Como ela faturou 40 milhões com o Youtube
Ela trabalhava como barista, começou a criar vídeos no Youtube e alguns anos depois estava faturando 40 milhões de reais (8 milhões de dólares).
Ela trabalhava como barista, começou a criar vídeos no Youtube e alguns anos depois estava faturando 40 milhões de reais (8 milhões de dólares).
Essa é Vanessa Lau que trabalhava na Loreau. O sonho dela era ser influenciadora. Em 2018 pediu as contas e começou a criar conteúdo no Youtube.
Só que, ela não conseguiu monetizar seu canal e teve que arrumar outro emprego para pagar as contas enquanto seu canal crescia aos poucos. Então, começou a trabalhar como barista.
Em 2022 seu canal estava com mais de 600 mil inscritos e ela estava faturando com o Youtube 8 milhões de dólares (40 milhões de reais) por ano.
Porém, quando ela estava no auge, algo aconteceu e o seu canal desabou. Em 2023 ela faturou quase 100x menos do que no ano anterior. E, em 2024 ela voltou a faturar mais. A história dela como Youtuber é cheia de altos de baixos.
Eu estudei a história dela para descobrir quais são suas fontes de renda e como ela faz para conseguir ganhar tanto dinheiro com o Youtube. Compartilharei tudo com você. E, no final desse conteúdo você verá quanto ela fatura por ordem de faturamento.
Se você quer saber como viver criando conteúdo no Youtube, então já pegue aí papel e caneta e fique até o final do conteúdo porque o meu objetivo aqui é te inspirar a prosperar como criador de conteúdo. Se você gosta de conteúdos assim, se inscreva no meu canal.
Como Vanessa Lau começou a ganhar dinheiro com o Youtube
No início do seu canal no Youtube, Vanessa Lau produzia vídeos sozinha. Quando não estava criando script, gravando e editando, estava estudando sobre mídias sociais, desenvolvimento pessoal, marketing, vendas e negócios digitais.
O conteúdo de seus vídeos nada mais era do que o que estava aprendendo.
Conforme os meses foram passando e ela foi postando novos vídeos, suas visualizações foram subindo e seu canal foi crescendo.
Fonte de renda 01: Anúncios no Youtube (Adsense)
1 ano depois ela já estava conseguindo ganha um dinheirinho com os anúncios em seus vídeos (Adsense).
Esta foi sua primeira fonte de renda como influenciadora. Não dava para pagar todos seus gastos. Então, ela seguia trabalhando como barista em paralelo.
O Adsense do Youtube é a fonte de renda que os youtubers mais almejam. Funciona assim: o Youtube coloca anúncios dentro dos vídeos e o criador ganha um dinheirinho toda vez que o anúncio aparece. Quanto mais os vídeos são assistidos, mais o criador ganha.
Se você pretende ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense), preste atenção nas principais dicas que encontrei no canal de Vanessa Lau:
Dica 01 para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense)
Não coloque anúncios muito próximos!
Os canais monetizados conseguem escolher quando os anúncios aparecem nos vídeos. Ao colocar anúncios muito próximos, as pessoas se irritam e saem.
Caso queira colocar vários anúncios em um único vídeo, produza vídeos mais longos para que os anúncios fiquem distantes um do outro.
Dica 02 para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense)
Troque as thumbs as vezes!
É interessante analisar qual thumb chama mais a atenção. Para isso você pode fazer testes AB.
Vanessa Lau usa a própria ferramenta do Youtube para fazer esses testes, porém aqui no Brasil não temos essa opção no nosso painel por enquanto, então tempos que testar manualmente trocando as thumbs e ver qual tem mais cliques.
Dica 03 para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense)
Incentive o expectador a assistir mais vídeos!
Quando for criar o script do seu vídeo, pense em maneiras de indicar seus próprios vídeos através de cards, tela final e na descrição.
Indicar os próprios vídeos é extremamente simples e eficiente para manter as pessoas no canal, tanto é que eu já dei essa dica antes aqui no canal em um vídeo que eu fiz sobre a Ruri Ohama, a Youtuber que conseguiu conquistar 100 mil inscritos em menos de 3 meses.
Dica 04 para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense)
Produza vídeos longos!
Os Shorts são excelentes em atrair pessoas para o canal. Só que, são os vídeos longos que geram mais receita, porquê cabem mais anúncios.
Se você produz Shorts, OK. Eles são excelentes em atrair pessoas para o seu canal. Porém, tome cuidado pois os Shorts podem destruir seu canal!
Dica 05 para ganhar dinheiro com anúncios no Youtube (Adsense)
Crie vídeos buscáveis!
Vídeos ou Shorts buscáveis são aqueles que tem o título semelhante a maneira como as pessoas digitam na busca do Youtube. Eles são mais fáceis de serem encontrados, o que aumenta a probabilidade de continuarem tendo visualizações a longo prazo.
Veja como exemplo esse meu vídeo aqui do Zeus. Teve uma galera que veio pelas buscas.
Você pode usar o Google Trends para encontrar os termos mais buscados pelos usuários no Youtube.
Fonte de renda 02: Mentoria online
Continuando aqui a história de Vanessa Lau. As vezes seus inscritos entravam em contato com ela para conversar sobre mídias digitais (que é o assunto principal de seus vídeos). E, ela conversava sem compromisso.
Isso é uma coisa que ela gosta muito de fazer. Inclusive eu também gosto, se você quiser trocar ideia comigo só me chamar. Aproveita que ainda é de graça.
Com seu canal crescendo aos poucos, o número de pessoas que queria conversar com ela aumentou, tomando mais do seu tempo. Então, para conseguir selecionar quem ela iria conversar e ainda ganhar um dinheiro, ela criou um novo serviço: mentoria online.
Nesse momento ela já estava conseguindo pagar suas contas. Parou de trabalhar como barista e passou a ter foco 100% em crescer como influenciadora.
As mentorias que ela dava, a permitiu entender melhor sobre as necessidades da sua audiência. Isso foi extremamente importante para o crescimento do seu canal, pois a ajudou a melhorar o conteúdo de seus vídeos. Como consequência, alguns vídeos começaram a viralizar e seu canal explodiu.
Nesse momento ela ainda estava fazendo tudo sozinha: estudando, criando scripts, gravando, editando e prestando mentoria. Todas essas atividades consumiam absolutamente todo seu tempo. Então, começou a contratar pessoas para a ajudar.
Fonte de renda 03: Curso online de baixo ticket
Para continuar crescendo, ela não poderia mais gastar tanto tempo prestando mentoria, então pensou em uma maneira de automatizar seu atendimento: gravou aulas ensinando exatamente o que ela ensinava na mentoria e disponibilizou essas aulas em seu site.
Muitas pessoas que iriam comprar sua mentoria, acabaram comprando essas aulas, pois tinham um preço mais acessível.
Deu super certo. Muitos, ao invés de comprar a mentoria, compraram suas aulas que podemos dizer que eram cursos baratinhos, como por exemplo:
– Como criar scripts para ter sucesso por 27,00 dólares.
– Como planejar a criação de conteúdo por 47,00 dólares.
– 100 ideias de conteúdo para qualquer nicho por 97,00 dólares.
Esses cursos são tão simples que é difícil crer que venderam muito né? Afinal de contas dá pra aprender essas coisas assistindo vídeos gratuitos no Youtube. No entanto, o que acontece é que aqui na internet tem muito conteúdo sem qualidade e quando encontramos alguém em quem confiamos preferimos pagar para ter acesso ao conteúdo dele do que arriscar aprender com outra pessoa que não conhecemos.
– Entende?
Se até o momento eu consegui te entregar alguma informação de valor, deixa seu like no vídeo para me apoiar.
Fonte de renda 04: Curso online de alto ticket
Continuando a história dela. Não demorou muito e ela produziu um curso maior, melhor elaborado e é claro: a um preço mais alto.
No primeiro mês de venda de seu curso ela faturou 200 mil dólares (1 milhão de reais).
Para faturar essa grana, ela fez um lançamento digital. Posso te explicar com mais detalhes como funciona um lançamento digital em um próximo vídeo se você quiser. Mas, de maneira bem resumida: ela criou uma campanha publicitária convidando as pessoas a assistirem algumas de suas aulas gratuitamente. Aquelas que gostavam e queriam continuar assistindo compravam o curso.
Como você pode ver, para ela chegar até aqui ela teve que passar por muita coisa. Foram vários anos criando vídeo e conversando com sua audiência. Provavelmente se ela tivesse criado seu curso mais caro no início do canal, não teria dado tão certo.
Esse lançamento foi o momento de virada da vida dela, pois ela foi para outro nível, o nível dos 6 dígitos (pra nós brasileiros 7 dígitos).
Para você que pretende vender curso, aí vai as principais dicas de Vanessa Lau:
Dica 01 para ganhar dinheiro com curso online
Converse com seu público!
Antes de criar seu curso, barato ou caro, converse com as pessoas que assistem seus vídeos, pois vão te ajudar a criar um curso melhor, que venderá mais e te dará menos dor de cabeça.
Dica 02 para ganhar dinheiro com curso online
Tenha cursos baratinhos!
Curso baratinho, solução de baixo ticket, infoproduto de entrada. Chame como quiser. O que importa é ter opções para sua audiência comprar à um preço acessível, pois são mais fáceis de vender.
Quando a pessoa compra e gosta, aumenta muito as chances de comprar um outro curso seu mais caro depois. Sem contar que, se você oferecer um curso baratinho seu no meio de um vídeo e esse vídeo viralizar, você pode ficar rico rapidamente.
Fonte de renda 05: link de afiliado
Vanessa Lau começou a vender curso dos outros, além de vender seus próprios cursos.
Alguns chamam esse serviço de: links de afiliados. Porque ela se afilia a outro criador e revende o curso dele através de links. Daí quando alguém compra, ela ganha comissão.
A maneira como ela vende esse serviço, é igual como vende seus próprios cursos baratinhos, divulgando em seus vídeos do Youtube e no Instagram.
Dica 01 para ganhar dinheiro com link de afiliado
Planeje como indicar o link em seu conteúdo!
Pense como você irá recomendar o curso do seu parceiro para não parecer que você apenas está querendo vender, senão as pessoas vão pensar que você está querendo ganhar dinheiro nas costas delas e não vão comprar.
Dica 02 para ganhar dinheiro com link de afiliado
Indique soluções do mesmo nicho!
O segredo de vender muito aqui é oferecer soluções que tenham relação direta com o seu conteúdo.
Por exemplo: aqui nesse vídeo eu estou falando sobre como uma Youtuber ganha dinheiro. Então, faria sentido eu te indicar o link de um curso que te ensina a fazer exatamente isso. Se eu indicar o link de um curso ensinando a fazer maquiagem, não faria sentido.
Isso parece ser óbvio, mas se você reparar por aí, verás que a maioria dos Youtuber indicam soluções nada a ver com o conteúdo deles.
Eu não estou tentando te vender absolutamente nada nesse vídeo. Pelo contrário, meu objetivo é entregar a você o melhor conteúdo que eu posso. Então, se você está gostando do conteúdo, certifique-se de ter dado like no vídeo acima e ter se inscrito no meu canal. Deu um trabalhão pra criar o script desse vídeo.
Fonte de renda 06: Programa de Coaching
Além de estar ganhando dinheiro com anúncios, mentoria, cursos pequenininhos e curso grandão, Vanessa Lau ainda não estava satisfeita.
Em 2020, a mentoria que ela prestava sozinha de forma individual evoluiu: começou ser em grupo e a equipe dela participava. Digamos que ficou ainda mais profissional. Até o nome mudou de “Mentoria” para “Programa de Coaching”. E, é claro que o preço subiu.
Foi através do “programa de Coaching” que ela conseguiu faturar o seu primeiro milhão de dólares.
Apesar de ser o serviço que mais dava dinheiro, também era o que mais exigia esforço dela.
Vanessa Lau faturou 40 milhões
Em 2022, somando todas suas fontes de renda, Vanessa Lau faturou 8 milhões de dólares (40 milhões de reais).
Se você reparar, foram apenas 5 anos de dedicação para ela sair do absoluto zero, onde ela era barista e se tornar milionária.
Ela é a prova viva de que dá pra ganhar muito dinheiro no Youtube e em pouco tempo, mesmo começando do absoluto zero.
Vanessa Lau abandonou tudo!
Só que, como nem tudo são flores: Vanessa Lau não aguentou a pressão e abandonou tudo, sumindo das redes sociais e ficando sem postar no Youtube por 1 ano.
Eu fiz um conteúdo contando o que ela fez e quanto ela faturou nesse período sem postar absolutamente nenhum conteúdo. Acredito que você irá se surpreende em saber o tanto que ela faturou.
No início de 2024 ela voltou a produzir conteúdo, só que decidida a não se estressar tanto como antes, pois ela chegou à conclusão de que não valia mais a pena se matar de tanto trabalhar e não ter tempo. É melhor ganhar o suficiente e ter tempo para viver a vida.
Qual fonte de renda dá mais dinheiro?
Te disse no início do vídeo que te diria quanto ela fatura em ordem de faturamento né. Então, foi difícil conseguir criar essa listinha aqui porque precisei assistir “uns par” de vídeos dela, mas eu consegui. Então lá vai:
6º: Adsense
Apesar de o canal dela ter milhões de visualizações todos os meses, os anúncios do Youtube é a fonte de renda que menos entra dinheiro pra ela, acredite ou não.
5º: links de afiliados
Ela fatura vendendo curso dos outros mais ou menos o dobro que fatura com anúncios em seus vídeos.
3º e 4º: curso de alto ticket e cursos de baixo ticket
Os cursos de baixo ticket, apesar de baratinhos, ela vende para milhares de pessoas todos os meses (lembrando que ela tem mais de 700 mil inscritos em seu canal hoje).
Ela fatura vendendo seus próprios cursos baratinhos mais ou menos o dobro que fatura com links de afiliados.
Para você ter uma noção mais precisa dos valores, vou te passar um exemplo real de quanto ela faturou durante um período. A cada 120 mil dólares, aproximadamente: 18 mil vem do Adsense, 37 mil dos links de afiliados e 65 dos cursos baratinhos.
2º: mentoria
Como ela prestava mentoria de forma individual e sozinha, então cobrava bem menos que o “Programa de Coaching”, que é o a fonte de renda número 1 dela.
1º: Programa e Coaching
Disparado essa é a fonte de renda que mais dá retorno pra ela.
Hoje, ela não oferece mais o “Progama de Coaching” pois esse serviço era oferecido com a equipe e ela tinha e desfez em 2023 (quando ficou 1 ano sem postar). Além do mais, é o serviço mais estressante e ela prefere não mais se estressar tanto.
Quando ela oferecia, cobrava de 15 a 25 mil dólares por pessoa (ou empresa). Esse valor é mensal. Como ela tinha dezenas de clientes, então por baixo ela faturava 300 mil dólares por mês.
Certamente se você chegou até aqui é porque realmente quer ganhar dinheiro como criador de conteúdo. Nesse caso, recomendo que você veja os 10 melhores conselhos do Mr Beast, que é o maior youtuber do mundo. Certamente seus conselhos vão te ajudar a fazer seu canal crescer.
Até o próximo conteúdo.