Por que é mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes?
Canais pequenos pegam menos visualizações nos vídeos! Entenda o porquê e aprenda a resolver para fazer seu canal crescer no Youtube.
Canais grandes performam diferentes de canais pequenos, isso é um fato!
Não é incomum vermos um vídeo “meia boca” publicado em um canal grande ter mais visualizações, engajamento e faturamento do que um vídeo “top” publicado em um canal pequeno.
Se você tem canal pequeno. Sabe do que estou falando. Você se sacrifica publicando vídeos cada vez melhores, mas mesmo assim o alcance deles não sobe.
Isso acontece por uma série de fatores os quais eu vou te explicar nesse conteúdo. Compreender sobre esses fatores vai te ajudar a fazer seus vídeos pegarem mais visualização.
Fator 01: preconceito
O primeiro fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é o preconceito.
As pessoas julgam a qualidade do seu conteúdo de acordo com o número de visualizações, likes, comentários e também quantidade de inscritos do canal.
Gostemos ou não, quanto maiores forem nossos números, mais confiança e credibilidade passamos em nosso conteúdo. Por exemplo:
1. Muitos não assistem vídeos com poucas visualizações
Isso é ainda mais frequente em canais educativos, onde o criador compartilha conhecimento nos vídeos.
Na cabeça dessas pessoas, se o vídeo tem poucas visualizações é porque não é muito bom então nem vale a pena abrir para assistir.
2. Muitos não comentam quando o vídeo tem poucos comentários
Essas pessoas tem uma dúvida ou querem se expressar através dos comentários, mas quando percebem que poucas pessoas comentaram, preferem não comentar.
Isso acontece porque elas não querem ser o centro das atenções. Pode ser que o vídeo pegue mais visualizações e muita gente veja o comentário delas.
Outro motivo disso acontecer é que elas não querem que o criador do vídeo veja o comentário delas. E, em canais pequenos as chances são maiores do criador ler todos os comentários.
3. Muitos não se inscrevem em canal com poucos inscritos
Essas pessoas gostam do vídeo, assistem até o final, mas quando vão clicar no botão de inscrição, ao lado veem o número de inscritos, então desistem de se inscrever.
O fato de ter poucos inscritos as faz instantaneamente duvidarem sobre a qualidade do conteúdo.
Outro motivo das pessoas não se inscreverem ao verem que tem poucos inscritos é que elas acreditam que a inscrição delas é valiosa, então preferem não dar ao canal para não o ajudar a crescer.
Sinceramente, eu prefiro que esse tipo de pessoa nem se inscreva no meu canal, porque deixar de se inscrever só porque não quer me ajudar a crescer, é sacanagem.
– Você sente que passa por algumas dessas situações? Comenta no vídeo acima aí pra gente saber!
Se você tem canal pequeno, existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar esse preconceito que as pessoas tem:
Dica 01: desabilite a contagem de likes
Com isso, as pessoas não medirão a qualidade do seu vídeo pelo número de likes. Depois que o vídeo tiver muitos likes, você habilita. Eu faço isso no canal.
Dica 02: peça para seus amigos ou familiares comentarem
Faça isso quando publicar um novo vídeo. Dessa forma quando outra pessoa vier comentar já terá lá alguns comentários fazendo com que as chances de ela comentar aumente.
Dica03: peça para a pessoas interagirem
Às vezes as pessoas esquecem de interagir. Então, no seu vídeo, convide a pessoa a dar like, comentar e se inscrever no seu canal.
Preconceito é algo normal, o problema não é você
Não fique chateado em relação a esse preconceito que as pessoas têm porque isso é algo natural do ser humano. Por exemplo: imagine que você está viajando e decide sair para jantar. Então você passa de carro em frente a vários restaurantes. Provavelmente os restaurantes que estiverem com mais gente chamarão mais sua atenção e você subentenderá que lá a comida é melhor.
Então, a lógica do Youtube é a mesma. Canais grandes que possuem vídeos com mais visualizações e interações chamam mais a atenção e transmitem mais confiança.
Se você está gostando do assunto aqui, deixa seu like no vídeo acima para me apoiar e já aproveita para se inscrever no meu canal para ter acesso aos próximos vídeos. Seu like e a sua inscrição ajudarão meu canal crescer no Youtube.
Fator 02: menos feedbacks
O segundo fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é o baixo número de feedbacks.
Os feedbacks são importantes para sabermos o que podemos fazer para melhorar nosso conteúdo. E, melhorar o conteúdo constantemente é essencial para aumentarmos nossas visualizações.
Às vezes o criador acredita que seus vídeos são muito bons e não entende o porquê não pegam visualização. Acha que o Youtube é injusto. Mas, na realidade seus vídeos não são tão bons quanto ele acredita.
É aqui que entram os feedbacks. Eles servem para abrirem os olhos dos criadores. Tanto para conseguirem identificar o que precisa ser melhorado quanto o que já é bom.
Canais com poucas visualizações dificilmente recebem feedbacks, porque as pessoas que não gostam dos vídeos simplesmente vão embora e não voltam mais.
Para a pessoa dar um feedback ela precisa ter desenvolvido empatia com o criador e querer ajudá-lo a melhorar.
Para resolver isso você pode pedir em seu vídeo para as pessoas comentarem te dando ideia do que você pode fazer para melhorar. Recomendo fazer isso no final do vídeo, pois as chances são maiores de a pessoa ter desenvolvido um pouco de empatia por você.
Se seus vídeos tem poucas visualizações e mesmo pedindo as pessoas não comentam, então você tem que mostrar seu vídeo as pessoas de maneira manual como por exemplo: publicando no seu Instagram, grupos de Facebook, grupos de WhatsApp, mostrar para seus amigos e familiares.
Se você quiser, eu analiso o seu canal. Assisto seus últimos vídeos e te dou a minha opinião sincera sobre o que você pode fazer para melhorar. É só entrar em contato comigo. Aproveite porque por enquanto eu ainda presto esse serviço de forma gratuita aos meus inscritos. Mas, como o meu canal está crescendo em breve não terei mais condições de fazer isso gratuitamente. Então, se eu fosse já entraria em contato pedindo a análise de canal gratuita. Você não tem nada a perder!
Fator 03: menor poder aquisitivo
O terceiro fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é o menor poder aquisitivo do canal pequeno.
Canais pequenos tem mais dificuldade em ganhar dinheiro do que canais grandes.
Dá para ganhar dinheiro tendo canal pequeno? Dá! Mas, é muito mais fácil quando se tem uma audiência maior, um equipamento mais moderno e uma equipe de edição especializada. Essas coisas custam caro.
Quem tem canal pequeno, precisa se virar nos 30, quebrando a cabeça para identificar onde é melhor investir: compra uma placa de vídeo ou uma câmera melhorzinha? Paga pela licença do Adobe Premiere ou contrata um editor? Investe em tráfego pago ou compra um microfone novo?
– Você sabe como é né?! Se eu fosse rico eu doaria tudo isso que eu tenho e comprava tudo novo. F0d@-se! Kkkk. Vai falar que você não faria o mesmo?
Se sua condição é extremamente limitada. Não tem problema. Dê o seu melhor com o que você tem. No início pode não ficar tão bom, mas você vai praticando e evoluindo. E, conforme as coisas vão melhorando você faz melhor ainda.
Não tem desculpa. O mais difícil é sair do absoluto zero.
Eu comecei com um smartphone bem ruinzinho (conforme img abaixo). Fui melhorando aos poucos. E, ainda tenho muito pra melhorar. Assim que der comprarei uma câmera com abertura maior para o vídeo ficar mais clarinho.
Fator 04: falta de confiança
O quarto fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é a falta de confiança do criador.
Quem tem canal pequeno tende a ter mais dúvidas, tanto em relação ao conteúdo que produz, quanto em relação ao futuro do canal.
Essa falta de confiança faz com que o criador queira experimentar fazer vídeos diferentes para ver qual performa melhor. E, isso não é legal pois confunde a audiência e também o algoritmo.
Outra coisa: a confiança do criador pode transparecer nos vídeos através de gestos, expressões e tom de voz. As pessoas que estão assistindo percebem, diminuindo as chances do vídeo performar bem.
Não é legal se a pessoa perceber que você está nervoso, ansioso ou até mesmo lendo o que está dizendo.
Te convido a assistir seus últimos vídeos e tentar perceber isso em você. Se você perceber que não está sendo confiante, certamente isso está contribuindo para seus vídeos não performarem bem.
Para resolver isso você pode estudar mais o conteúdo dos vídeos antes de gravar e fazer um script. Outra coisa: não faça o vídeo na correria para terminar logo. Grave tranquilo. Se precisar, grave várias vezes. Se não quiser gravar novamente, pelo menos grave a introdução várias vezes.
Eu faço a introdução dos meus vídeos umas 10 vezes. E, quase sempre seleciono a última que é quando a minha voz já está mais solta, já estou mais relaxado e me movendo mais. Certamente esses detalhes acabam transmitindo mais confiança.
Fator 05: solidão
O quinto fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é a solidão do criador.
Para muitos criadores, o maior problema é a solidão. Queira ou não ser criador de conteúdo pode ser muito solitário, principalmente no início.
É muito triste produzir vídeo atrás de vídeo e não ter visualizações, likes e muito menos comentários.
Isso abala o psicológico do criador. Faz com que ele duvide da qualidade do seu conteúdo e até da sua própria capacidade em produzir vídeos. Sem contar que na maioria dos casos é o criador que faz tudo: estuda, cria script, grava, edita, responde comentários, divulga o vídeo, por aí vai.
Dá pra ficar louco tentando crescer no Youtube hem.
Às vezes o criador está quase conseguindo fazer seus vídeos terem alcance, está quase viralizando, só faltam mais alguns ajustes. Mas, desiste porque se sente muito sozinho.
Se é o seu caso, entra em contato comigo que podemos trocar uma ideia pelo WhatsApp ou por chamada de vídeo. Estou aqui para te ajudar a crescer, você não está sozinho!
Fator 06: algoritmo
O sexto fator que faz com que seja mais difícil ter visualização em canais pequenos do que grandes é o algoritmo do Youtube.
O algoritmo trata todos os canais igualmente. Porém, canais grandes tem um histórico maior no Youtube. Eles têm mais dados que comprovam que seus vídeos são bons. E, o algoritmo, que não é bobo, quer mostrar aos usuários os vídeos que são mais prováveis deles querer assistir, então acaba entregando mais os vídeos dos canais grandes.
A dica que eu te dou para resolver isso é: produza mais dados ao Youtube, aumente seu histórico. Você consegue fazer isso produzindo mais conteúdo.
Já produzi um conteúdo sobre como funciona o algoritmo. Recomendo você ver pois se entender o que eu explico lá, poderá mudar sua maneira de pensar em relação ao algoritmo do Youtube o que fará seus vídeos pegarem mais visualizações e o seu canal crescer mais rapidamente.
É isso. Até o próximo conteúdo. Fica com Deus!