YOUTUBE está mudando as regras para vídeos com IA
O YouTube está mudando as regras para todos os criadores de conteúdo que criam vídeos utilizando Inteligência Artificial e poderá remover ou desmonetizar esses vídeos.
O YouTube está mudando as regras para todos os criadores de conteúdo que criam vídeos utilizando Inteligência Artificial e poderá remover ou desmonetizar esses vídeos.
O Youtube chama os vídeos criados com IA de vídeos sintéticos. Você pode ver um exemplo no início do vídeo acima.
– Será que o YouTube vai desmonetizar os vídeos que são criados com Inteligência Artificial? Ou, pior ainda: vai banir os canais que utilizam IA? Entenda!
O que diz o Youtube sobre vídeos com IA
O Google tem uma página em sua central de ajudas onde explica em detalhes como funciona a monetização do Youtube. Lá conseguimos encontrar o que podemos ou não fazer para ganharmos dinheiro através do Youtube.
Além dessa página, tem um blog onde o Youtube nos comunica sobre as novidades. Há uma postagem lá que fala o seguinte:
Trecho: “A IA … pode ajudar a gerar conteúdo com potencial de enganar os usuários, principalmente se eles não forem avisados de que o vídeo foi manipulado ou criado artificialmente”.
Seguinte: o Youtube já sacou que a IA estimula a criatividade dos criadores de conteúdo e isso é muito bom. Porém, existem pessoas má intencionadas que utilizam a IA para engajar os outros.
O Youtube começará a colocar etiqueta (rótulo) nos vídeos com IA
Para se proteger de pessoas mal intencionadas, o YouTube encontrou uma solução que é: começar a informar os usuários quando o vídeo tiver parte feita com IA, ou seja, quando parte do vídeo for artificial
Para temas mais leves, ele colocará apenas uma etiqueta na descrição. E, em temas mais delicados, um rótulo mais aparente na frente do vídeo.
Inicialmente, para o Youtube saber se tem ou não conteúdo sintético no vídeo, haverá uma opção na hora de fazer upload do vídeo, onde o criador do conteúdo conseguirá informar.
Futuramente, o próprio Youtube conseguirá identificar isso de maneira automática.
Não tenha dúvida de que, quando essas etiquetas começarem a aparecer, haverá pessoas que vão preferir não assistir. Com isso a visualização desse tipo de vídeo pode diminuir consideravelmente o que pode levar os criadores de conteúdo tentarem burlar (não informar que o vídeo tem parte artificial). Nesse caso se o Youtube identificar isso poderá penalizar removendo o vídeo, desmonetizando o vídeo ou até mesmo excluindo o canal.
Se você está achando esse conteúdo interessante, deixa seu like no vídeo acima para me ajudar a fazer esse conteúdo chegar a mais criadores de conteúdo que precisam saber dessas informações.
Isso já aconteceu com canais de cortes e reacts
Sabemos que isso vai acontecer, porque estão surgindo muitos vídeos feitos de maneira artificial, alguns inclusive completamente artificiais. E, quando há um aumento no volume de vídeos de um tipo específico, o Youtube vira sua atenção para esses vídeos. Foi o que aconteceu com os canais de podcasts e reacts por exemplo.
Quando os podcasts começaram a ficar populares, começaram a surgir muitos canais de cortes. Alguns, tinham mais visualizações do que o canal principal (com os vídeos completos).
Muitos desses canais de cortes não eram oficiais, ou seja, eram de pessoas que não tinham nada a ver com o podcast. Então, o Youtube criou algumas regras removendo a monetização de vários desses canais e até mesmo banindo alguns.
O mesmo acontece com vídeos de reacts.
O limite de utilização de IA nos vídeos
O fato é: o Youtube vai pegar um pouco mais no pé dos canais onde existem vídeos criados com IA.
Por enquanto eles estão implementando novas regras sobre esse assunto que entrarão em vigor através de atualizações na plataforma.
Eu estudo muito para criar os conteúdos aqui no canal e frequentemente estou no Youtube. Vira e mexe me pego assistindo um vídeo criado com IA.
Uns são parcialmente sintéticos (imagens reais e voz de IA) e outros são completamente sintéticos (imagens e voz criados por IA).
Pra mim, esses vídeos não deixam nada a desejar, o conteúdo é tão bom quanto os outros. Alguns são até melhores, pois conseguem ser mais criativos devido as imagens criadas de maneira artificial.
Só que tem um detalhe: quando eu gosto muito de um vídeo desses, eu sempre quero saber quem é a pessoa que criou (por trás). Quando não descubro meio que o canal perde um pouco a moral comigo. Não sei se isso é algo meu ou se você também é assim.
– Me diz nos comentários do vídeo acima: Você sente isso também, precisa saber quem fez o conteúdo ou tanto faz? Você gosta de assistir vídeos feitos por inteligências artificiais?
IA está sendo utilizada para criar fakenews
Semana passada eu vi uma notícia sobre política no WhatsApp onde o presidente aparecia falando um negócio aí meio polêmico. Como sou desconfiado, fui pesquisar e descobri que o vídeo era falso.
Obs: você pode ver um trecho de um vídeo fake do Morgan Freeman feito com IA no vídeo acima.
Já não está mais dando para identificar se os áudios e vídeos são reais ou sintéticos. E, isso é meio complicado porque a galera se aproveita da tecnologia para enganar os outros (fakenews).
Por isso, achei super válido o Youtube pegar um pouco mais no pé de canais que utilizam IA.
Não sabemos exatamente quão rígido ele será sobre isso. Mas, eu imagino que:
1. Se o Youtube for muito rigoroso e remover a monetização de muitos vídeos, isso não será interessante pra ele financeiramente. Querendo ou não, esses vídeos também geram receita para o Youtube. Então, se ele desmonetizar muitos, sua renda poderá cair.
2. Se o Youtube rotular muitos vídeos como “sintéticos”, os usuários terão a sensação de que o conteúdo do Youtube não é real.
Então, pensa bem: ou o Youtube vai pegar leve nos rótulos e nas penalizações. Ou, se ele pegar pesado vai diminuir a visibilidade desses vídeos.
A minha opinião é que: o Youtube pegará leve, pelo menos no início.
Não se preocupe se o seu conteúdo é autêntico
Aqueles que cria conteúdo utilizando IA, mas é um conteúdo é autêntico, sincero, verdadeiro, sem copias, sem enganação: não precisa se preocupar, mesmo que 100% do vídeo seja sintético.
O Youtube não é contra a IA. Ele é contra os criadores utilizarem IA para criarem conteúdo enganoso ou que vão contra seus termos.
Quem tem que se preocupar são os criadores que utilizam a IA para enganar as pessoas, gerar discórdia, compartilhar informação falsa ou roubar dinheiro dos outros.
Se você chegou até aqui é porquê provavelmente cria conteúdo para o Youtube. Te convido a se inscrever no meu canal. Tá pra sair uns conteúdos mito bons sobre o Youtube nas próximas semanas.
É isso, até o próximo vídeo. Fica com Deus.