O Que É PÚBLICO ALVO? Por Que O Público Alvo É Importante?
Você não precisa de Público Alvo, mas o Público Alvo ajuda seu negócio crescer no digital pois te dá clareza para tomar decisões importantes
– Que coisa chata, vou ter que definir o meu público-alvo!
– Mas será que precisa mesmo?
Seguinte: vou te explicar aqui umas coisas que são importantes você entender e que com certeza vão te ajudar a fazer o seu negócio crescer aqui na internet.
Você vai entender sobre o que é público-alvo e por que é importante você ter o seu público-alvo.
Eu confesso para você que, na primeira vez que defini o meu público-alvo, lá em 2013 (quando comecei meu primeiro negócio aqui na internet) eu não queria fazer isso. Eu queria vender!
– Tô cheio de coisas para fazer e vou ter que parar para definir meu público-alvo? kkk
Primeira vez eu defini o meu público-alvo, mesmo sem querer. Depois, com o passar dos anos, fui entendendo melhor sobre a importância daquilo que fiz.
Você não precisa definir o seu público-alvo
Existem pessoas por aí ganhando muito dinheiro na internet (vendendo muito) e nunca pararam para definir o público-alvo. Só que, pode ter certeza de uma coisa: apesar de elas não terem parado para fazer isso, elas têm em mente um público-alvo. Ou seja, se elas não definiram o público alvo propositalmente, fizeram isso sem querer (perceber). É inevitável.
Por exemplo: quando você vai gravar um vídeo para o YouTube, tendo ou não público-alvo definido, você tem em sua mente quais são as prováveis pessoas que irão assistir seu vídeo.
Outro exemplo, quando você vai postar um Story no seu Instagram, você imagina quais são as pessoas verão o Story.
Mesmo que você não tenha um público definido, sempre que vai postar um conteúdo com objetivo de vender alguma coisa, com certeza você tem em mente quais são as pessoas prováveis de comprar (um grupo, um perfil).
O que é público-alvo?
Um público-alvo nada mais é do que essa sua imaginação. Seriam como se fossem as pessoas que você imagina que irão se interessar pelo que você vai postar, pelo que você vai colocar aqui na internet, pelo seu serviço, pelo seu negócio.
O seu público-alvo é constituído pelas pessoas as quais você acredita que são prováveis de querer comprar de você.
Por que definir o público-alvo?
Pensa aí:
– O que você gostaria de vender aqui na internet? O que você imagina que é interessante você vender aqui?
Como não sei exatamente o que você venderá por aqui, vou usar como exemplo um curso de maquiagem.
Supondo que você vá vender um curso de maquiagem. Você precisará gravar essas aulas. Então, me responda:
– Como serão essas aulas? Serão aulas com conteúdo mais simples e didático ou conteúdo mais denso e avançado?
– Quando você for divulgar seu curso, divulgará no Instagram, TikTok ou YouTube? Fará parceria com influencers?
– Quanto que você vai cobrar pelo curso?
R: a resposta para todas essas perguntas é: depende do seu público-alvo.
No caso do curso de maquiagem. Podemos oferecer o curso para mulheres que não sabem se maquiar e gostariam de aprender o básico apenas para para passar o dia. Ou, podemos oferecer para homens maquiadores profissionais que utilizam a maquiagem para trabalho. Ou, podemos oferecer para jovens e pessoas com deficiência visual.
Repare que cada perfil de pessoa que eu te demonstrei no parágrafo acima é bem diferente. O conteúdo do curso é diferente porque a maneira que você ensina um, não é a mesma que ensina outro.
A maneira de se comunicar também não é a mesma. Para os jovens, talvez seja interessante nós divulgarmos o curso no TikTok ou fazer parceria com influencers digitais. Para maquiadores profissionais, talvez seja interessante escrever artigos em um blog ou no LinkedIn. Entende?
Basicamente, para você conseguir responder essas perguntas que eu te fiz ali em cima, você precisa pensar no seu público-alvo: o que eles querem, não querem, gostam, não gostam, onde estão, o que dão valor, quanto estão dispostos a pagar, por aí vai.
Eu dei o exemplo do curso de maquiagem, mas essa lógica vale para qualquer coisa que você queira vender aqui na internet: atendimento, mentoria, aulas online, curso, e-book, grupo privado.
Devo imaginar o meu público-alvo?
Essa é uma dúvida bem comum das pessoas que eu atendo. A resposta é: sim. Público-alvo é você que define, você que escolhe, você que imagina.
Se você já tem clientes, é interessante você pode utilizá-los como base.
Não existe certo e não existe errado, porque é bastante provável que ele mude com o tempo, se adapte conforme você e o seu negócio vão evoluindo.
Se você não sabe definir seu público alvo e gostaria de aprender, se inscreva no meu Canal do Youtube, porque lá eu falo sobre isso. Caso queira se aprofundar, eu tenho até uma aula com mais de 40 minutos a qual gravei para os meus clientes, pois percebi que esse assunto gera muitas dúvidas.
Benefícios de definir o público-alvo?
Ter um público-alvo te proporciona um benefício tão grande que só esse benefício já vale a pena definir o seu público-alvo: clareza na hora de tomar decisões.
Quando temos que tomar decisões difíceis, as vezes travamos. Temos que usar todos os recursos que temos para decidir que caminho seguir. Pensar no público-alvo nos ajuda nesses momentos:
– O que faz mais sentido para a necessidade do meu público? O que eles dão mais valor? O que preferem? O que estariam dispostos a pagar mais? Se eu pegar essa minha dúvida e colocar na frente deles, o que vão decidir?
Ao pensar no seu público para tomar as decisões do seu negócio, faz com que o seu negócio se direcione a eles e se adapte cada vez mais ao seu público. Com isso o seu serviço fica cada vez “melhor” (sob medida) e você se torna mais especialista no seu público.
– Quando você precisa ir ao médico. Você prefere ser consultado por um médico especialista ou geral (generalista, clínico geral, sem especialização)?
R: as chances são que, se os dois estiverem à sua disposição e você puder escolher, você escolherá o especialista, pois tendemos a dar mais valor a quem entende mais profundamente sobre nossas necessidades.
E é assim que as coisas são também na internet. As pessoas preferem seguir, acompanhar, ver um conteúdo e até mesmo comprar de quem demonstra ser mais capaz de suprir a necessidade delas.
Não queira vender para todo mundo
As pessoas estão cada vez se tornando mais especialistas. Aqueles que são genéricos (que querem vender para todo mundo) estão ficando para trás.
Quando você define o seu público, não significa que não poderá vender para todo mundo. Significa que você está colocando foco em um grupo de pessoas. Ao fazer isso, você aumenta as suas chances de atrair essas pessoas (do grupo) e de se tornar especialista em resolver a necessidade delas.
É possível que pessoas que não façam parte do seu público queiram comprar de você.
Se você quiser ajudar todo mundo, não será eficiente em ajudar ninguém. Se quiser vender para todo mundo, não será eficiente em vender para ninguém. Você não consegue agradar todo mundo.
Resumindo: ao definir o seu público e colocar o foco do seu negócio nele, você passa a ter mais facilidade em tomar decisões. Quando isso acontece, você (produto, serviço, comunicação) se torna melhor (mais especialista). Consequentemente, você aumenta suas chances de atrair pessoas mais prováveis de comprar de você (vende mais).
Estar em contato com pessoas que são do seu público é mais prazeroso, legal, vocês se entendem melhor (conversam a mesma língua).
Isso que eu estou explicando, está fazendo sentido para você? Se você conhece alguém que tem ou quer ter um negócio próprio, envie esse artigo pra ele, pode ajudá-lo.
O Público-alvo muda com o tempo
O público-alvo que eu tenho definido aqui hoje, não tem nada a ver com o que eu defini pela primeira vez em 2013. Mudou completamente, mas eu mudei, meus serviços mudaram e conforme foi mudando eu fui adaptando o meu público.
O meu público hoje é constituído por pessoas que querem ganhar dinheiro na internet (trabalhar, viver de internet) e buscam fazer isso de forma que se sintam úteis e realizados.
Esse conhecimento que tenho sobre meu público, me ajuda muito em tudo que eu faço, por exemplo: esse artigo aqui.
Certamente, a pessoa que busca vive de internet, em algum momento, procurou sobre esse assunto (público-alvo).
Sempre que eu tenho uma nova ideia de artigo, eu penso assim “será que isso é do interesse do meu público realmente?”.
O que acontece se eu não tiver Público-alvo?
Em relação a produção de conteúdo, provavelmente você produziria conteúdos que atrairiam todo tipo de pessoa (genérico). Isso até poderia aumentar mais rapidamente o seu número de seguidores. Só que aqui na internet a qualidade é mais importante do que a quantidade (se você quer ganhar dinheiro).
Certamente há pessoas com 2 mil inscritos e vendendo muito mais do que pessoas com 200 mil inscritos ou seguidores. Porque a pessoa menor produziu conteúdo focado no público dela e atraiu pessoas bacanas (possíveis de comprar dela).
Em outras palavras, ao produzir um conteúdo não focado no público, o alcance do conteúdo tende a ser maior, logo é mais provável de conseguir seguidores. Porém essas pessoas não são interessadas no que você tem a vender e quando você for vender, terá dificuldade.
Dica rápida: quanto mais semelhança os seus seguidores ou inscritos tiverem entre si, mais facilidade as ferramentas terão de encontrar outras pessoas similares a eles para mostrar o seu conteúdo. Quanto mais eficiente você for em atrair o seu público-alvo para o seu negócio, maiores as chances de você conseguir crescer aqui na internet.
O que muda do Público-alvo para o Avatar?
Existem outros termos que as pessoas utilizam para se referir ao público, como por exemplo: Persona, Avatar e Cliente Ideal. Não são a mesma coisa, mas chegam próximo.
De maneira bem resumida: o Avatar (ou Persona) seria como se fosse uma fusão de todas as pessoas do seu público em uma pessoa só. Em outros artigos, falarei mais sobre esse assunto.
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Beleza? Então é isso. Até mais.