Faça isso e o Algoritmo do Youtube amará você
Você se sente ignorado pelo Youtube porque seus vídeos não pegam visualizações? Aprenda 5 insights que farão o algoritmo amar você e seus vídeos pegarem mais visualizações!
Seu canal pode estar sendo ignorado pelo algoritmo do Youtube, principalmente se o seu canal é pequeno.
Se você sente que isso está acontecendo com você, tenho uma boa notícia: tem como resolver.
Nas últimas semanas venho estudando sobre o porquê canais pequenos têm mais dificuldade em pegar visualizações, mesmo tendo bons conteúdos. Então, encontrei o “Todd Beauprê”.
Ele trabalha no Youtube desde 2014. Hoje ele lidera uma equipe que é responsável pelas recomendações de vídeos do Youtube.
Obs: no vídeo acima você consegue ver um trecho dele falando sobre o algoritmo do Youtube.
Todd não só conhece o algoritmo do Youtube como a palma da sua mão, como gerencia as melhorias que são feitas nele.
Assistindo suas entrevistas e palestras, anotei aqui vários insights que ele deu. Compartilharei com você os 5 principais os quais se você entender e aplicar, o algoritmo do Youtube amará você.
Amar? Bom, o algoritmo não ama ninguém, porque não tem sentimentos, é apenas um aglomerado de códigos. Isso foi apenas uma expressão. Bem, você entendeu né?
Se você optar por ignorar esses insights, as chances são que o algoritmo ignorará você.
O último insight é o que os criadores menos fazem, porém se bem feito ajuda muito o canal a crescer. Recomendo que você leia esse conteúdo compreendendo os insights na ordem que eu apresentar.
Insight 01 de Todd Beauprê para o algoritmo do YouTube amar você
Insight: o algoritmo do YouTube serve primeiramente ao usuário!
A primeira coisa que é importante entender: o algoritmo não pega os seus vídeos e envia para as pessoas.
Eu já expliquei em detalhes sobre como funciona do algoritmo do Youtube e fazer ele mostrar mais seus vídeos, recomendo você ver.
A maioria dos criadores pensa que o algoritmo age de cá pra lá, pegando o vídeo e levando as pessoas. Mas, na realidade é o contrário. Ele age de lá pra cá, atendendo aos usuários selecionando os vídeos que eles querem assistir. Se o usuário não solicitar ao algoritmo o seu vídeo, então ele não será selecionado.
O senhor do algoritmo não é o criador de conteúdo (que produz), é o usuário (que assiste).
Obs: no vídeo acima você consegue ver o Todd Beauprê falando sobre isso.
Para ficar mais nítido de visualizar: imagine um estoque de produtos gigante, com milhões de produtos muito bem guardadinhos e organizados.
Todos esses produtos já foram produzidos e apenas estão lá aguardando serem embalados e enviados pelo correio. Porém, isso só vai acontecer se os clientes comprarem.
Se nenhum cliente comprar, ficarão lá pegando poeira, independente do quão bom sejam.
Insight 02 de Todd Beauprê para o algoritmo do Youtube amar você
Insight: o algoritmo leva em consideração o histórico da pessoa!
– O que você pode fazer para que o algoritmo selecione mais seus vídeos para que tenham mais visualizações?
O algoritmo utiliza o histórico do usuário, selecionando vídeos que são similares aos que o usuário já assistiu, pois dessa é mais provável dele selecionar os que o usuário queira assistir.
Obs: no vídeo acima você consegue ver o Todd Beauprê falando sobre isso.
Se você conseguir fazer um vídeo seu ser assistido por um usuário, então você entrará no histórico dele. Isso aumenta muito as chances de outros vídeos seu serem selecionados para esse usuário.
– Mas, e se meus vídeos não estiverem sendo assistidos e eu não estiver entrando no histórico dos usuários?
Ainda existem outras 2 maneiras do algoritmo selecionar seus vídeos:
1. O algoritmo pode selecionar vídeos similares aos que o usuário assistiu que sejam de outros canais.
2. O algoritmo pode selecionar vídeos do seu canal para usuários similares aos usuários que assistem os seus.
Em outras palavras: se seus vídeos forem parecidos com os que o usuário assiste OU o usuário for parecido com os usuários que assistem seus, você pode aparecer pra ele mesmo que nunca tenha assistido vídeo seu.
– Entendeu? Se você estiver gostando do assunto desse conteúdo, deixa seu like no vídeo acima para me apoiar. Quando eu vejo que um vídeo dá mais like do que de costume eu faço mais conteúdos sobre o assunto.
Insight 03 de Todd Beauprê para o algoritmo do Youtube amar você
Insight: prooduza vídeos buscáveis!
– E se o seu canal for pequeno e o algoritmo não tiver ideia de quem são os usuários que poderiam assistir seus vídeos, o que você pode fazer?
Obs: no vídeo acima você consegue ver o Todd Beauprê falando sobre isso.
Esse insight aqui é valiosíssimo hem. E, eu te digo isso com propriedade porque o vídeo que tem mais visualizações no meu canal é um buscável.
Todos os vídeos que eu posto no meu canal do Youtube eu transformo em uma matéria aqui no meu blog. Faço isso por vários motivos, mas um deles é justamente para conseguir ser encontrado com mais facilidade pelas pessoas que estão buscando pelo meu conteúdo.
Claro que se elas ainda não me conhecem, não procuram especificamente por mim, mas por termos que tem dentro dos meus conteúdos do blog. Ao me encontrarem, algumas se identificam, a cessam o meu canal e se inscrevem.
Inclusive, meu blog estava fora do ar semana passada porque eu estava dando manutenção (trocando o template que estava bugado). É um trabalhinho a mais né.
Olha, eu analiso canais dos meus inscritos e já percebi que a maioria dos criadores que tem canal pequeno não produz vídeos buscáveis, o que é uma pena porque eles perdem a oportunidade de aparecer nos resultados de busca.
Às vezes seu vídeo é muito bom e não pega views, mas se fosse buscável pegaria. Então, pode ser que uma simples mudança no título e na descrição pode fazer um vídeo seu não buscável se tornar buscável e subir as visualizações, mesmo que seja antiguinho.
Insight 04 de Todd Beauprê para o algoritmo do Youtube amar você
Insight: escolha um nicho!
Se você estiver produzindo bons vídeos e buscáveis, mas mesmo assim não está tendo visualizações, então o que você pode fazer?
Obs: no vídeo acima você consegue ver o Todd Beauprê falando sobre isso.
Eu sei que você já sabe disso, mas eu vou dizer novamente: aqui no Youtube há muita competição e nós precisamos encontrar uma maneira de nos posicionarmos.
Você pode produzir conteúdos similares aos de canais grandes para bater de frente com eles. Nesse caso seus vídeos precisarão ser “melhores” que os deles para você conseguir ser selecionado primeiro pelo algoritmo.
Outra opção é você encontrar uma maneira de produzir conteúdos diferentes, que não existam por aí. Nesse caso você não concorre com ninguém, se tiver público então seus vídeos serão selecionados, ponto.
Isso parece ser extremamente difícil né. E, realmente é. É necessário quebrar um pouco a cabeça para encontrar maneiras de se diferenciar.
Olha só o meu caso: tem milhares de canais que falam sobre o Youtube. Mas, o meu é diferente porque a minha pegada é mais pessoal e profunda.
Meu público é mais carente. Eles precisam de uma atenção a mais e uma explicação mais didática. Dá uma olhada no meu canal no Youtube ou na página de conteúdos aqui do site, você verá que tem vídeos de assuntos distintos, porém todos do interesse de quem está buscando ganhar a vida pela internet.
Se você gosta de conteúdos assim se inscreva no meu canal para ter acesso aos próximos conteúdos em vídeos. Tenho certeza que nós nos daremos muito bem.
Se quiser ter o seu canal analisado por mim para conseguir identificar o que você pode fazer para melhorar, só entrar em contato. Aproveite que eu ainda estou conseguindo analisar os canais dos meus inscritos de forma gratuita porque o meu canal está crescendo e em breve eu vou começar a cobrar por isso.
Insight 05 de Todd Beauprê para o algoritmo do Youtube amar você
Insight: traga pessoas de fora do Youtube!
O último insight de Todd Beauprê (que trabalha no Youtube) é sobre algo que muitos sabem, mas fingem não saber porque é um trabalho extra os quais muitos não gostam de fazer.
Obs: no vídeo acima você consegue ver o Todd Beauprê falando sobre isso.
Eu não gosto muito de usar as redes sociais pra divulgar os vídeos do Youtube, mas como disse antes, eu tenho esse meu blog onde muita gente me conhece e se inscreve no meu canal.
– Você gosta produzir conteúdo nas redes sociais ou algum outro lugar? Comente no vídeo acima pra gente saber.
Quando nós trazemos pessoas de outras plataformas para assistirem nossos vídeos, facilitamos o trabalho do algoritmo porque ele entende melhor quem é o público do nosso canal, ou seja, quais são as pessoas que mais gostam de assistir nossos vídeos. É como se estivéssemos dando um empurrãozinho para a direção certa.
Só que, existe um cuidado que devemos tomar aqui: é legal trazermos apenas pessoas que assistam aos nossos vídeos, senão ao invés de ajudar estaremos atrapalhando. Então, não é legal fazer spam, fazer trocas de visualizações ou comprar inscritos.
Se você não gosta de compartilhar seus vídeos do Youtube em outras plataformas. Então, você pode compartilhar dentro do próprio Youtube através de Shorts, posts na comunidade ou fazendo lives.
Depois que seus vídeos estiverem no histórico de um número considerável de usuários, o algoritmo entenderá melhor para quem deve selecionar seus vídeos. Com isso a retenção do seu canal aumentará e o algoritmo do Youtube amará você.
Não tem erro, leva um certo tempo para o seu canal crescer. Você precisa continuar produzindo vídeos e se dedicando a melhorar a cada um.
É isso que eu estou fazendo e graças a Deus está dando certo.