Como ser mais produtivo? 7 Dicas matadoras!

Como ser mais produtivo 7 Dicas matadoras

Vamos falar sobre foco e organização. Esse é o ponto que eu acho mais importante para ser produtivo.

[o vídeo deste conteúdo foi excluído]

1. Tenha foco e seja organizado para vencer a procrastinação

A pessoa que não tem foco, nem organização, tenta fazer qualquer coisa e não dá muito certo. Tende a procrastinar de mais. Vira e mexe quando está focada fazendo algo importante, se lembra que tem que fazer outra coisa (menos importante).

Sem perceber, fica picando as atividades do dia e isso acaba sendo nada produtivo. Chamamos isso de procrastinação. Deixar de fazer algo importante para fazer algo menos importante.

2. Anote suas ideias

É eu sentar no computador que já começa a pipocar um monte de ideia na minha mente: e-mail que tenho que responder, mensagem no WhatsApp que deixei para responder depois, obrigações relacionadas a minha família, entre outras coisas.

Quem trabalha em casa então, piorou. A pessoa olha para a própria cama já tem vontade de deitar, mexe na geladeira frequentemente, atende a campainha, etc.

É um monte de coisa que acontece ao longo do dia que nos atrapalha de focar em nossas obrigações.

Quando você estiver fazendo alguma atividade que julga ser importante e começar a surgir um monte de ideias em sua mente, anote!

Deixe do seu lado um bloquinho de notas, caderno ou faz como eu faço: mande um e-mail para você mesmo.

Eu mando e-mail para mim mesmo porque tenho acesso pelo celular e computador.

Às vezes estou na frente do celular e me lembro que tenho que responder um cliente. Ao invés de responder, mando e-mail para mim escrito “responder o cliente tal”. Lembro de um boleto que tenho que pagar hoje, mando um e-mail escrito “pagar boleto ainda hoje”.

Funciona muito bem para mim.

3. Faça uma lista de obrigações

Faça uma lista das coisas que você tem que fazer ao longo do dia. Aí você já começará seus dias sabendo o que tem que ser feito.

É interessante fazer essa lista no dia anterior. E, se quiser ir além, seria melhor ainda colocar horários para suas atividades.

Algumas atividades não são possíveis de mudar o horário. Mas, depende da prioridade que você define a elas. Ir para a academia, entrar para trabalhar, preparar o almoço, brincar com as crianças, deitar para dormir.

4. Faça uma coisa por vez

Me lembro que antes lá na minha empresa, eu fazia um monte de coisa ao mesmo tempo e achava que isso era super produtivo.

– Você sabe como é o início de uma empresa né?

Quando comecei meu próprio negócio, fazia um monte de coisa. Atendia os clientes, a minha equipe, trabalhava no desenvolvimento do projeto, cuidava da contabilidade, pagava as contas, participava de reuniões e planejava um monte de coisa. E, infelizmente fazia tudo isso ao mesmo tempo.

No final do dia, me sentia super produtivo por ter feito um monte de coisa. Mas, no final do mês me dava conta que o projeto principal (produto/serviço), não tinha sido desenvolvido o suficiente.

Quando sentava para me concentrar no projeto, sempre aparecia algo para desviar a minha atenção, então tentava fazer ao mesmo tempo.

Uma dica que eu te dou em relação a isso é faça uma coisa de cada vez.

Às vezes, parece que fazer uma coisa de cada vez vai impedir a produtividade. Mas, não.

A pessoa que faz uma coisa de cada vez consegue terminar mais rápido e melhor. Sem contar que fica mais tranquila para a próxima, porque não precisa mais se preocupar com a anterior.

Reserve um dia da semana só para fazer ligações aos clientes. Outro, para sair da empresa e fazer visitas externas. Outro, para fazer reuniões com a equipe. Outro, para fazer reuniões com clientes. Cada dia da semana, você pode sair de casa ciente que fará só aquilo o dia todo.

Te garanto que quando fizer isso, tua produtividade vai aumentar muito. Você não precisará ficar parando e levando tempo para se concentrar novamente na atividade.

5. Durma bem

Eu preciso dormir 7h por dia, para conseguir ser produtivo. Se pudesse, seria melhor ainda, perfeito para mim, dormir 8h. Talvez você pense:

– Poxa Eric, que luxo dormir 8h hem. Queria poder dormir tudo isso.

Não é assim que eu penso. Quando eu durmo menos, o meu dia é menos produtivo, a minha mente parece não funcionar 100% e dependo muito da minha mente. Preciso dormir e considero isso como sendo organização.

Vamos supor que o meu dia foi corrido. Aconteceram algumas atividades que me atrasaram. Aí tive que dormir mais tarde. No outro dia, já me programo para acordar mais tarde para conseguir dormir minhas 7h, mesmo que tenha que começar as atividades mais tarde. Para mim funciona melhor assim.

Se você é uma pessoa que vive o dia inteiro com sono e cansado. Te recomendo faça o teste. Durma o tanto que você precisa dormir.

6. Identifique seus melhores horários

Outra coisa que percebi é que eu funciono melhor à noite. Tenho mais facilidade para fazer coisas difíceis no final do dia. Penso melhor. Então, aproveito isso para deixar as coisas que exigem mais da minha mente para o final do dia.

– Isso parece estranho né?

Geralmente as pessoas deixam as atividades mais importantes para a parte da manhã. Mas, comigo, identifiquei que é diferente. Na parte da manhã, faço coisas mais lights e com calma.

Identifique qual é o horário que você funciona melhor e não perca este horário. Dê atenção a ele e coloque as atividades mais importantes para fazer neste horário.

7. Crie soluções antecipadamente

Tenho um conjunto de atividades que se repetem toda semana. Toda semana crio um vídeo novo e publico no YouTube. O separo partes menores e publico no Instagram, Facebook e Linkedin. A partir destes vídeos, crio conteúdos em texto e publico no meu blog.

Todos os meus vídeos. Eu os programo para ser publicados com no mínimo duas semanas de antecedência. Ou seja, eles ficam prontos duas semanas antes, no mínimo.

As vezes eu brinco com a Regi e digo: se eu morrer hoje, você ainda me verá na internet por pelo menos 2 semanas.

– Mas, por que que faço isso? Faço antes as coisas?

Porque se acontecer algum imprevisto que me impeça de fazer minhas atividades da semana, fico na mão. Então, para não ficar na mão, adianto o desenvolvimento das minhas atividades, evitando dor de cabeça.

Posso acordar com gripe, indisposto. Pode acontecer algum problema no meu computador. Pode ser que tenha que viajar, tirar férias, etc.

Então, já pensando no que pode acontecer, no futuro. Me organizo antecipadamente. Recomendo que você faça o mesmo.

– O que que você faz aí, que pode ser que lá na frente aconteça algum porém e te atrapalhe?

Se você puder já encontrar maneiras de resolver. Já deixar no jeito. Ajudaria muito à não atrapalhar sua produtividade no futuro.

Posts Similares