Os Shorts vão destruir seu canal no Youtube
Os Shorts precisam ser produzidos com cuidado, senão podem mais prejudicar do que ajudar seu canal crescer no Youtube.
Os Shorts precisam ser produzidos com cuidado, senão podem mais prejudicar do que ajudar seu canal crescer no Youtube.
O Shorts foi lançado oficialmente em julho de 2021 quando o Youtube percebeu que existiam alguns aplicativos vizinhos, que reproduziam vídeos curtos na vertical, ganhando muita visibilidade. Então, não quis ficar atrás.
Apesar de funcionar certinho e as pessoas gostarem bastante. Não foi tão utilizado quando o esperado. Então, para incentivar mais as pessoas a usarem, o Youtube colocou o Shorts em tudo quanto é lugar.
Se você abre o Youtube no celular, aparece os Shorts. Se abre no desktop, metade da tela é Shorts.
– E na TV? Tome Shorts! O que pra mim não faz muito sentido porque fica parecendo aquelas vídeo cacetadas do Faustão. Lembra?
Colocaram até nos resultados das buscas.
– Sabe o que isso significa?
Que os Shorts estão ocupando espaços que antes eram dos vídeos horizontais. Ou seja, o alcance dos vídeos caiu e muito. Inclusive, apareceram muitos Youtubers reclamando por aí sobre isso e o Youtube fingiu que não viu.
O fato é: agora é ainda mais difícil ter visualizações nos vídeos. E, isso afeta principalmente os criadores pequenos e médios. Tipo: eu e você.
– Para ter mais views e fazer o canal crescer, não seria interessante então produzir Shorts?
Eu vou te responder em detalhes, te contando os pontos positivos e negativos de produzir Shorts. No final do conteúdo te darei a minha opinião. Então, se você posta Shorts ou está pensando em postar, acompanhe esse conteúdo até o final. E, se você quiser crescer seu canal no Youtube, se inscreva no meu canal para ter acesso aos próximos conteúdos em vídeos, que serão sobre esse assunto.
O que mudou com o lançamento dos Shorts do Youtube?
Com a criação dos Shorts, não foi apenas a visualização dos vídeos que caiu, várias outras coisas aconteceram. Surgiu um novo perfil de pessoa na plataforma. A monetização dos canais diminuiu. Os criadores passaram a ter trabalho extra. E, o algoritmo mudou.
Mudança 01: A quantidade de vídeos aumentou
Com a chegada dos Shorts, os criadores notaram que a visualização de seus vídeos começou a cair, para compensar passaram produzir mais vídeos. E, isso gerou ainda mais competição.
Aqueles que não tinham condição de produzir mais, infelizmente continuaram com as visualizações reduzidas.
Mudança 02: a maneira como as pessoas passam tempo na plataforma mudou
Para os usuários, o Youtube está mais legal agora, pois além dos vídeos, conta com um feed específico de Shorts.
Devido a esse novo feed, o Youtube conquistou novos usuários, além de desviar a atenção de alguns que antes só assistiam vídeos.
Hoje, então temos dois comportamentos distintos na plataforma:
Usuários que usam o Youtube a moda antiga, ou seja, buscam o conteúdo que querem assistir. Esses estão dispostas a passar um tempo procurando e assistindo vídeos.
Às vezes aparecem os Shorts pra eles, assistem um ou outro, mas na maior parte do tempo estão vendo vídeos.
Frequentemente, estão vendo os títulos e as capas dos vídeos, pois precisam escolher qual querem assistir. Por isso, quando assistem um vídeo, já sabem antecipadamente do que se trata. Caso não gostem, fecha e escolhem outro.
Esse processo gera um pouquinho de esforço porquê é necessário pensar (se decidir) quais vídeos irão assistir.
Existem também os usuários que abrem o Youtube e vão direto para o feed de Shorts. Às vezes saem dali, acessam a home, veem um vídeo ou outro, mas na maior parte do tempo estão vendo Shorts.
Esses veem as informações dos vídeos com menos frequência, pois não precisam selecionar o que vão assistir. É o próprio Youtube que seleciona o Short e mostra. O que eles fazem é apenas se decidir se continuarão assistindo ou irão para o próximo.
Esse processo é mais leve, de fácil digestão. Gasta menos esforço. E, podemos até dizer que é mais prazeroso e viciante. Isso gera um grande problema que vou te explicar já já.
O estado de espírito da pessoa que assiste Shorts é diferente da que assiste vídeos.
A que assiste vídeos, está disposta a se estressar indo pra cá e pra lá procurando ativamente por novos conteúdos.
A que assiste Shorts, está mais disposta a baixar o estresse, relaxar, se distrair. Por isso fica lá paradona, rolando o feed (ou clicando em próximo), sendo servida passivamente.
– Eu acho que você já está entendendo onde eu quero chegar?
O canal que produz Shorts com objetivo de conquistar inscritos, pode estar dando um tiro no pé, pois existem pessoas que só assistem Shorts. E, caso assistam aos dois, ainda sim há momentos que elas preferem assistir Shorts ao invés de vídeos.
Eu por exemplo, assisto os dois, porém 90% do tempo que passo no Youtube estou assistindo vídeos pelo computador. Os Shorts vejo pelo celular geralmente quando estou deitado e quero descansar um pouco. Nesse momento, se aparecer alguma notificação de vídeo pra mim, eu não vou querer saber, pois quero ver algo mais leve que me relaxe.
Está fazendo sentido pra você o que eu estou explicando? Quando você sentir que eu gerei valor pra você, deixe seu like no vídeo acima.
– Você costuma assistir mais vídeos ou Shorts? Comenta no vídeo acima pra gente saber.
Mudança 03: O algoritmo mudou
O algoritmo do Youtube teve que se adaptar com a vinda do Shorts.
Antes, para o algoritmo identificar qual vídeo era mais interessante mostrar aos usuários, ele levava em consideração principalmente o desempenho dos vídeos com base na taxa de cliques e retenção. E, também o histórico dos usuários na plataforma.
Agora, além dessas informações, ele leva em consideração o desempenho dos Shorts e a tendências.
As tendências ajudam o algoritmo a ser criativo ao ponto de conseguir mostrar para aos usuários Shorts completamente diferentes do que estão acostumados a assistir.
Essa criatividade é necessária para surpreender os usuários, prendendo-o por mais tempo na plataforma e evitando que ele vá para apps vizinhos.
Pesquisando, eu percebi que a satisfação dos usuários em aplicativos não deixa a desejar em relação ao Youtube Shorts e as vezes é superior. Porém, o Youtube tem uma vantagem que ainda está aprendendo a usar que é: ter informações vindas de vídeos longos na horizontal e o do mecanismo de busca que é mais utilizado do que todos os outros.
Os Shorts valorizam menos os criadores
O Youtube ainda tem uma outra vantagem, que pra mim é ainda mais importante para o sucesso de qualquer canal. Vou te explicar através de um exemplo. Pensa comigo:
– O que acontece quando uma pessoa assiste um vídeo seu no Youtube e gosta muito?
Tem grandes chances de ela acessar a página do seu canal para ver se tem mais vídeos que legais.
Ao fazer isso, ela tem acesso ao nome do seu canal, sua foto, banner, títulos de vídeos, thumbs entre outras informações. Seja no desktop ou no celular.
Se ela gostar do que vê, assiste mais vídeos ou se inscreve no canal para assistir mais depois.
Um outro dia, que ela entrar no Youtube, seu vídeo pode ser sugerido a ela: na home, nas recomendações de vídeo, nos resultados de busca ou nas notificações.
Se ela assistir um outro vídeo seu, todo esse processo se inicia novamente. Quanto mais isso acontecer, mais ela vai memorizando as informações do seu canal: nome, foto, entre outras coisas.
Chegando ao ponto de se tornar fã do canal ou seu fã. E, isso é uma enorme vantagem que o Youtube tem em relação aos apps vizinhos!
Eu por exemplo sou fã do Mr Beast e Peter Jordan. Sigo eles no Instagram também, mas seus vídeos eu vejo mesmo no Youtube.
– Tem algum youtuber ou canal que você é fã? Comenta no vídeo acima pra gente saber!
Os usuários do Youtube que assistem Shorts, não precisam procurar por eles, pois é só acessar o feed de Shorts que o Youtube seleciona e mostra pra eles.
Essa enorme facilidade em ter acesso aos Shorts, sem precisar ir atrás, faz com que eles tenham menos contato com as informações do criador (nome, a foto, thumb do Shorts, etc).
Os usuários não precisam nem se lembrar dos nomes dos canais, porque é só acessar o feed de Shorts e pronto.
Por isso, o conhecimento que eles têm sobre aos criadores é muito menor, sendo que muitas vezes assistem 10x Shorts do mesmo criador e nem sabem quem é.
Os Shorts te dão trabalho extra
Apesar dos vídeos valorizarem mais os criadores. É mais difícil pegar visualizações neles do que nos Shorts, na maioria dos casos.
Muitos se arriscam em produzir Shorts só para aumentar as visualizações do canal e ganhar novos inscritos.
O problema é que produzir vídeos de qualidade é diferente de produzir Shorts de qualidade: script, maneira de se comunicar, edição, horário de publicação, etc. Tudo pode ser diferente.
Os criadores que tem equipe, blz. Eles fazem os dois tranquilamente. E, quem não tem condição de pagar por uma equipe, que lute.
Isto torna o crescimento no Youtube ainda mais difícil para canais que estão começando com foco em produzir vídeos.
Os Shorts dão menos dinheiro que os vídeos
Caso o foco do criador não sejam os vídeos, mas sim os Shorts. Ele quer ter o máximo de inscritos e visualizações possível para ganhar dinheiro pela plataforma. Vale ressaltar que: o Youtube paga em torno de 20x menos pela visualização dos Shorts do que dos vídeos.
Os valores variam muito. Mas, apenas para termos noção vamos pegar um valor médio:
– 1 mil views de vídeo = 1 dólar.
– 1 mil views de Short = 0,04 centavos de dólar.
Por exemplo: se um vídeo pegar 10 mil views, fatura 50 dólares. Para faturar os mesmos 50 dólares com Shorts, é necessário ter mais de 200 mil views.
Se o tempo de visualização for muito baixo, esse CPM (Custo Por Mil) é ainda mais baixo.
O que mais tem por aí, são canais que postam Shorts adoidados para ganhar dinheiro com visualizações, mas que não conseguem sacar 100 dólares por mês. O motivo é exatamente esse.
Se o seu objetivo é ganhar dinheiro com visualizações, é interessante você fazer bem esses cálculos, pois pode ser que compense produzir vídeos de 15min e ter 10x menos visualizações.
Outro ponto interessante a ser levado em consideração é que os vídeos tem uma vida mais longa. Eles costumam continuar tendo visualizações por mais tempo que os Shorts. É comum vídeos de anos atrás ainda serem acessados hoje.
Pontos positivos
Agora que eu já te assustei um pouco em relação a produção de Shorts, deixa eu aliviar a tensão. Produzir Shorts tem seus benefícios também os quais explicarei agora para você conseguir analisar melhor se compensa ou não os produzi-los. Lembrando que mais pro final do vídeo eu vou te dar a minha opinião pra te ajudar a se decidir.
Os Shorts aumentam a visibilidade do canal
Esse é o benefício do Shorts que os criadores dão mais valor.
Às vezes o criador posta vídeo atrás de vídeo e não consegue pegar 1 mil visualizações. Daí vai lá posta um ou outro Short e já ultrapassa isso em alguns dias.
Isso é legal pois traz um ânimo ao criador e faz o canal aparecer para pessoas que jamais apareceria se continuasse só postando vídeos.
Porém, como disse, não necessariamente essas visualizações vão converter em inscritos. E, se converter pode ser que eles não assistam seus vídeos.
Dica: para aumentar as chances dos inscritos vindos dos Shorts assistirem seus vídeos, crie Shorts que tem relação com seus conteúdos.
Dá para colocar link no Short que levam aos vídeos
Esse é o benefício do Shorts que eu dou valor.
Esses links são fáceis de serem criados e mais ainda de serem clicados. Ficam bem visíveis no Shorts. É genial.
Sem dúvida esses links podem levar muitas pessoas aos seus vídeos.
Eu fiz vários testes e identifiquei que pra mim pouquíssimas pessoas clicam nos links. Tipo: a cada 100 views apenas 1 pessoa clica e olha lá. Pesquisei e de fato: a conversão de cliques é muito baixa.
Essa conversão baixa se dá ao fato que eu expliquei: quando a pessoa está vendo Shorts, ela não quer ver vídeos, o momento é diferente, a proposta é diferente. Ela não quer sair dali.
Mesmo assim, se um Short viralizar e tiver link para o vídeo, este poderá pegar visualizações consideráveis.
Esse pode ser aquele 1% que estava faltando para o algoritmo entender quem é o público do vídeo e começar mostrar ele para as pessoas certas, aumentando a taxa de cliques e retenção.
Dica: para você conseguir que mais pessoas cliquem nos links, crie Shorts que despertem muita, mas muita curiosidade nas pessoas.
Os Shorts são mais rápidos de serem produzidos
Eu demoro 1 semana para produzir 1 vídeo aqui no canal. E, 1 dia para produzir 1 Short. Isso quando eu não corto meus vídeos e faço cada corte 1 Short, nesse caso consigo produzir uns 5 ou 6 Shorts em 1 dia.
Dica: se você quiser perder menos tempo, faça como eu faço, corte os vídeos e crie Shorts com os cortes. Isso é bom pois agiliza, mas é ruim pois tendem a dar menos visualizações.
Se você quer pegar mais visualizações, então é interessante produzir cada Short separadamente mesmo.
Os Shorts estimulam a criatividade dos criadores
Isso acontece porque a pegada dos Shorts é diferente dos vídeos. Eles são mais dinâmicos, animados e interativos.
As pessoas já se acostumaram com esse dinamismo, então os criadores que querem ter mais visualizações se veem obrigados a entrar na onda, ou seja, fazer o que não fazem nos vídeos, produzir Shorts de tendência, falar mais rápido, fazer mais cortes, gravar em lugares diferentes, colocar mais animações, legendas, por aí vai.
Eu já fiz Shorts andando na linha do trem, na academia, por aí vai. Mas, isso no meu canal antigo. Tem uns aí que dá até vergonha alheia de assistir.
Os Shorts dão mais liberdade aos criadores.
Existem canais que são metódicos, produzem os vídeos certinhos, toda semana, no mesmo horário, com a mesma pegada, mesma edição de sempre.
Com os Shorts, esses canais conseguem quebrar o padrão, sair da rotina.
É possível continuar postando os vídeos normalmente, porém em paralelo criar Shorts mostrando os bastidores das gravações, responder dúvidas, abordando assuntos mais pontuais, entre várias outras coisas.
Esses dias eu postei um Short com uma pegada mais pessoal, achei que não daria visualizações, mas até que deu. Achei bacana.
– Você está conseguindo se decidir aí se compensa ou não pra você produzir Shorts?
R: Nos conte nos comentários do vídeo acima o que você está pensando. Se tiver alguma dúvida, diga lá que eu lerei e responderei pessoalmente.
Compensa postar Shorts?
Agora eu vou te dar a minha opinião.
Se você produz vídeos, então os Shorts podem te ajudar a construir a sua audiência sim. Porém, se você errar na dose, construirá uma audiência que não consumirá seus vídeos e ainda atrapalhará o algoritmo em encontrar pessoas que consumiriam.
O Short que eu mais consegui visualização, tive pouco mais de 50 mil. Consegui quase 300 inscritos.
No primeiro momento fiquei muito feliz, porque me senti realizado, senti que meu canal estava começando a dar certo. Porém, depois eu percebi que ele trouxe inscritos que não eram criadores de conteúdo, mas sim pessoas interessadas em política, o que não tem nada a ver com o conteúdo dos meus vídeos.
Meu objetivo aqui é ajudar os criadores de conteúdo.
Então, depois a ter mais cuidado, fazendo menos Shorts sobre temas polêmicos, mas continuei produzindo Shorts.
Conselho: se os vídeos forem o seu foco principal, pode produzir Shorts sim, mas se você tiver tempo sobrando. Tome cuidado para que eles tenham relação com o seu conteúdo ou com você (se você é o narrador dos vídeos).
Não desanime em relação aos seus vídeos, continue focando e insistindo. Se você tiver dúvidas sobre o sucesso do seu canal, então descubra se o seu canal dará certo no Youtube.
Se você gostou do conteúdo, se inscreva no meu canal para ter acesso a conteúdos como esse em forma de vídeo.
É isso. Fica com Deus.