.
O fato é: meus vídeos não vão estourar a bolha até o algoritmo entender que eu mudei de nicho e começar a mostrar para pessoas que pertencem ao meu novo nicho.
Para isso acontecer eu preciso gerar dados ao YouTube: produzindo mais vídeos com scripts, títulos, descrições e tags muito bem feitas.
2. Concorrência no YouTube
O segundo motivo que fez o alcance do meu canal despencar é a concorrência.
Em um nicho maior, a concorrência por espaço é maior, pois existem mais criadores de conteúdo.
Para eu passar na frente desses criadores, preciso criar vídeos “melhores” que eles, com thumbs mais chamativas, títulos mais curiosos, gancho mais forte, script melhor estruturado, edição mais dinâmicas, entre outros detalhes.
Podemos dizer que quanto maior o nicho, mais difícil é de fazer os vídeos pegarem visualizações, devido a concorrência. Porém, depois que “acertamos a mão” e começamos a pegar visualizações, o potencial de crescimento é maior.
Pra mim, não tem problema ser mais difícil, eu quero estudar, aprender, evoluir e estou disposto a fazer isso acontecer.
Eu acredito que “a maneira melhor de aprendermos algo, é nos desafiando”, então vamos pra cima.
Tenho certeza que Deus está me abençoando e logo estaremos comemorando que o canal chegou a 1 milhão de inscritos.
Se você quiser me ajudar, compartilhe os últimos vídeos do meu canal. Ficaria muito feliz se fizesse isso. E, aproveite para assisti-los, tenho certeza que vai gostar.
É isso, até o próximo conteúdo fica com Deus.