Você não consegue mudar os outros
Seria tão bom se tivesse como apertarmos uns parafusos na cabeça da outra pessoa e mudar a maneira dela pensar né? Kkk. Apertar uns parafusos não dá, mas será que é possível obrigar os outros a mudar? [o vídeo deste conteúdo foi excluído] Você não consegue obrigar ninguém a nada Frequentemente nós queremos que alguém mude e também há sempre alguém querendo nos mudar. Isso pra que todos consigamos conviver melhor e sermos mais felizes. Desde sempre, a humanidade se…
Seria tão bom se tivesse como apertarmos uns parafusos na cabeça da outra pessoa e mudar a maneira dela pensar né? Kkk.
Apertar uns parafusos não dá, mas será que é possível obrigar os outros a mudar?
[o vídeo deste conteúdo foi excluído]
Você não consegue obrigar ninguém a nada
Frequentemente nós queremos que alguém mude e também há sempre alguém querendo nos mudar. Isso pra que todos consigamos conviver melhor e sermos mais felizes.
Desde sempre, a humanidade se organizou em grupos que geralmente são formados com base em crenças e valores em comum.
Se uma pessoa não crê e não age da mesma forma que os outros do grupo, então ela sai ou é convidada a sair.
Até hoje é assim. Na nossa família, na escola, na faculdade, no trabalho e em praticamente todos os lugares.
Pensa bem, quantos filhos saem de casa cedo porque suas crenças são diferentes as das dos pais. Quantas pessoas abandonam um emprego bacana, porque seus valores são diferentes da empresa. Quantas pedem divórcio, pois as ideias já não são mais compatíveis.
Os dois principais motivos disso acontecer são:
1. Não aceitar os outros da maneira que eles são.
2. Não estar disposto a mudar para se adaptar.
Há pessoas que são fáceis de mudar, que estão dispostas a se adaptar e aceitam bem a adversidade.
Por outro lado, há pessoas extremamente difíceis de mudar, que não são dispostas a se adaptar. Acreditam que o mundo deve se adaptar a elas. E, isso as vezes acontece até mesmo elas perceberem.
Eu fiz um post explicando mais sobre essa maneira de pensar das pessoas.
Pensa comigo. Se você estiver parado em uma esquina, esperando o sinal abrir e uma pessoa encostar em você.
– Você vai pedir pra ela se afastar e se não afastar, vai empurrá-la? Ou, vai preferir você mesmo dar um passinho pro lado?
Empurrar o outro, é querer obriga-lo a fazer o que você quer que ele faça ou pare de fazer, que no caso é: parar de encostar em você, se afastar.
O problema é que, o outro só fará, se quiser. Ou, pior ainda, pode ser que ele chegue ainda mais perto para te irritar ainda mais.
– Qual será o tipo de pessoa que você é? Arrisca dizer aqui nos comentários? Você tem facilidade em mudar para se adaptar ou espera que os outros mudem para se adaptar a você?
Você não consegue obrigar ninguém a nada!
Nós só fazemos o que decidimos fazer. Se fazemos ou deixamos de fazer, é porque antes tomamos uma decisão.
Vou usar uma criança como exemplo, fica mais fácil de visualizar.
Vamos supor que tem uma criança fazendo birra. A mãe viu, deu uma bronca nela e a colocou sentadinha no cantinho e falou para não sair até ela falar que pode.
– Você acha que, se a criança permanecer sentada, é porque a mãe a obrigou ou ela escolheu permanecer lá?
A verdade é que se a criança quiser sair, sai. E, se quiser ficar, fica. Ela já consegue imaginar as consequências de ambas as situações.
Mesmo que não queira, se ela ficar lá sentadinha, é porque julgou que esta é a melhor opção. Talvez porque as consequências são menos piores, ou é o certo a se fazer, ou apenas porque quer agradar a mãe.
O fato de a criança pensar, a faz ter a capacidade de analisar a situação e tomar a própria decisão. Então, se com o tempo ela parar de fazer birra, é porque ela está mudando conforme suas próprias escolhas. Claro que, muito incentivada ou influenciada pela sua mãe.
Os adultos funcionam da mesma maneira, porém a cabeça de um adulto tem muito mais crenças e experiências as quais podem facilitar ou dificultar a sua influência sobre ele.
Você não consegue mudar ninguém. Apenas consegue o incentivar a tomar decisões que o levem a mudar.
– Tem alguém que você quer que mude? Comenta aí.
Você critica quando o outro não muda?
– Ah, você não faz isso. Você não faz aquilo. Você é folgado de mais. Você não é capaz de fazer isso.
Críticas, sermões, comparações, gritos, lembrar de fatos negativos do passado, por aí vai.
Às vezes, na cabeça de quem faz isso, é porque quer o bem da outra pessoa. Quer ter um relacionamento melhor com ela ou ajuda-lo de alguma forma.
Tudo bem pensar assim. Afinal, nós fomos criados em uma cultura cheia de críticas e não é por isso que viramos todos maus caráteres né?!
Não vou te dizer que criticar é errado. O certo ou errado é você quem define. Mas, sem dúvidas há ações mais eficientes pra estimular o outro a mudar do que criticar.
Ao criticar alguém, você está criando uma situação negativa. Está estressando a pessoa, a desestimulando, desmotivando, desanimando.
A pessoa recebe a sua crítica, automaticamente nela, será despertado uma emoção negativa, o que a deixará com medo, brava ou triste por exemplo. E, isso é instintivo, como se fosse um modo de alerta, um modo de sobrevivência.
Não tem como mudar isso. Porém, é possível transformar esta situação negativa em positiva. Mas, vai depender, da pessoa que recebe a crítica, da boa vontade e capacidade em controlar os próprios sentimentos.
Lembrando que emoções e sentimentos são coisas diferentes. As emoções nós não controlamos, pois são instintivas. Os sentimentos sim, pois podem ser influenciadas pelo nosso lado racional.
– Eric, mas quando eu critico meu marido, ele ri na minha cara.
Talvez seu marido já esteja tão treinado emocionalmente em lidar com suas críticas, que o estresse nem chega a propagar pelo corpo dele. Quem não prefere rir do que se estressar, não é mesmo?
Quanto mais você conseguir ferir o outro com sua crítica, mais intenso será a emoção negativa e mais difícil fica de transformar a situação em positiva (construtiva).
Pense neste instinto da outra pessoa como sendo um muro entre vocês dois. Quanto mais alto ele for, mais difícil fica da outra pessoa ouvir o que você está falando ou leva-las em consideração.
Entendeu?
A princípio as críticas são destrutivas, mas dependendo da pessoa que recebe, pode até ser transformadas em construtivas.
Então, se você quer que alguém mude, lembre-se que a mudança vem de dentro. Ao invés de criticar. Incentive! Desta forma, é mais fácil motivá-lo a querer fazer diferente na próxima vez e consequentemente começar a mudar.
Dica extra: foque no presente, não no futuro
– Por que nós queremos que o outro mude?
Pra ficar mais fácil pra gente.
Quando nós queremos que outro mude, é porque esperamos que ele pare de agir da maneira que age ou comece a agir de uma maneira que não age. Ou seja, esperamos que o outro aja conforme nossos pensamentos, não os dele.
Convivemos com a pessoa aqui no presente, esperando chegar o momento onde tudo ficará perfeito. Como se o convívio que temos com ela fosse uma miragem, uma ilusão.
Digamos que o outro mude e passe a agir conforme a sua vontade. Não tenha dúvidas de que depois você vai achar outra coisa que queira que ele mude. Isso não tem fim.
O que seria interessante você fazer para resolver essa vontade de mudar o outro é focar no presente e parar de esperar pelo que está no futuro.
Pare de dar atenção ao que o outro não tem e dê atenção ao que ele tem.
Aproveite as coisas como elas estão e pare de querer viver o que você espera pro futuro.
Ao fazer isso, seu cérebro automaticamente diminuirá o foco daquelas coisas que você queria mudar no outro e você tenderá a ficar mais satisfeito com o outro do jeito que ele é.
E aí, gostou do conteúdo?
Eu preciso da sua ajuda pra fazer esse conteúdo chegar a mais pessoas. Para me ajudar, é só compartilhá-lo nas suas redes sociais. E, para acompanhar mais conteúdos como este, se increva no meu canal no Youtube.