Tudo que você precisa saber sobre AVATAR (persona) e o CLIENTE IDEAL do seu negócio
Você sabe o que é um Avatar? Imagine que você esteja conversando com uma pessoa específica, porém essa pessoa não existe no mundo real, ou seja, é apenas uma criação da sua imaginação. Agora pense que essa pessoa possua características próprias, como idade, gostos, preferências e objetivos. Assim, após realizadas todas essas considerações em relação a essa persona, podemos nominá-la como Avatar. Desse modo, quando gravo algum vídeo ou escrevo neste blog, me dirijo ao ouvinte ou leitor como se…
Você sabe o que é um Avatar? Imagine que você esteja conversando com uma pessoa específica, porém essa pessoa não existe no mundo real, ou seja, é apenas uma criação da sua imaginação.
Agora pense que essa pessoa possua características próprias, como idade, gostos, preferências e objetivos. Assim, após realizadas todas essas considerações em relação a essa persona, podemos nominá-la como Avatar.
Desse modo, quando gravo algum vídeo ou escrevo neste blog, me dirijo ao ouvinte ou leitor como se fosse meu avatar, caracterizando um perfil ideal com quem gostaria de conversar, pois esse mecanismo facilita muito a comunicação entre emissor e receptor.
Quando conhecemos o desejo e preferências do Avatar, a comunicação consequentemente acaba se tornando mais certeira e precisa, mas devemos considerar o fato de que pode haver pessoas que não se identificarão com o seu modo de falar, essas provavelmente não estarão alinhadas as preferências que você definiu, por isso é tão importante definir tais objetivos para que apenas pessoas interessadas estejam consumindo seu conteúdo ou compre seu serviço/produto.
Assim, quanto mais específicas forem as informações e características do seu avatar, mais fácil será de visualizá-lo em sua mente, resultando em uma comunicação mais eficiente, permitindo uma valiosa entrega de serviço ou produto de sucesso, e é sobre isso que falaremos aqui hoje nesta leitura, sobre o seu avatar. Iremos explorar as seguintes abordagens sobre esse tema:
A história por trás do Avatar
Primeiramente, vamos começar falando sobre a história por trás do avatar. Gostaria que você se imaginasse como se tivesse nascido há centenas de anos atrás. Imaginou? Como seria se alimentar naquela época quando os alimentos básicos eram apenas pão, massas, trigo, sementes, grãos, cereais e, talvez carne, que era considerado um produto de luxo acessível apenas a pessoas com mais poder aquisitivo. Supondo que você não gostasse desses alimentos ou não tivesse condição de compra-los, a única opção que restaria seria produzi-los por si mesmo.
Agora, suponha que você tenha condições e queira comprar algo para comer, mas não goste do pão disponível ou os outros alimentos estejam fora de alcance. Nesse caso, haveria dificuldades em adquirir o alimento desejado, mas você não teria muitas opções, afinal, precisaria se alimentar para sobreviver. Essa era a realidade de muitos naquela época.
Desse modo, com o passar dos anos as pessoas foram se reunindo, o que resultou em um maior aumento no número de comércios, fornecedores de produtos e produtores. Surgiu uma oferta maior. Agora, você passou a ter mais opções de compra. Se antes você não gostava de um pão, poderia simplesmente não comprá-lo naquela padaria e comprar em outra. Às vezes, você tem a opção de escolher entre comprar o pão que mais gosta, o mais barato ou aquele feito de uma maneira específica. Essas opções começaram a surgir.
Os anos se passaram, as pessoas continuaram se reunindo e a internet surgiu. O que aconteceu foi um aumento significativo nas opções de comércio. Como consequência, as pessoas se tornaram mais exigentes. Olhando pelo lado do comerciante, aquele que vende pão, carne ou qualquer alimento, não basta mais apenas desenvolver e colocar o alimento à venda. Se o alimento não for bom, as pessoas não compram. Se não estiver de acordo com o gosto das pessoas, elas também não compram. Além disso, mesmo que o alimento seja fantástico, se o negócio não for valorizado pelas pessoas, não terá sucesso.
Vamos supor que alguém tenha inaugurado um restaurante de frutos do mar em uma cidade de 30 a 40 mil habitantes que fica no meio do continente, longe do litoral. É possível que nessa cidade não haja demanda por esse tipo de alimento. Mesmo que o restaurante ofereça os melhores frutos do mar do país, as pessoas provavelmente não darão valor a isso. Há probabilidade de que o empreendedor tenha dificuldades em manter o negócio em pleno funcionamento por longo prazo.
Portanto, abrir um restaurante hoje em dia não é tão simples como antigamente. Voltando ao exemplo da padaria, antes a pessoa produzia o pão, colocava no balcão e vendia. Porém, atualmente, com a oferta maior e a concorrência aumentada, além dos consumidores mais exigentes, não é tão simples assim. O interessante é que a padaria ou restaurante pense em para quem vai vender, de forma a adaptar o produto para conseguir efetivamente vender, é importante criar um público-alvo, ou seja, imaginar um grupo de pessoas que se interessará pelo produto oferecido. Esse grupo possui características específicas.
No entanto, hoje em dia, ter um público-alvo não é mais tão eficiente e suficiente. É interessante e até mesmo necessário que haja um detalhamento e aprofundamento um pouco maior. Antes, a ideia era vender para todo mundo, mas com o passar do tempo passou-se a vender para um grupo mais seleto de pessoas. Atualmente, é muito interessante pensar em vender para uma pessoa específica, um perfil de pessoa, um avatar. O avatar seria o cliente ideal, a pessoa com quem você gostaria de se comunicar, a pessoa que você deseja atrair para o seu negócio. Se você é especialista em um produto ou serviço, o avatar é a pessoa que gostaria de comprá-lo. Essa pessoa, ao comprar seu produto ou serviço, vai gostar, elogiar e pagar o preço que você pede. Ela vai adorar seu produto que se encaixará perfeitamente em sua vida. Você irá suprir suas necessidades, resolver seus problemas e realizar seus sonhos e desejos.
Além disso, é importante ressaltar que ter um avatar não restringe ninguém, mas faz com que você direcione seu foco para alguém em específico. Quando você foca em um perfil de pessoa, as chances são de que você atraia mais pessoas desse tipo. Isso não significa que você não atrairá outros tipos de pessoas, mas sua comunicação não será direcionada a elas. Como diz o ditado, se você tentar falar com todo mundo, acabará não falando com ninguém. Você não será eficiente em suprir as necessidades de ninguém e acabará criando um produto genérico.
Outra coisa que eu gostaria de ressaltar aqui é que o avatar não é interessante apenas para pessoas que trabalham com algo relacionado à internet ou marketing. O avatar é importante para todos. Se você pensa em criar o seu negócio local na sua cidade, um negócio menor, você precisa criar o seu avatar da mesma forma.
Após tais considerações, é de relevante importância especificar quais são os benefícios de se criar um avatar, que serão citados logo abaixo.
A importância de ter um Avatar
Quando você cria o seu avatar, o maior benefício que você terá é a clareza. Quando você sabe exatamente qual é a pessoa que se interessará pelo seu produto, que entrará na sua loja, que entrará em contato com você e possivelmente comprará, você tem muito mais facilidade em saber o que precisa fazer.
Assim, há mais facilidade em tomar decisões, como por exemplo, ao fazer uma campanha de marketing ou uma divulgação, você irá levar em conta as seguintes considerações: Se irá fazer panfletos para entregar nas residências e comércios, utilizar redes sociais ou rádio como canal de comunicação. Se você tem clareza de quem é seu avatar, terá a resposta de qual canal será mais eficiente em cada caso.
Por exemplo, se o seu avatar é uma pessoa mais idosa que assiste televisão, você pode criar uma propaganda na televisão e entregar um panfleto na casa dela. Se ele não tem muito interesse pela internet, não será um meio adequado. Agora, se você atende pessoas mais jovens, fazer a entrega de panfletos não irá funcionar, pois os jovens preferem as redes sociais. Nesse caso, seria interessante utilizá-la criando uma estrutura visual e uma marca. Sabendo quem é o seu avatar, você tem muito mais facilidade em escolher as cores que vai usar e a forma dos objetos que vai colocar em um eventual cenário de gravação.
Mais um exemplo interessante para ilustrar o uso do avatar, seria o caso de empreender com uma empresa específica na área de confeitaria, porém em um serviço móvel.
Assim, ao prestar este tipo de serviço, você poderá escolher em vender seus doces na rua, focar em casamentos ou ter como objetivo festa de crianças. São todos perfis diferentes de pessoas para as quais você pode criar um avatar diferente. O legal de tudo isso é que você pode escolher quem será o seu.
Só pelo fato de conseguir fazer isso, você tem a liberdade de atrair para perto as pessoas que você realmente gostaria que estivessem próximas. Com isso, terá mais prazer em ir trabalhar e mais paixão pelo seu negócio. E quando há paixão pelo seu negócio, os seus resultados aumentam e vira uma bola de neve benéfica, é quase impossível o seu negócio não prosperar.
Tem uma pergunta muito recorrente que recebo sobre esse tema e resolvi trazer para vocês:
Crio primeiro o produto ou o avatar?
Se você não tem produto e nem serviço, então você tem que criar primeiro o seu avatar. Ponto. O seu produto ou serviço é interessante que seja baseado no seu avatar.
Agora, se você já tem o seu produto ou serviço, eu quero que você pense: Quando você o criou, tinha um perfil de cliente na sua mente, uma ideia de pessoa para a qual você queria oferecer o seu produto ou serviço? Então, sem querer, você já tinha ali um público-alvo, talvez até mesmo um avatar.
Como criar um Avatar?
Primeiramente, vamos definir o seu avatar para você mesmo criá-lo.
Para fazer essa definição é interessante focar nas coisas que você quer e não nas coisas que não quer. Imagine uma pessoa perfeita, uma pessoa ideal, a pessoa que você gostaria que entrasse em contato com você, a pessoa que você teria prazer em responder as dúvidas dela, é a pessoa que você quer atrair como seu cliente ideal. Não é interessante que pense em características dessa pessoa que você não quer ter.
Não vamos focar aqui no que você não quer. O ideal é criar um avatar só, principalmente se você está iniciando. Caso queira criar mais de um avatar, caso tenha mais produtos ou serviços e queira criar mais de um avatar, tudo bem. Só que fique claro que quanto mais avatares você criar, mais difícil será gerenciá-los, porque o avatar tem que te trazer clareza. Agora, se tiver que tomar uma decisão e ficar em dúvida porque tem vários avatares, aí é interessante optar por menos.
Avaliando todos esses pontos, vou trazer aqui uma série de perguntas para que você consiga imaginar o seu cliente ideal. O ideal é que você não anote nada no primeiro momento, apenas reflita.
Então vamos colocar em prática. Eu quero que você pense que teve uma pessoa que entrou em contato com você. Talvez ela tenha te mandado um WhatsApp ou talvez ela tenha visitado a sua loja, se você já tem uma loja, ou talvez ela tenha te encontrado na rua ou talvez em algum evento. Ela entrou em contato com você de alguma forma. Você está conversando com essa pessoa, que é o seu cliente ideal. Você está pessoalmente conversando com essa pessoa. Eu quero que você imagine como é essa pessoa. Se você quiser fechar os olhos para visualizar melhor, fique à vontade.
Então, pense: Essa pessoa com quem você está conversando, como ela é, como ela se comporta? Ela fala alto, fala baixo? Ela é extrovertida, espontânea, alegre, ri bastante? Ou ela é mais tímida, mais quieta, mais na dela, fala mais devagar? O que ela gosta de conversar com você? O que ela está perguntando para você? É alguma coisa relacionada ao seu produto, ao seu serviço? Ela está tirando dúvidas com você?
Essa pessoa, ela tem alguma aparência na sua imaginação? Se não tem, eu quero que você crie uma aparência para ela. A pessoa perfeita que você mais gostaria de atender como cliente, como é a aparência dessa pessoa? É uma mulher, é um homem? É alto, é baixo? É forte, é magrinho, é gordinho? Cabeludo, careca? É moreno, é branquelo? Como é a aparência da pessoa? Como são os dentes dela? São certinhos? A aparência dela dá a entender que ela é uma pessoa bem de vida ou é uma pessoa mais simples? A roupa que ela usa é de marca? Você acredita que no guarda-roupa dela existem mais roupas de marca ou mais roupas simples? Tanto faz, ela não dá muito valor a essas coisas? Ela tem acessórios? Será que esses acessórios são caros? Esses acessórios são modernos? Tem mais alguma informação da aparência dessa pessoa que você consegue captar?
E a idade dessa pessoa, se você tivesse que chutar um número, quantos anos essa pessoa tem? Se arrisca. Quer dizer, que ela é casada ou ela é solteira? Essa pessoa, ela mora onde? No centro da cidade, em outra cidade? Ela estudou bastante, abandonou os estudos? O que você acredita? Era uma pessoa culta, especialista em algum assunto, ou uma pessoa simples, com pouca escolaridade? O trabalho dela, como é? Ela trabalha onde? Se você não conseguir imaginar um lugar específico, talvez alguma área, algum nicho? Talvez ela tenha habilidades relacionadas a esse trabalho que sejam interessantes para o produto ou serviço que você vai desenvolver para o seu negócio. Que habilidades ela possui?
Você acredita que essa pessoa tem dificuldades no trabalho dela e na condição financeira? Ela recebe um bom salário ou trabalha por conta própria? Ela tem uma empresa ou algum negócio? Ela segue alguma religião ou não tem preferência? Em relação à política, ela vota em quem preferir ou tanto faz? Essa pessoa se preocupa com a aparência? Ela faz dieta ou pratica exercícios físicos? Ela se preocupa com sua saúde? O que ela gosta de fazer nas horas vagas? Ela tem algum hobby ou toca algum instrumento musical? Pratica algum esporte? Quais são os hábitos dessa pessoa? Ela acorda cedo? É organizada ou bagunçada? Tem alguma mania que irrita outras pessoas ou é tranquila? Como é a família dessa pessoa? Ela tem filhos, pais vivos, irmãos? Qual é o relacionamento dela com a família e amigos? Ela tem muitos ou poucos amigos? Mantém contato frequente com eles? Como é o humor dessa pessoa? Ela fica brava com frequência ou é tranquila? Na parte social, ela é comunicativa e gosta de interagir com outras pessoas, ou é mais reservada e não se interessa muito por postar nas redes sociais? Quais são as coisas que ela mais valoriza na vida? É a família, o dinheiro, ou algo mais? Quais são os desejos e objetivos dela para o futuro? Ela tem metas definidas e busca alcançá-las, ou não tem certeza do que quer da vida? Quais são as dificuldades e dores que essa pessoa enfrenta na vida? Quais são os assuntos que a fazem sofrer? O que poderia deixá-la brava, irritada ou triste? Essa pessoa tem medo de algo? Medo de que algo aconteça? Medo de morrer, de ficar pobre, de não realizar seus objetivos? Tem medo de afastamento da família ou de perder seu cachorro? Quais são os medos do seu avatar e as crenças que ele tem? Ele acredita que é capaz de construir a vida que deseja? Acredita que pode adquirir conhecimento e ser mais inteligente? Acredita que teve poucas oportunidades ou que ele mesmo cria suas oportunidades? Quais são as crenças que essa pessoa tem sobre si mesma e sobre sua capacidade de mudança? Você conseguiu imaginar?
Assim, levando em consideração todas essas perguntas, você terá seu avatar.
Agora é o momento de você anotar. Se quiser, pode continuar pensando ou conversando com seu avatar na sua mente, continuar imaginando. Depois, quando terminar, pare e anote o máximo de informações e características possíveis que conseguir. Lembrando que você vai fazer isso apenas uma vez. Então, vale a pena dispender de um pouco mais de tempo agora para fazer um negócio bem feito e evitar problemas futuros. Caso queira, você pode até criar um nome para esse avatar, talvez um nome que combine com ele.
Como saber se o Avatar que eu defini é bom?
Nesse momento, iremos analisar se esse avatar que você criou é válido inicialmente para o seu negócio porque não existe um avatar definitivo. O avatar muda com o tempo, então, conforme você vai adquirindo mais experiência, vai adaptando-o, evoluindo e melhorando consequentemente. Então, por isso, o que você tem aí hoje é perfeito. Não existe certo e não existe errado.
Todavia, existem algumas formas para você conseguir verificar e validar seu avatar, caso queira. Vamos conhecer dessas técnicas neste momento.
1. Analisar o mercado
Suponha que você vai abrir um negócio local ou a nível nacional. Então, reflita: será que nesse meu avatar existem pessoas suficientes para eu possa atender? Será que há público? Será que tenho um mercado suficiente? Porque às vezes você definiu tanto e criou um avatar raro que é difícil encontrar pessoas como estas no mundo. Então, isso é algo que vale a pena analisar.
2. Pesquisar
Outro modo de fazer essa análise é considerar as pesquisas, por exemplo, onde está o seu avatar e o que ele anda fazendo. Que tal ir até lá e conversar com ele? Que tal começar a espiar o que ele anda fazendo nas redes sociais? Sem dúvida, isso vai te ajudar a trazer clareza para essa sua definição de avatar que você criou.
3. Conversar com o Avatar
Outra forma é conversar com seu avatar. Você pode combinar uma reunião, chamá-lo no WhatsApp, enviar uma mensagem no Facebook ou no Instagram. Você pode conversar com ele e, através dessa conversa, com certeza terá ideias que poderá anotar no seu avatar.
Uma opção interessante é enviar um formulário para que as pessoas respondam a uma pesquisa que possua perguntas estratégicas a fim de identificar a real necessidade dos possíveis clientes. Vejo isso como uma ótima estratégia, pois adoto essa prática na venda dos meus cursos on-line e para melhorar o meu negócio como um todo.
4. Estudar concorrentes
Também há algo indispensável, que é estudar os seus concorrentes. Pense em quem está vendendo para o seu avatar ou quem vende o que você quer vender para o seu avatar. Você pode entrar em contato com essas pessoas ou, se não quiser entrar em contato, pode espiar, sondar e acessar as redes sociais para ver o que as pessoas estão comentando. Se o seu concorrente vende algum produto ou serviço na internet, você pode acessar e ver quais são os comentários. Assim, você consegue pegar muitas informações de qualidade para melhorar o seu avatar.
5. Testar
Por último e não menos importante, é testar, colocar a mão na massa, ir para o mercado, vender o seu produto, prestar o seu serviço e ter o contato direto com o seu avatar. Isso, sem dúvida, vai te gerar experiência, e você pode pegar essa experiência e aplicar no avatar que você acabou de criar, evoluindo-o constantemente.
O avatar tem que servir como base para tudo que você vai fazer no seu negócio. Então, tudo o que você for mudar no seu produto, tudo o que você for mudar no seu serviço, você tem que levar em consideração o seu avatar. Ele é muito importante. Não crie o seu avatar e abandone-o. Você tem que andar com ele na sua mente pelo resto da vida, a partir de agora.
Depois de aplicar todos esses ensinamentos, você vai se lembrar daqui há 10 anos que foi comigo que você o seu primeiro avatar de forma estratégica. Inclusive, quando eu comecei a gravar os meus vídeos, o meu avatar era bem diferente do que ele é hoje. Ele foi evoluindo bastante. Eu fui entendendo melhor ele e traduzindo isso nas minhas anotações.
O meu Avatar
Agora, algo que acho interessante falar para você é quem é o meu avatar.
Antes de falar sobre ele, gostaria de propor um negócio para você. Na verdade, gostaria que você me ajudasse com uma coisa. Vou descrever o meu avatar, e você analisa para ver se combina contigo ou não. Depois, vá nos comentários e me diga se essa descrição que coloquei do meu avatar não tem nada a ver, ou se você se identificou. Você pode escrever até em detalhes nos comentários. Gostaria que você fizesse isso e me ajudasse. Vá lá e fale se o que você falou faz sentido ou não.
O meu avatar possui muitas características que eu possuía há dez anos atrás, que foi a época que eu comecei a criar os meus negócios. Ele não ser resume a mim, mas possui características que eu tinha. Inclusive, ele é mais velho do que eu era. O meu avatar quer abrir o próprio negócio, mas não sente a necessidade de fazê-lo apenas por questões financeiras, para ganhar mais dinheiro. Ele sente a necessidade de abrir um negócio por outros motivos mais pessoais. É óbvio que ele dá importância ao dinheiro e quer mais dinheiro, sim, mas não é o principal. Esse é o meu avatar.
Ele sente que dentro dele existe um potencial que não está sendo utilizado no momento, então, através do próprio negócio, ele acredita que conseguirá utilizar esse potencial. No entanto, ele não tem certeza sobre o próprio negócio que ele quer abrir e possui muitas dúvidas. Ele está buscando informações na internet, assistindo vídeos e, ao mesmo tempo, não é uma pessoa muito paciente. Inclusive, está torcendo para que o vídeo acabe logo. Porém, para ele, mais importante do que abandonar o vídeo é adquirir o conteúdo que é apresentado, pois ele dá muito valor ao conhecimento.
Ele sabe que aprender algo novo e importante irá construir uma personalidade melhor para ele e ajudá-lo a evoluir. Essa energia que ele tem dentro dele faz com que ele acredite que não é muito comum, já que muitas pessoas estão acostumadas com empregos que não progridem muito. O avatar sabe que tem a capacidade de melhorar todas essas áreas, ser mais útil e entregar algo de valor para as pessoas, contribuindo para um mundo melhor e se sentindo mais conectado espiritualmente. Esse sentimento faz com que ele fique pensativo, olhando para o futuro e imaginando como seria se ele seguisse determinados caminhos, como abrir o próprio negócio. Ele tem preocupações, como a possibilidade de ter muitos problemas ou de não dar certo, além de considerar aspectos financeiros.
Às vezes, ele se pega pensando bastante nisso, o que o deixa agitado ou triste, especialmente quando reflete sobre oportunidades perdidas no passado. Quando ele vai dormir, esses pensamentos afetam seu sono. Ele acredita que através do negócio próprio, poderá suprir essa necessidade que sente e utilizar a energia que tem dentro dele. Ele sabe que é capaz de criar um negócio útil para as pessoas, que as ajudará, e também tem potencial para ganhar dinheiro com isso. Essa é uma descrição resumida do meu avatar, embora haja outras características na descrição completa.
E aí, conseguiu definir o seu Avatar?
Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para me chamar no Direct do Instagram e perguntar. Se você conhece alguém ou tem um amigo que está pensando em abrir o próprio negócio, tenho certeza de que este artigo pode ser útil, então envie o link para ele.
Beleza? Então é isso, flw!