Impulsionar vídeos para crescer mais rápido no Youtube?
Ter mais visualizações nos vídeos, conseguir mais inscritos e fazer o canal no Youtube crescer mais rápido, é isso que muitos buscam ao impulsionar seus vídeos, mas não é o que acontece.
Ter mais visualizações nos vídeos, conseguir mais inscritos e fazer o canal no Youtube crescer mais rápido, é isso que muitos buscam ao impulsionar seus vídeos, mas não é o que acontece.
É muito triste não conseguir pegar visualizações nos vídeos.
Uns tentam resolver isso fazendo Shorts, pois são mais fáceis de pegar visualizações.
O problema é que os inscritos vindos dos Shorts podem não querer assistir os vídeos, logo a taxa de clique e retenção dos vídeos caem, prejudicando o crescimento do canal.
Outros compartilham o link do vídeo nas redes socias: grupos do Facebook, Story do Instagram e até mesmo no Twitter.
O problema é que esse tipo de divulgação pode ser visto como spam. As redes sociais não gostam de postagens que contém link externo, pois é uma tentativa de levar o usuário para outra ferramenta (no caso o Youtube). Ao divulgar muito dessa forma, a rede social pode baixar o alcance da sua conta e as vezes até te banir (se os usuários denunciarem como spam).
Uma outra maneira que os criadores divulgam seus vídeos é comentando nos vídeos de canais concorrentes para chamar a atenção dos visitantes a fim de clicarem na foto e acessarem o canal.
O problema é que se não comentar com cuidado, acaba parecendo que você está mendigando inscritos, o que baixa a moral do canal. E, o criador lá do outro canal pode te denunciar.
Existem outras maneiras, mas todas dão trabalho extra e consomem tempo.
De fato, pode ser muito difícil levar pessoas para assistir os vídeos no Youtube. Devido a essa dificuldade, alguns pensam em impulsionar, ou seja, pagar para os vídeos aparecerem as pessoas. Mas:
– Será que isso é uma boa ideia? Vale a pena impulsionar vídeos para crescer canal no Youtube?
Para que você tire suas próprias conclusões, preciso primeiro te explicar como funciona as visualizações do Youtube. Aí depois te conto a minha opinião. No final do post eu vou te contar um fato sobre o Youtube, que poucos sabem, e que pode fazer toda a diferença para você se decidir se vale a pena ou não, então leia até o final.
Como funciona as views do Youtube
Ao publicar um novo vídeo, o Youtube pega esse seu vídeo e mostra para algumas pessoas. Se entende que seu vídeo é bom, mostra para mais de pessoas. Se continua entendendo que o vídeo é bom, continua mostrando para mais e mais pessoas. Porém, se entende que seu vídeo não é bom, mostra para apenas algumas pessoas.
O número de pessoas que ele mostra, dizemos que é o alcance do vídeo. Essa informação você tem acesso através do Youtube Studio, lá no Analytics do vídeo, na aba “Alcance”.
Para o Youtube entender se seu vídeo é bom ou não, ele analisa várias informações, sendo que as mais relevantes são:
1. Taxa de cliques do vídeo
O número de pessoas que clicaram para assistir o vídeo em relação ao alcance.
2. Retenção do vídeo
O quanto as pessoas assistiram o vídeo.
Se as pessoas abrem o vídeo e permanecem assistindo por um bom tempo, então ele entende que o vídeo é bom.
Não tem segredo! Se as pessoas gostam do vídeo o Youtube entende que é bom. E, fazer vídeos bons depende das suas habilidades.
Se você divulgar seu vídeo e conseguir levar pessoas para assisti-lo e essas pessoas realmente assistam por um bom tempo, então a retenção do vídeo aumenta e a moral do seu vídeo perante o Youtube também, fazendo ele subir o alcance.
Por outro lado, se essas pessoas não assistirem o vídeo, a retenção diminui e a moral do seu vídeo também, fazendo ele baixar o alcance.
É uma faca de 2 gumes. Você pode se dar bem ou se dar mal.
O Youtube toma cuidado com o tráfego pago
Tem um fato, que poucos sabem, que é muito importante pois pode ser o que fará você se decidir se vale a pena impulsionar seus vídeos ou não.
Muitos criadores que querem crescer no Youtube estão dispostos a pagar para isso acontecer. E, o Google tem uma ferramenta que permite impulsionar os vídeos para fazer isso acontecer (lembrando que o Youtube é do Google).
Só que a maioria dos criadores que essa ferramenta, mais prejudicam o crescimento do próprio canal do que ajudam, pois levam para seu canal pessoas desqualificadas: que não assistem os vídeos.
Não é difícil encontrar criadores reclamando que depois que começaram a impulsionar o canal perderam o alcance.
O Youtube sabia que isso acontecia, mas deixava o pau torar, porque estava ganhando dinheiro. Até que começou a perceber que muitos criadores estavam ficando insatisfeitos, desistindo de produzir conteúdo e falando mal das ferramentas do Google. Então, teve que pensar em uma solução.
O Youtube decidiu desconsiderar algumas informações, que prejudicavam os canais, que vinham a partir de pessoas que acessavam o canal através de impulsionamento.
Isso vale apenas para as ferramentas do Google (Google Ads e a própria ferramenta de impulsionamento do Youtube).
Isso mudou tudo!
Agora, o algoritmo não considera mais as informações dessas pessoas para o alcance de seus vídeos.
Eu considero isso uma coisa boa, pois se você impulsionar um vídeo e fizer a cagadinha de levar pessoas desqualificadas, isso não vai atrapalhar o desempenho do seu vídeo, nem o crescimento do seu canal.
Só que, como nem tudo são flores, o tempo que essas pessoas assistirem seu vídeo aparecerá lá no Analytics do vídeo, porém não será contabilizada para a monetização do seu canal. Isso quer dizer que, se você está pensando em impulsionar seus vídeos para aumentar suas horas de visualização e monetizar seu canal, isso não vai acontecer.
– O que você acha disso? Seu objetivo era impulsionar para monetizar seu canal mais rápido ou você quer impulsionar por outro motivo? Me conta nos comentários do vídeo.
Eu encontrei duas maneiras de contornar essa situação e fazer o Youtube contabilizar essas horas:
Truque 01: Impulsione em outras ferramentas
Você pode impulsionar através de outras ferramentas, como por exemplo o Meta Ads (antigo Facebook Ads).
Dessa forma o Youtube não conseguirá identificar se essas pessoas vieram de forma paga ou orgânica.
Dica truque 02: incentive as pessoas a assistirem outros vídeos
Você pode impulsionar pelas ferramentas do Google, normalmente, porém levar elas para vídeos que as incentivem a assistir outros vídeos do seu canal.
Dessa forma, quando abrir o segundo vídeo, as horas serão contabilizadas normalmente.
Coloque cards em seu vídeo, tela final, links dos seus próprios vídeos na descrição, nos comentários. Coloque também o vídeo em uma playlist.
Dá para você publicar um vídeo curtinho, com objetivo apenas de impulsioná-lo despertando curiosidade nas pessoas sobre um assunto que tem no seu canal. Daí no final do vídeo você convida a pessoa a continuar assistindo clicando em um outro vídeo.
Esse é um bom truque! Se você gosta de truques aqui nesse post tem mais 10 truques que os Youtuber usam para fisgar as pessoas para seus vídeos.
Vale a pena impulsionar vídeos para crescer canal no Youtube?
Vale a pena investir para levar pessoas para seu vídeo, independente de como seja. Se você estiver disposto a pagar para isso, melhor ainda, pois isso pode acelerar o crescimento do vídeo e consequentemente do canal.
Tome cuidado para levar pessoas que assistam seus vídeos, senão a retenção dos seus vídeos vão cair e o Youtube poderá diminuir o alcance deles, o que prejudicará o crescimento do seu canal ao invés de ajudar.
Outra cosa, escolha vídeos bons para impulsionar. Senão você pode ser rico e pagar milhares de reais levando milhões de pessoas para seus vídeos e poderá conquistar pouquíssimos seguidores. Então, vale a pena escolher os vídeos que mais te dão seguidores e que também sejam seguidores bons (prováveis de assistem seus próximos vídeos).
Se você quer criar vídeos realmente bons, então veja os 10 maiores conselhos do maior youtuber do mundo.
Se esse post aqui te foi útil, então não vá embora antes de deixar seu like no vídeo acima. E, se inscreva no meu canal para ter acesso a conteúdo em vídeo vídeo.
Até o próximo post, fica com Deus.