Um erro que você não pode cometer se quiser ser mais produtivo
Saúde, corpo, mente e espírito. São itens importante que você tem que dar atenção se quiser ser mais produtivo. Você já deve ter passado pela situação de estar querendo se concentrar, mas uma dorzinha nas costas te atrapalha. Ou, talvez uma dor de cabeça, que não te deixa pensar direito. Quanto melhor estiver a sua saúde, mais disposição e energia você terá. Melhor conseguirá pensar. [o vídeo deste conteúdo foi excluído] Há pessoas pessimistas, que não acreditam nelas mesmas. Pensam…
Saúde, corpo, mente e espírito. São itens importante que você tem que dar atenção se quiser ser mais produtivo.
Você já deve ter passado pela situação de estar querendo se concentrar, mas uma dorzinha nas costas te atrapalha. Ou, talvez uma dor de cabeça, que não te deixa pensar direito.
Quanto melhor estiver a sua saúde, mais disposição e energia você terá. Melhor conseguirá pensar.
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
Há pessoas pessimistas, que não acreditam nelas mesmas. Pensam assim:
– Ah, eu não vou conseguir fazer isso.
– Eu nunca fiz, por que que vou fazer agora?
– Eu sou um bosta.
– Sempre que termino meu dia, percebo que não fiz o que queria.
Então, esse tipo de pensamento não te ajuda em nada. Só atrapalha! Se você pensa dessa forma, pare.
Se você é pessimista, acesse meu Instagram e maratone meu feed. Tem bastante conteúdo que irá te ajudar a ser mais otimista e encontrar maneiras de ter uma mente mais poderosa.
Eu me lembro que uma vez que assisti o filme “Homem de Ferro 3”. No início do filme, o Stark estava construindo suas armaduras no laboratório, quebrando a cabeça, testando e criando. Super concentrado e produtivo. Nem atenção para esposa, ele dava.
No final do filme, os super heróis não conseguiram combater o vilão e pediram ajuda ao Stark. Então ele foi, deu apenas alguns comandos de voz e de repente surgiram várias armaduras voando, aquelas que ele estava construído sozinho no início do filme. Elas conseguiram combater o vilão e salvaram o mundo.
Lembro que quando assisti esse filme, domingo no cinema, fiquei super motivado e determinado. Acordei no outro dia, cedinho e fui para empresa. Arrebentei de tanto trabalhar. Nem dormi direito e na terça-feira estava lá novamente. Quarta-feira mesma coisa. Por estar motivado, pensava assim:
– Se o Stark conseguiu, eu também consigo.
Eu trabalhava com tecnologia e me espelhava muito nele. Me inspirou muito naquela época. Só que, o que você acha que aconteceu depois de uma semana neste ritmo?
Eu não estava nem conseguindo pensar mais. Ia para a empresa e ficava olhando para o computador. De certa forma, aquela motivação vinda do filme me causou um descontrole mental. Achei que seria bom. Porém, fiquei ansioso querendo construir um monte de coisa para mudar o mundo.
Isso me atrapalhou, por muito tempo. Identifiquei que precisava dormir, descansar, para conseguir voltar a trabalhar de maneira ideal. Só que, não conseguia, pois deitava na cama para dormir e ficava pensando.
Depois de um mês, ainda estava cansado devido a uma semana que dei o meu máximo.
Dei esse exemplo para você, do filme, porque tem relação com este assunto que estamos conversando aqui no post: saúde mental. Então, toma cuidado com isso. Não faça igual a mim. Vá com calma.
Eu aprendi, quebrando a cabeça, que ter essa motivação louca de querer mudar o mundo, pode atrapalhar muito sua produtividade. De vez em quando é legal tê-la, mas você tem que se controlar.
Durma bem, se alimente bem e faça exercícios físicos. Se tiver condições, vá numa academia, senão faça exercício na sua casa mesmo. Se estiver cansado, pare e descanse. Eu faço isso durante meu dia, trabalho uma hora e meia e descanso 15 minutos.
Comece descansando 10 minutos para 30 minutos de trabalho. Depois, 10 minutos para 40 minutos de trabalho. E, vá aumentando até achar ao seu tempo ideal. Eu gosto de trabalhar uma hora e meia e descansar 15 minutos.
No meu tempo de descanso, faço exercícios para os olhos, quando estou na frente do computador. Os exercícios ajudam a descansar os olhos também.
Não se sinta culpado por estar descansando. Pense que isso é um investimento em você mesmo. Ou seja, está descansando para conseguir produzir mais ainda depois.
Cuidado com o perfeccionismo
– Você se considera uma pessoa perfeccionista? Antes de continuar lendo, comente ali embaixo. Quero ver o que o pessoal comentará.
Fiz uma pesquisa no Instagram, perguntando sobre o perfeccionismo:
“Você acha que o perfeccionismo é uma coisa boa? 51% das pessoas responderam que sim e 49% não.
“Você se considera uma pessoa perfeccionista?” 44% responderam que sim e 56% não.
Mais ou menos 80 pessoas responderam às perguntas. Você viu que o resultado está bem dividido né?
Hoje, as empresas não consideram mais o perfeccionismo uma qualidade ou um diferencial. Mas, sim algo que pode atrapalhar a equipe. Vou te explicar o porquê, para ver se faz sentido para você.
A pessoa que busca a perfeição, fugir do fracasso, tende a ser perfeccionista. O perfeccionismo é algo que estressa não só a própria pessoa, mas também outras ao redor.
Vamos supor que em uma empresa, existe uma pessoa perfeccionista que precisa entregar um projeto em uma data específica. O responsável pelo projeto não terá certeza se ela entregará. Mas, sabe que se entregar será perfeito. E, geralmente, os responsáveis preferem que o projeto seja entregue, mesmo com imperfeições.
Jeff Bezos, um dos caras mais ricos do mundo, dono da Amazon (uma das maiores empresas do mundo), incentiva seus funcionários a fazerem algo quando possuem 70% do que é necessário para ser feito. Ou seja, se você precisar entregar um projeto e tiver feito 70%, beleza.
Ele fala que é melhor ter algo entregue, mesmo com imperfeições, do que algo perfeito que nunca é entregue. Depois pode ser melhorado.
Eu acredito que isso faz muito sentido.
Curiosidade: as pessoas perfeccionistas têm mais chances de concluir algo, quando sabem que não tem o tempo suficiente para fazer da maneira que querem (perfeito). Isso acontece porque já começam a fazer pensando que não irão conseguir concluir. Então, fazem apenas porque deve ser feito, para entregar. E, isso é geralmente o que as outras pessoas (não perfeccionistas) pensam. Não é mesmo?
Em outras palavras: as pessoas perfeccionistas, deixam de ser, se o prazo for impossível de ser cumprido.
– Interessante. Não?
A complexidade é inimiga da produtividade! Se você é perfeccionista e quer ser mais produtivo, então abandone o perfeccionismo.
Mais vale algo entregue, mesmo com falhas, do que algo perfeito nunca entregue. O feito é melhor que perfeito.
A uns anos atrás, eu era bem chato lá na empresa. Era perfeccionista. Cobrava muito das pessoas. Elas faziam e eu perguntava o porquê de ter feito daquela forma, para analisar se existiam formas melhores.
Hoje, não sou mais assim, porque percebi que isso é um estresse desnecessário. Estressava a outra pessoa, sendo que aquilo já poderia ser concluído.
Por exemplo, em relação ao vídeo que gravei sobre esta postagem (geralmente cada postagem do blog tem um vídeo no Youtube). Sei de muitas coisas que posso melhorar. Mas, porque não melhoro?
Porque tenho metas. Quero fazer um vídeo por semana. Se eu ficar alisando muito, editando, estudando e batendo na mesma tecla, não consigo terminar no prazo. Então, para mim vale mais a pena concluir o vídeo, mesmo com imperfeições, do que não concluir.
Com o tempo me tornarei mais eficiente e conseguirei editar o vídeo em menos tempo. A consequência é que sobrará mais tempo para eu melhorá-lo.
Olhe lá no meu canal do Youtube. Os vídeos que eu faço agora estão melhores do que do mês anterior e com certeza os do próximo mês estarão melhores do que os atuais.
Motivação e inspiração
Tem motivação é excelente. Quando a temos, queremos mudar o mundo. Mas, não é todo dia que estamos motivados, né? Tem dias que acordamos e queremos continuar na cama, dormindo.
Comece a fazer o que tem que ser feito, mesmo sem motivação.
Muitas vezes a motivação surge depois de começar a agir. Se você se forçar a lembrar aí, verá que já passou por situações onde ficou deixando para fazer algo depois, porque não queria fazer, era chato. Mas, quando começou a fazer, terminou rapidinho.
Faz o seguinte: acompanhe pessoas que te motivam, esteja com pessoas que te inspirem.
No YouTube tem muito conteúdo motivacional. O dia que você não estiver motivado, sem vontade de fazer as coisas, tire 10 minutinhos para assistir vídeos motivacionais. Tem alguns conteúdos motivacionais também no meu Instagram e no meu canal do YouTube.
Outra coisa que dá para você fazer é se esforçar para querer fazer antes de começar a fazer. Eu sei que existem coisas chatas, que temos que fazer por obrigação. Mas, pensa assim:
– Por que eu vou fazer isso? Qual é o resultado disso? O que que isso vai me trazer de bom? Me dará alguma experiência?
Tente encontrar um motivo, uma motivação para querer fazer.
Eu preparei uma dica a mais aqui, para você que eu até o final, porque você merece. Sinal de que você realmente quer ser mais produtivo e quer se tornar uma pessoa melhor.
Tenha um objetivo muito forte, um propósito
– Você tem algum sonho? Algo que precisa realizar antes de morrer?
Quando você tem um propósito na sua vida, consegue ter muito mais energia, garra, motivação, inspiração para fazer o tem que ser feito.
Tem coisas que são quase insuportáveis de fazer, mas precisamos fazer para realizarmos nosso objetivo ou propósito. Mas, quando você tem um objetivo forte, um propósito, consegue ter mais foco para vencer.
Antes de dormir, reflita:
– Por que eu existo?
– Por que estou aqui?
Reflita também sobre suas obrigações:
– Por que estou fazendo isso?
– Qual é o resultado que trarão para minha vida?
– Ajudarão alguém?
– Será que realmente são necessárias?
Use essa linha de raciocínio das perguntas e tente encontrar o porquê de estar fazendo o que está fazendo.
Eu tenho certeza que se você encontrar a resposta dessas perguntas, terá muito mais produtividade no seu dia a dia.
Quando sabemos o porquê, mesmo que algo seja insuportável, fazemos sorrindo.
Isso faz sentido isso para você?