Feito é melhor que perfeito | Perfeccionismo
Cuidado com o perfeccionismo!– Você se considera uma pessoa perfeccionista? [o vídeo deste conteúdo foi excluído] Antes de continuar lendo, escreve lá embaixo nos comentários: você é perfeccionista? Sim ou não?Quero ver o que que o pessoal irá comentar. Eu fiz uma pesquisa no Instagram onde perguntei para as pessoas sobre o Perfeccionismo. – Você acha que o perfeccionismo é uma coisa boa?51% responderam que sim.49% responderam que não.Está bem dividido. – Você se considera uma pessoa perfeccionista?44% responderam que…
Cuidado com o perfeccionismo!
– Você se considera uma pessoa perfeccionista?
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
Antes de continuar lendo, escreve lá embaixo nos comentários: você é perfeccionista? Sim ou não?
Quero ver o que que o pessoal irá comentar.
Eu fiz uma pesquisa no Instagram onde perguntei para as pessoas sobre o Perfeccionismo.
– Você acha que o perfeccionismo é uma coisa boa?
51% responderam que sim.
49% responderam que não.
Está bem dividido.
– Você se considera uma pessoa perfeccionista?
44% responderam que sim.
56% responderam que não.
Mais ou menos 80 pessoas responderam às perguntas. Você viu que está bem dividido né?!
Hoje, as empresas não consideram mais o perfeccionismo como uma qualidade ou diferencial. Mas, como algo que pode atrapalhar. Vou te explicar o porque para você analisar se faz sentido para você.
A pessoa que busca a perfeição e a que quer fugir do fracasso, tendem a ser perfeccionistas.
O perfeccionismo é algo que estressa não só a pessoa, mas também outras pessoas ao redor.
Vamos supor que você tem que entregar um projeto no seu trabalho e você é perfeccionista. O responsável pelo projeto não terá certeza se você vai entregar ou não. Ele sabe que se entregar será perfeito, mas fica com receio de não receber o projeto na data combinada. Então, ele prefere que você entregue mesmo com imperfeições, do que não entregue.
Dica do Jeff Bezos para você que é perfeccionista
O dono da Amazon (uma das maiores empresas do mundo hoje), Jeff Bezos (um dos homens mais ricos do mundo), incentiva seus funcionários a fazerem algo a partir do momento que possuem 70% por cento do que é necessário para fazer ou entregar um projeto quando está 70% feito. Ou seja, para ele, se você tem de entregar alguma coisa e já tem 70% feito, então entregue.
Segundo ele, é melhor ter algo entregue, mesmo com imperfeições do que algo perfeito que nunca é entregue. E, isso faz muito sentido porque depois pode ser melhorado.
Uma dica legal!
Os perfeccionistas tendem a concluir algo quando não têm tempo suficiente para concluir 100%. Isso acontece porque já começam fazer pensando que não conseguirão fazer 100%. Logo, fazem só para entregar. E, este pensamento é geralmente o pensamento comum das outras pessoas. Ou seja, o perfeccionista deixa de ser perfeccionista de acordo com o prazo.
Entendemos então que a complexidade é inimiga da produtividade.
Como ser mais produtivo sendo perfeccionista?
Se você é perfeccionista e quer ser mais produtivo. Então, terá que abandonar o perfeccionismo. Lembre-se:
Mais vale algo entregue, mesmo com falhas, do que algo que nunca é entregue. O feito é melhor do que o perfeito.
Um exemplo meu!
Eu era chato lá na minha empresa. Era perfeccionista e cobrava muito das pessoas.
Quando alguém me entregava algo, eu perguntava se não existia outra maneira melhor de fazer, para analisar se a pessoa pensou efetivamente no que fez.
Eu era chato. Assumo kkk. Hoje não sou mais.
Aprendi que ser perfeccionista não vale a pena. É estresse desnecessário. Você se estressa e estressa outras pessoas, sendo que já poderia ter entregue e estar fazendo outra coisa.
Este conteúdo em texto eu faço a partir dos meus vídeos. Primeiro eu gravo o vídeo, depois escrevo o texto. No vídeo, eu sei de muitas coisas que posso melhorar. Mas, por que não melhoro agora?
Porque eu tenho metas. Quero fazer um vídeo por semana. Se eu ficar alisando muito o vídeo, pode ser que não consiga termina-lo em uma semana.
Para mim vale mais a pena entregar o vídeo para você mesmo com imperfeições do que não entregar.
Com o tempo, vou melhorando e me tornando mais eficiente. E, isso faz com que sobre mais temo para melhorar. Logo, a qualidade dos meus vídeos será cada vez melhor.
No meu caso, a qualidade é uma consequência que leva tempo para conquistar.
E aí, gostou do conteúdo?
Eu preciso da sua ajuda pra fazer esse conteúdo chegar a mais pessoas. Para me ajudar, é só compartilhá-lo nas suas redes sociais. E, para acompanhar mais conteúdos como este, se inscreva no meu canal no Youtube.